Retrospectiva 2018

Reveja as principais matérias e notícias que foram destaques em nosso site, este ano, em nossa Retrospectiva 2018!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Introdução

Este ano de 2018 foi um ano de grandes feitos, grandes problemas, grandes matérias, tudo bem grande. Hipérboles á parte, estas foram as notícias de maior destaque deste ano, lembrando que, o site surgiu em meados de Março e portanto algumas matérias não haviam sido publicadas.

Sem muitas delongas, as principais matérias e notícias que publicamos neste ano!

Março

Em nosso calendário retrospectivo o mês de Março marcou várias coisas, a primeira foi o nascimento deste site!
Agradeço a todos pelo carinho, as visitas e o apoio, que me motivam a continuar. <3

O destaque inicial foi para a publicação preliminar sobre a Urna Eletrônica que +9000 pessoas viram e bateu um dos recordes do site. Nela eu falei sobre detalhes técnicos do hardware e do software da mesma. Quando nos aproximamos do pleito, melhorei a matéria e republiquei ela, quando ela teve o devido engajamento.

Outra matéria especialmente curiosa foi sobre a comparação dos principais terminais de comandos do Linux e do Windows, o BASH versus o PowerShell em quesito melhorias, recursos e o que cada um se destaca.

Abril

O mês de Abril trouxemos uma publicação completa pra quem precisa executar um servidor LAMP caseiro, enquanto nós, em parceria com o Grupo Bonobo, lançamos os games NFS Most Wanted (o antigo) e o Carbon pra Linux em nossa loja oficial!

Além disso, fizemos uma matéria para quem não conhecia o Linux ainda: Bem Vindo ao Linux, onde, sem detalhes técnicos, eu trago o lado humano do pinguim e as dificuldades que os novatos poderiam vir a enfrentar.

Foi naquele mês que eu trouxe a matéria UNIX A Origem dos Sistemas, que detalha e explica com imagens de forma didática a origem do UNIX® e sua influência para com o mundo BSD e Linux atuais.

Pra completar, naquele mês o Linux havia afundado o Titanic e tivemos o lançamento do Ubuntu 18.04 LTS.

Maio

Em Maio trouxemos uma dica valiosa para particionar e instalar o Ubuntu 18.04 LTS, enquanto o Linux havia dominado todos os melhores 500 supercomputadores mundiais.

O Fedora 28 foi lançado, criamos a comparação entre Windows Server 2016 e Linux Server com os prós e contras de cada sistema e apresentamos o BSD: O sistema do capeta!

Naquele mês o Atari VCS entrou em pré venda, trouxemos a questão do quão rápido o BSD seria ante o Linux, e, desmistificando uma série de confusões entre os usuários, desenvolvedores e alunos, criei o artigo O Kernel Linux e o Sistema Operacional GNU, separando o que é Linux e o que é GNU.

No aspecto segurança, trouxemos o artigo Malwares Nos Sistemas Baseados em UNIX, assim como tivemos a presença de um malware na Snap Store do Ubuntu.

O mês de Maio, cheio como foi, não poderia deixar de citar quando ensinei como Instalar Linux em seu PlayStation 2, como instalar Linux no seu PlayStation 3 e como fazer o maldito módulo Warsaw funcionar no Linux, para acessar sites de bancos da Caixa, Banco do Brasil e Itau.

Junho

Em junho tivemos a publicação de automatização, com PyAutoGUI, que permite programar movimentos do mouse, teclado e fazer até um jogo ser jogado automaticamente.

Ensinamos como habilitar o DirectX no VirtualBox, os EUA inauguraram o Supercomputador Summitque claro, roda sob Linux – e foi quando criei minha pequena série de tutoriais sobre como configurar o Wine, este e este!

Naquele mês, o Centro de Pesquisas Investigativas UNIX Universe trouxe á tona a questão do kernel Ubuntu ter deixado de receber assinaturas, que claro, posteriormente recebemos a resposta da UKT sobre o assunto.

Julho

O SUSE foi vendido por 2.5Bilhoes, comparamos o kernel Linux vs kernel macOS, trouxemos uma solução para o problema da tela Initramfs e abordamos a execução do GTA V no Linux e do GTA San Andreas que também roda no Linux e está disponível na loja do Grupo Bonobo.

Agosto

Trouxemos em Agosto 40 dicas de segurança para você aplicar em sua empresa, sistema de trabalho ou mesmo computador pessoal! Também mostramos que nem sempre o usuário root tem super poderes, enquanto falamos das diretivas de segurança SELinux e APPArmor!

Trouxemos o micro sistema Minix dentro dos processadores Intel, ensinei como configurar o QEMU + KVM pra executar games em máquinas virtuais, além do lançamento do kernel Linux 4.18 ter acontecido naquele mês.

O Debian fez aniversário e a Valve trouxe o Próton, fazendo um marco definitivo no lançamento de uma melhor compatibilidade de games do Windows no Linux.

Abordamos sobre as diferenças de um kernel Monolítico, Híbrido e MicroKernel e ousadamente ensinamos como configurar um PC Linux Gamer!

Setembro

Em Setembro abordamos como configurar Linux em um MacBook, abordamos as eleições do compartilhamento SAMBA e falamos do por quê os nerds usam Linux?

Malwares foram detectados na Mac App Store, abordamos sobre os kerneis Generic, Low Latency e Real Time; e esclarecemos o fato de que o Linux não é comunista!

Perto do final do mês o código de conduta do kernel Linux pegou todo mundo de surpresa, abordamos a hipotética morte do BSD e que o Linux está presente em 50% dos servidores Microsoft Azure!

Outubro

No mês de outubro trouxemos a presença do BSD e sua importância na tecnologia atual, uma história resumida da origem de nosso site e da página homônima do facebook, a Microsoft entrou para a OIN para proteger o Linux e a Transatomic liberou o projeto de seu reator nuclear opensource.

O final do mês foi marcado pela IBM comprar a RedHat num acordo bilionário!

Novembro

Em novembro, mostramos 10 coisas para fazer após instalar o Ubuntu MATE, a Microsoft anunciou seu primeiro sistema Linux oficial pago, trouxemos a informação de que o PS Vita e o PS3 rodam sob o BSD, mais precisamente o NetBSD e o novo Raspberry Pi 3 A+ foi anunciado!

Abordamos que a entropia poderia afetar negativamente os sistemas Ubuntu, ensinamos como modificar definitivamente o governador de CPU do Linux e várias vulnerabilidades foram detectadas no sistema de compartilhamento NFS do BSD.

Dezembro

O ano chega ao fim com a triste matéria a respeito do Xubuntu deixar de suportar a arquitetura i386, descobrimos que o Project Stream, da Google, executa sob Linux com a API Vulkan e a Necuno fechou uma parceria com o KDE para termos, quem sabe no futuro, um smartphone 100% opensource sob KDE!

Ensinamos também neste mês como dar um belo banho com água e sabão em seu computador, enquanto surgiu a treta: A Adobe só não solta a suíte Premiere para Linux por falta de demanda – Sem oferta não há demanda, mas a gente finge que ta tudo certo.

Também neste mês trouxemos a informação de que a Epic Games utiliza servidores Linux para manter Fortnite… mesmo que eles não disponibilizem um cliente nativo para Linux – Lógica para que, né?

Até o fechamento desta publicação, temos o lançamento do Wine 4.0-rc2 que focou em trazer correções de todos os bugs e pendencias e iniciar uma “nova era” de games de Wine no Linux; assim como tivemos melhorias no dxvk que chegou á versão 0.94!

Conclusão

Foi um longo ano de altos e baixos para a informática como conhecemos. Novamente não foi o ano do Linux para os desktops, apesar dele continuar presente em todos os 500 melhores dentre os melhores supercomputadores no mundo. Também fechamos o ano sem grandes informações sobre o sistema Fuchsia que a Google pretende lançar para subtituir o Android; e também estamos distantes do lançamento do kernel Linux 5.0, tendo apenas o 4.20 sido lançado recentemente.

O Wine segue em desenvolvimento enquanto os desenvolvedores prometem grandes mudanças para o lançamento do Wine 4.0 em 2019, enquanto que a Valve continua a investir pesado no Proton para melhorar a compatibilidade de jogos do Windows no Linux através de sua SteamPlay.

Esperamos que o Linux – e outros sistemas UNIX – cresçam em marketshare no vindouro ano de 2019 e que tenhamos muitas melhorias para o sistema no quesito desktop – e por que não, quem sabe 2019 não é o ano do Linux nos desktops?

Pessoalmente agradeço aos leitores pelos views, pelo apoio, carinho e fidelidade neste ano de 2018.
Desejo a todos vocês boas festas, paz e um próspero ano novo!

Jose Humberto Ferreira Junior
a.k.a. UrbanCompassPony
a.k.a. Nathan Drake

Deixe um comentário