Necuno é o novo smartphone opensource!

A Necuno Solutions, com sede na Finlândia , anunciou que está colaborando com o KDE para levar o Plasma Mobile para o Necuno Mobile, seu novo smartphone opensource.


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Introdução

A Necuno afirma que seu principal projeto, o Necuno Mobile, é “uma plataforma de hardware verdadeiramente de código aberto”.

“A privacidade e a segurança de nossos usuários são o foco principal da Necuno Solutions, e estamos trabalhando com comunidades de Software Livre para garantir que o hardware seja uma plataforma acolhedora para sistemas operacionais gratuitos e de código aberto no ecossistema móvel.”

A Necuno escolheu o KDE Plasma para o sistema operacional por causa de “seus valores compartilhados em relação a código-fonte aberto, privacidade e segurança”.

“O KDE chegou muito longe no ecossistema móvel, aproveitando o poder da comunidade. Nós sentimos que o KDE está em uma boa posição para desafiar o duopólio no futuro. Esta será uma nova abordagem inovadora para combinar hardware verdadeiramente de código aberto com um sistema operacional verdadeiramente de código aberto”

Especificações

Aqui estão as especificações propostas para o smartphone Linux de Necuno:

  • Chip: ARM® Cortex®-A9 NXP i.MX6 Quad
  • GPU: Etnaviv (GPU Vivante com drivers de código aberto)
  • Display: Tela sensível ao toque de 5,5 polegadas
  • Corpo: Alumínio
  • Botões: Potência, Volume +/-, 1 Botão programável
  • Conectores: 3,5 mm de áudio, Micro-USB, Microfone embutido e alto-falante
  • Conectividade: WiFi (via SDIO), Ethernet, Serial (interna) e a possibilidade de celular (LTE) e outras conectividades IP sem fio
  • Kernel: Linux 4.14 LTS

Como você pode ver nas fotos, o dispositivo é bem básico. Não espere um dispositivo com telas curvilíneas e scanner de impressão digital.

Necuno tomou algumas decisões difíceis

A Necuno optou pelo antigo processador i.MX6 “devido à sua capacidade de ser um software livre e aberto, sem quaisquer binários, folhas de dados técnicos públicos e a possibilidade de usar o acelerador de GPU acelerado do software gratuito Etnaviv ”.

Você não deve esperar muito de Necuno neste momento. Na verdade, o primeiro dispositivo não terá sequer uma conexão celular.

“Por razões óbvias de segurança, nossos primeiros dispositivos não terão um módulo celular incluído. Mas sabemos o quanto isso pode ser importante para você, por isso estamos em discussões ativas com os parceiros de operadoras para habilitar a conectividade de IP sem fio (LTE) e outras conexões celulares. Na nossa opinião, “ser móvel” não é a mesma coisa sem telefone celular com chip… ”

Necuno também está fazendo este dispositivo na própria Finlândia, em vez da escolha usual de escolher a China. Acreditamos que isso limitará sua capacidade de produção e apenas um pequeno número de dispositivos estará disponível, pelo menos na primeira versão.

#UrbanCompassPony

Fonte:
ItsFoss

Deixe um comentário