O console Atari VCS, lançado com sistema Linux, está iniciando as pré-vendas, que serão realizadas oficialmente em 30 de maio, e será vendido somente no verão brasileiro do ano de 2019.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
As pré-vendas serão feitas exclusivamente através de sua página IndieGoGo aqui, ou no site oficial aqui, sendo que a unidade com frente de madeira é uma edição de colecionador que será lançado sob tempo limitado.
História
A Atari mostrou ao mundo, durante a Game Developers Conference deste ano, seu novíssimo Atari VCS, ou “Video Computer System”, o console carregado com nostalgia e jogos retrôs da marca. Junto do aparelho, foram mostrados também os dois controles que o acompanham: um no estilo mais retrô e outro mais moderno.
Antes conhecido como “Ataribox”, a plataforma vai trazer uma série de jogos clássicos, mas a Atari promete também que o VCS vai ser “um aparelho conectado completamente novo para as salas de estar de hoje em dia”.
A empresa afirma que a intenção com o console é mudar a forma como você interage com sua TV, assim como o Atari 2600 Video Computer System fez há mais de 40 anos.
O Console
No hardware, eles fizeram uma parceria com a AMD para trazer um “processador personalizado com a tecnologia Radeon Graphics”. Eles também afirmam que suportará conteúdo em resolução 4K, HDR e 60FPS.
Além disso, ele terá armazenamento expansível, Wi-Fi embutido, suporte a Bluetooth 5.0 e 4 portas USB 3.0.
Na parte de software, a máquina executa uma versão personalizada do Linux com uma interface de fácil utilização. Ele também permitirá reprodução de mídias, aplicativos e muito mais, tal qual outros consoles da atual geração.
Em nota, este é um dos motivos da empresa em escolher o Linux: a liberdade que o sistema propicia:
A maioria das smarts TV tem sistemas fechados e lojas de conteúdo. O Linux nos deixa mais livres, permitindo que o usuário personalize o sistema e acesse aos jogos comprados de outras plataformas de conteúdo (neste caso se os mesmos forem compatíveis com o sistema e o hardware).
O design do Atari VCS tem fortes influências do saudoso Atari 2600. Uma tampa ondulada e levemente alta na parte traseira lembrando o desenho do antigo console, bom como o painel frontal com acabamento em madeira.
Uma lista de “títulos atuais” também estará disponível mas este detalhe curioso a Atari preferiu revelar futuramente. A máquina também permitirá que você instale jogos de outros serviços (Steam, Flathub, Itch.io, etc). Embora não haja detalhes mais específicos sobre o hardware, sabemos que ela será vendida com diferentes configurações de memória. Essa metodologia de distribuição de jogos e multiplas opções de hardware pode torná-lo um atrativo interessante ante as SteamMachines da Valve e quem sabe aquecer o mercado nesse ramo.
De um ponto de vista nosso, por ser baseado na arquitetura amd64, deve ser simples para usuários mais exigentes modificá-lo para executar uma outra distribuição Linux.
#UrbanCompassPony
Fontes:
GamingOnLinux
LinuxUAI
Voxel
O desenvolvimento deste site, a manutenção do Servidor de Arquivos Cloud da UNIX Universe (aqui), o desenvolvimento do sistema PigmeOS em parceria com Grupo Bonobo (aqui) e a manutenção da nossa loja de games (aqui) são dispendiosos para quem se dedica a ajudar os usuários deste fantástico universo baseado em UNIX®.
Me comprometo a mensalmente divulgar os usuários que mais nos apoiarem, assim como mostrar um relatório fiscal publicado aqui no site, de para com o quê a verba foi destinada. No momento o maior plano é agariar fundos para adquirir novas licenças e trazer mais games para a nossa loja, assim como continuar o trabalho de trazer mais games para o Linux, sejam eles nativos caso a source esteja disponível, seja para o WINE, desde que mantendo a qualidade de sempre.
Toda e qualquer ajuda será bem vinda!
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Ansioso :3 ao menos pra ver o preço rsrs