Project Stream executa sob Linux e Vulkan

A plataforma do Google, que promete trazer streaming de games diretamente para o navegador Chrome, executa os games sob servidores Linux e utiliza a API Vulkan como base!


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Introdução

O Google anunciou no dia primeiro de Outubro deste ano o Project Stream, um serviço da companhia que pretende levar grandes lançamentos de games para dentro do navegador Chrome. Lançado em fase de testes, o primeiro jogo com suporte ao novo serviço será Assassin’s Creed Odyssey, que já foi lançado naquele mês.

Em uma publicação no seu blog oficial, a companhia lembra como o streaming de música e vídeo mudou completamente a forma como consumimos esses produtos, facilitando o acesso instantâneo a bibliotecas com milhares de itens. Mas, de acordo com o Google, o próximo grande avanço nessa área será ainda mais complicado que o streaming de filmes e séries.

“A ideia de fazer streaming de um conteúdo tão graficamente rico e que requer uma interação quase instantânea entre o controle do jogo e os gráficos na tela apresenta uma série de desafios. Quando fazem streaming de séries e filmes, os consumidores não se incomodam com alguns segundos de carregamento no início, mas o streaming de games de alta qualidade exige uma latência medida em milissegundos sem nenhum tipo de degradação gráfica”, diz o texto.

O Google ainda publicou um vídeo mostrando Assassin’s Creed Odyssey rodando em resolução 1080p e 60 quadros por segundo via Project Stream no Chrome. A empresa está aceitando inscrições para pessoas interessadas em testar o serviço nesta página, mas elas são apenas para quem mora nos Estados Unidos, tem mais de 17 anos e preferencialmente acesso a uma rede de 25 Mbps ou mais rápida.

A seguir o vídeo da demonstração:

Ao que tudo indica, esse é o primeiro passo de uma iniciativa do Google para competir com Sony, Microsoft e Nintendo no mercado de consoles. Em junho, uma reportagem do Kotaku conversou com diversas fontes que confirmaram o interesse da companhia em entrar na indústria de videogames com uma espécie de “Netflix para jogos”.

Linux e Vulkan

O projeto nasceu com o codinome Project Yeti lá no comecinho de 2018. Nas palavras da equipe do Eurogamer, que teve maior contato com a plataforma – somente o trecho mais relevante:

Nosso entendimento é que o Yeti é uma plataforma sob medida, construída no Linux e usando o Vulkan como a API gráfica. Também nos é dito pelas fontes, que haverá uma profunda integração com o YouTube, não apenas em termos de infraestrutura, mas também em ser capaz de deixar assistir a um vídeo em um jogo. Se essas ideias inovadoras irão chegar ao produto final, ainda é preciso ver, mas basta dizer que o Yeti pode muito bem ser um grande concorrente da próxima geração [de consoles], especialmente com esse tipo de apoio.

Independente de qual sua opinião quanto ao serviço de streaming de games, o simples fato de termos games de peso sendo executados por streaming utilizando servidores gráficos com base Linux e utilizando a API Vulkan só mostra o apoio que o Linux está recebendo nesse aspecto.

Primeiro foi a Valve, com seu projeto Próton. Agora a Google abraçou a causa de trazer games notórios ao linux nativamente!

Apesar do projeto, temos mais dúvidas do que certezas. Por exemplo, a Ubisoft simplesmente compilou o game para o Linux deixando-o nativo, ou é um port como o do SteamPlay, onde uma camada de abstração tal qual o Próton faz a tradução do jogo de Windows para rodar no Linux?

Considerando o desempenho que será necessário, é provável que seja um port nativo.

Independentemente de qualquer maneira que tenha sido feita, o pequeno ponto que quero fazer é que, com suporte suficiente, grandes títulos como esse podem ser portados para o Linux. A maioria de nós já sabe disso, é claro, com empresas como Feral Interactive, Aspyr Media e Virtual Programming, todas portando títulos maiores para o Linux.

#UrbanCompassPony

Fontes:
Tecmundo
Gamingonlinux

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