O Wine 4.0-rc2 e o DXVK 0.94 trazem melhorias para o Visual C++ e o sistema ReactOS, além de correções para quem joga games como GTA V, Anno 2205, Farming Simulator 2019 e Ni no Kuni II.
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O DXVK 0.93 e o Wine 3.21 foram lançados ontem. Ambos não tem relação direta um com o outro, apenas se complementam e são desenvolvidos por equipes diferentes. Veja as novidades de cada um!
Camadas de Abstração
Wine é um tradutor em tempo real, uma camada de abstração que permite rodar games do Windows como se fossem nativos no Linux. Já o DXVK é um script que veio injetar o Vulkan aonde ocorrem chamadas do DirectX, permitindo que games do Wine rodem com ainda mais compatibilidade.
Caso queira aprender mais sobre o Wine, temos 2 postagens, esta e esta, onde dou detalhes de como configurar o Wine e melhorar o desempenho de games nele. Não apenas para Linux, o PlayOn* também existe para macOS e BSD. E as melhorias citadas nesta publicação valem para todos, inclusive para o promissor Wine de Android!
Wine 4.0-RC2
Destaques:
- Melhorias para o jogo Prototype 2
- Correções para Total Commander
- Um total de 11 correções de bugs.
As notas de lançamento estão aqui!
Poucas novidades?
Sim. É porque o Wine 4.0 promete ser um grande salto e o foco dos desenvolvedores agora é corrigir bugs, em vez de focar em adicionar novidades. Quando todos os problemas estiverem resolvidos, as pendências – algumas até de alguns anos atrás – eles adicionarão conteúdo ao Wine! Assim o Wine poderá crescer mais rapidamente com esses problemas resolvidos.
Download
O Wine 4.0-rc2 no momento desta publicação estava ausente no repositório do PlayOnLinux mas em breve estará disponível, tanto para o Linux, quando o BSD e o macOS.
Caso você deseje compila-lo, seu código fonte pode ser baixado clicando aqui.
DXVK 0.94
O DXVK, opostamente ao Wine, não está tão disponível a público a poucos cliques, sendo necessário fazer uso da Steam e acessar o SteamPlay pra usa-lo. Além disso, essas novidades chegam com o tempo diretamente aos drivers de video da Nvidia, enquanto requerem adicionar PPA’s para usar o repositório de drivers da Intel e AMD com tais correções adicionadas, portanto, paciência! – Logo farei uma publicação explicando melhor essa parte para quem joga em Intel e AMD. Quem joga em Nvidia pode continuar lendo aqui!
O desenvolvedor principal da DXVK, Philip Rebohle, que está trabalhando sob contrato para a Valve, lançou uma nova versão dessa camada de código aberto para traduzir as chamadas do Direct3D 10/11 para a API Vulkan para melhorar a experiência de rodar jogos do Windows no Linux.
A versão DXVK 0.94 tem melhorias potenciais de desempenho em hardware para drivers AMD e Intel, permite uma otimização de descarte antecipado para os drivers proprietários AMDVLK / AMD (ainda desativado para RADV junto com o driver NVIDIA) e otimiza as alocações de pool de descritores para gerar menos uso de memória.
O lançamento do DXVK 0.94 tem várias correções gerais, juntamente com correções específicas do jogo para o Anno 2205, o Farming Simulator 2019, o GTA V e o Ni no Kuni II.
As informações de download e configuração do DXVK 0.94 estão disponíveis no site do projeto GitHub para quem quiser se aventurar com seu código fonte, clicando aqui!
Lembrando que quem utiliza placa de vídeo Nvidia, basta manter seu driver na versão mais recente do lote 410 ou do 415 e você já terá as otimizações do Vulkan; As DLLs do dxvk chegarão via Proton a quem jogar via SteamPlay!
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix 1
Phoronix 2
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.