A massiva e tão aguardada atualização SteamOS 3.5 chegou com novidades em vários aspectos para quem jogar no portátil da Valve, tanto nas versões LCD quanto OLED!
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1. Introdução
A alguns meses fizemos nossa review completa do SteamDeck aqui no site, mas desde então ficaram várias questões a serem resolvidas no que tange o uso do SteamOS, melhorias dentro dos games e correções de bugs de sistema.
Mais precisamente às 22:34 de ontem a noite a Valve lançou o SteamOS 3.5.5 para todos os consoles da família SteamDeck – incluindo o recém lançado SteamDeck OLED – e ele chegou recheado de novidades!
2. SteamDeck OLED
Semelhante ao lançamento de um PlayStation 4 nas versões Fat e Slim, o SteamDeck OLED se assemelha a isso: Um hardware revisado, processador com litografia reduzida, nova tela maior e melhor, entre outros aspectos.
Porém em essência o hardware no que tange os jogos está o mesmo, sendo a mesma GPU RDNA2, a mesma CPU da família Zen2 e os mesmos 16 Gb de RAM compartilhados com a placa de vídeo, por isso nem me interessou abordá-lo numa publicação dedicada aqui.
Em resumo as melhorias no SteamDeck OLED foram:
- Tela de 1280 x 800 HDR OLED de 7.4″, ante os 1280 x 800 LCD de 7″ da versão anterior.
- APU com litografia de 6nm, ante os 7nm da versão anterior.
Ainda é a mesma CPU Zen2 com 4 núcleos e 8 threads, com GPU RDNA 2. - WiFi 6E, ante o WiFi 5 da versão anterior.
- Bateria ampliada para 50 Wh, ante os 40 Wh da versão anterior.
Considerando que o SteamDeck LCD foi descontinuado, deve ser possível achá-lo mais barato com a chegada do SteamDeck OLED que será um pouco mais caro que o anterior.
3. SteamOS 3.5
Da lista de melhorias do SteamOS 3.5 temos:
3.1 Tela
- Configurações adicionadas para ajustar o display, sendo Vibração de cores e Temperatura de cor. As configurações podem ser ajustadas com uma prévia de uma imagem de teste ou com o jogo em execução. As opções são:
Nativo: A aparência da cor da tela nativa (a renderização de cores do Steam Deck antes desta atualização).
sRGB: emula os primários sRGB de uma maneira suave que não introduz recorte de gradiente.
Impulsionado: emula uma aparência de exibição de gama mais ampla, resultando em maior vibração aparente. Pode resultar em recorte de gradiente. - HDR
Agora pode ser ativado nas configurações de vídeo se for compatível com o monitor externo.
Adicionada análise HDR às configurações avançadas de exibição. - VRR
Agora pode ser ativado nas configurações de vídeo se for compatível com o adaptador USB-C. - Configurações de escala de acesso rápido reformuladas para separar a escala da filtragem. Adicionadas escalas de Stretch e Zoom como novas opções para lidar com diferentes proporções.
- Corrigido um problema antigo em que a luz de fundo da tela interna permanecia sempre acesa.
- Orientação fixa da tela sensível ao toque enquanto o monitor externo está conectado.
- A composição agora é evitada em cenários adicionais, reduzindo a latência e interrupções em situações com múltiplas sobreposições na tela.
- Latência aprimorada em determinadas situações em que o aplicativo é renderizado mais lentamente que a taxa de atualização da tela.
3.2 Geral
- Adicionado suporte para Steam Deck OLED.
- Corrigido um problema em que certas cargas de trabalho apresentavam problemas graves de desempenho de CPU, a menos que o SMT fosse desativado manualmente. – Este era particularmente o pior erro que o aparelho tinha até então, essa correção melhora o desempenho de uma centena de jogos!
- Dispositivos de armazenamento externos agora são montados automaticamente quando conectados ao Steam Deck. Para formatar ou gerenciar dispositivos de armazenamento, use a nova interface de gerenciamento de dispositivos em Configurações-> Armazenamento.
- Drivers gráficos atualizados, com muitas melhorias de desempenho e funcionalidade.
- Estabilidade de conexão Bluetooth aprimorada, especialmente com vários controles.
- Velocidade de retomada do Sleep Mode ligeiramente melhorada.
- Implementada a alternância entre ligações de controle e ligações de desktop de mouse/teclado pressionando longamente Opções no botão “Steam” estando no Desktop, para corresponder à configuração padrão da área de trabalho do Steam.
- Transições de fade aprimoradas entre aplicativos.
- O conteúdo da sobreposição de desempenho agora pode ser personalizado criando um arquivo de configuração ~/.config/MangoHud/presets.conf.
- Corrigido um bug onde alguns jogos poderiam parecer esticados se o tamanho da janela não correspondesse ao tamanho da cadeia de troca (por exemplo, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4).
- Corrigido o Disgaea PC que precisava ser tocado antes que a entrada funcionasse.
- Dimensões físicas corrigidas relatadas aos jogos, corrigindo alguns problemas com uma proporção incorreta às vezes sendo detectada (por exemplo, Returnal)
- Resolvido um problema em que Permitir Tearing poderia causar travamentos intensos se a sobreposição de desempenho ou outras sobreposições aparecessem na tela. O tearing agora é impossível em tais situações, e o Performance Overlay deve ser desativado para obter melhores resultados.
- Corrigido um problema em que a entrada do teclado não era detectada em Overwatch 2
- Firmware do controlador: corrigido um problema em que alguns sensores de toque do polegar perdiam o toque periodicamente.
3.3 Firmware – BIOS
-
Foi adicionado um ajuste fino de Voltagem do aparelho para poder forçá-lo a trabalhar com menos energia.
- Também foi adicionada a possibilidade de forçar a reserva de GPU em 256 Mb e 512 Mb, além dos atuais 1Gb, 2Gb e 4Gb que existiam nessas opções.
3.4 Steam Deck Dock Firmware 121
- Adicionado suporte VRR.
- Melhora a confiabilidade ao alterar os modos de exibição por meio de menus na tela
- Corrigidos problemas com modos de cores de 6bpc, melhorando o suporte ao modo de alta resolução/atualização
- Melhora a detecção de eventos de hot-plug do cabo HDMI
3.5 Base ArchLinux
- Novo sistema de ladrilhos de janela
- Discover atualizado (loja de aplicativos/gerenciador de software) com uma nova página inicial e pesquisa aprimorada
- O Discover agora pode realizar atualizações do sistema a partir do desktop
- Widgets de área de trabalho atualizados
3.6 Melhorias do Sistema
A quem estiver curioso, o SteamDeck estava, na versão 3.4 no modo Desktop com:
- KDE Plasma Version 5.26.1
- KDE Frameworks Version 5.99.0
- Qt Version 5.15.6
- Kernel Version 5.13.0-valve37-1-neptune
- Plataforma gráfica X11
E agora está no seguinte:
- KDE Plasma Version 5.27.5
- KDE Frameworks Version 5.107.0
- Qt Version 5.15.9
- Kernel Version 6.1.51-valve7-1-neptune-61
- Plataforma gráfica X11
4. Análise Opinativa
De fato essa atualização tinha motivos para ser tão aguardada na comunidade Steam devido às inúmeras correções e otimizações que o aparelho recebeu.
Principalmente ver novidades como HDR para telas compatíveis – não é meu caso – e o VRR para taxa de FPS dinâmico em telas compatíveis – também não é meu caso.
De todo modo as melhorias de ajustes de imagem, cores e a – enfim – correção do bug de SMT da CPU tornam o SteamDeck uma experiência mais do que completa, diria definitiva, para quem quer um console portátil que rode de tudo, incluindo games recém lançados como Starfield.
Fontes:
Phoronix
Phoronix_2
Steam
TheVerge
SteamDeck OLED
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Um lançamento desse nível me fez pensar que nenhuma distribuição Linux emplacou de vez por falta de um padrão/empresa por trás. SteamOS em poucos meses após o seu lançamento oficial conseguiu unir mais pessoas jogando via Linux do que qualquer outra distribuição em 10 anos (vide Ubuntu). Qualquer um, nota claramente que quando tem uma empresa por trás, padrões para funcionar (KDE+Steam) e uma base ativa de usuários, ela chama a atenção do público e de desenvolvedores. Imagino o quanto Linux seria usado hoje se há alguns anos a Steam tivesse começado seu foco em uma distribuição Linux baseada no Arch, mas de propósito geral, seria algo incrível.