O AutoCAD é o padrão de mercado, mas ser exclusivo de Windows atrapalha o desenvolvimento para muita gente. Veja as 10 melhores alternativas para Linux!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
Computer-aided design (CAD) envolve o processo de usar computadores para criar, modificar, analisar e/ou otimizar projetos. O software CAD é usado por arquitetos, animadores, designers gráficos e engenheiros para criar e aperfeiçoar sua qualidade de design, criar um banco de dados para manutenção e melhorar a comunicação por meio de documentação.
Todos sabemos bem que o AutoCAD da Autodesk® é o mais importante para a indústria, no mínimo famoso ou padrão pra várias empresas, porém é pago e proprietário, além de não ser nativo de Linux. Para diversos fins e necessidades temos alternativas gratuitas para Linux, algumas delas de código fechado, disponíveis também para Windows.
Vamos conhecer essas opções!
1. Draftsight
A melhor alternativa ao AutoCAD é o Draftsight atualmente. Apesar de licenciado e pago (igual ao AutoCAD) ele suporta os formatos proprietários SWG da Autodesk e possui os melhores recursos quando se trata de uma alternativa ao famoso modelador 2D.
Possui uma versão de demonstração limitada por 30 dias.
2. FreeCAD
FreeCAD é um software CAD 3D de uso geral multi-plataforma de código aberto e livre para modelagem paramétrica e modelagem de informações com suporte para o método de elementos finitos.
Ele apresenta uma interface GUI e uma CLI, conceito de bancada, geometria sólida construtiva, um console Python integrado, uma estrutura de script embutida, entre outros. É excelente para criar projetos 3D a partir de modelos 2D (e vice-versa) de qualquer tamanho.
De longe é o principal substituto ao AutoCAD na área opensource! Dificilmente será um substituto perfeito e completo, porque o AutoCAD recebe uma injeção de bilhões de investimento anual da AutoDesk pra ser cada vez maior, melhor e sem cortes.
O FreeCAD está disponível nos repositórios do Ubuntu e pode ser instalado através do Centro de Software ou com o seguinte comando em um terminal:
$ sudo apt install freecad
Para obter a versão mais recente, use o seguinte PPA:
$ sudo add-apt-repository ppa:freecad-maintainers/freecad-stable $ sudo apt update $ sudo apt install freecad freecad-doc && sudo apt upgrade $ freecad
3. LibreCAD
O LibreCAD é um software de CAD 2D gratuito e de código aberto, com uma interface construída usando bibliotecas Qt4, para que ele seja executado em plataformas diferentes.
Começou como uma bifurcação da edição da comunidade do QCAD quando foi chamada CADuntu. Está repleto de ferramentas para alterações rápidas em 2D e está disponível em mais de 30 idiomas!
O LibreCAD está disponível nos repositórios do Ubuntu e pode ser instalado através do Centro de Software ou com o seguinte comando em um terminal:
# sudo apt install librecad
Para obter a versão mais recente do LibreCAD , use o seguinte PPA.
$ sudo add-apt-repository ppa:librecad-dev/librecad-stable $ sudo apt update $ sudo apt install librecad
4. OpenSCAD
O OpenSCAD é um software CAD gratuito e de código aberto para criar objetos CAD 3D sólidos e pode ser executado no Windows, MacOS e Linux. Ele é melhor definido como um modelador 3D para programadores, por conta de como ele coloca elementos de design e um editor de códigos, lado a lado, permitindo que os designs iniciem diretamente as alterações.
O OpenSCAD está disponível nos repositórios do Ubuntu e pode ser instalado através do Centro de Software ou com o seguinte comando em um terminal:
$ sudo apt install openscad
Para obter a versão mais recente do OpenSCAD , use o seguinte PPA.
$ sudo add-apt-repository ppa:openscad/releases $ sudo apt update $ sudo apt install openscad
5. BRL-CAD
O BRL-CAD é outro software CAD gratuito e de código aberto que já existe há mais de 30 anos.
Seus recursos incluem ray-tracing de alto desempenho para renderização, edição de geometria interativa, suporte a buffer de quadro distribuído em rede, uma interface gráfica do usuário com layouts de barra de ferramentas típicos e suporte a script.
O BRL-CAD está disponível nos repositórios do Ubuntu e pode ser instalado através do Centro de Software ou com o seguinte comando em um terminal:
$ sudo apt install brlcad
Para obter a versão estável mais recente do BRL-CAD , você precisa baixar os pacotes .deb mais recentes para sua arquitetura no sourceforge e instalá-lo usando o gerenciador de pacotes padrão.
6. SOLVESPACE
O SOLVESPACE é um software CAD paramétrico gratuito e de código aberto para modelagem 2D e 3D. Está escrito em C++ e disponível para todas as principais plataformas de PC.
Seus recursos incluem exportação de wireframes 3D como DXF e STEP, caminho de ferramenta como código G, análise usando verificação STL, medições de volume, trabalho com dimensões e restrições, entradas de valor usando expressões aritméticas, etc.
O SolveSpace está disponível nos repositórios do Ubuntu e pode ser instalado através do Centro de Software ou com o seguinte comando em um terminal:
$ sudo apt instala o solvespace
7. BricsCAD
O BricsCAD é um software CAD multi-plataforma moderno pago para modelagem 2D e 3D. Ele foi desenvolvido com o objetivo de ajudar os usuários a trabalhar de maneira mais rápida e inteligente, gastando menos recursos.
Suas características incluem licenciamento perpétuo, conectividade em nuvem, licenciamento de rede, blocos dinâmicos, desempenho 100% real em DWG, etc.
O BricsCAD está disponível para testar por 30 dias como teste gratuito: Faça aqui o download do teste gratuito de 30 dias. E de fato é um dos poucos aqui que vai ter compatibilidade com o formato .DWG do AutoCAD mas por isso também é pago!
8. LeoCAD
O LeoCAD é um software CAD de plataforma aberta e código aberto gratuito para criar modelos virtuais usando blocos de LEGO.
O LeoCAD é otimizado para construir modelos grandes e você pode usá-lo para criar instruções de construção com várias etapas, acessar várias visualizações de uma só vez. Você deve observar que o LeoCAD não é patrocinado, autorizado ou endossado pelo LEGO Group®.
O LeoCAD está disponível nos repositórios do Ubuntu e pode ser instalado através do Centro de Software ou com o seguinte comando em um terminal:
$ sudo apt install leocad
Para obter a versão mais recente, baixe o mais recente AppImage do LeoCAD e simplesmente execute-o a partir do terminal.
9. Siemens NX
O Siemens NX é um software CAD flexível e integrativo que visa acelerar o processo de design e, ao mesmo tempo, ajudar seus usuários a produzir melhores projetos, simulações, modelos de engenharia etc.
Ele possui um conjunto de ferramentas capaz de completar tarefas para diferentes campos e oferece aos usuários vários aplicativos específicos de tarefas, como Catchbook, por exemplo, com tutoriais internos para ajudar os usuários ao longo do caminho.
O Siemens NX não é gratuito e nem open source.
O Siemens NX está disponível para testar por 30 dias como teste gratuito: Faça o download do teste gratuito de 30 dias. E de fato é um dos poucos aqui que vai ter compatibilidade com o formato .DWG do AutoCAD mas por isso também é pago!
10. QCAD
O QCAD é um software CAD de código aberto gratuito e multi-plataforma criado para projeto e desenho 2D. É especializada em planos de desenho técnico para edifícios, esquemas mecânicos, etc.
Os recursos do QCAD incluem camadas, grupos de blocos, snaps a objetos, ferramentas de medição, impressão em escala, suporte a fontes TrueType, 40 ferramentas de construção, 35 fontes CAD, 20 + ferramentas de modificação, etc.
O QCAD está disponível nos repositórios do Ubuntu e pode ser instalado através do Centro de Software ou com o seguinte comando em um terminal:
$ sudo apt install qcad
11. Conclusão
Acredito eu, que assim como o Photoshop tem como alternativa o GIMP, enquanto temos o Inkscape para substituir o desenho vetorial do CorelDRAW, estes programas de CAD podem substituir o AutoCAD em diversos casos, bastando que a pessoa esteja aberta a mudanças e arriscar usar o novo!
Porém, salvo que o software de fato satisfaça suas necessidades. Em CAD eu prefiro o FreeCAD, porque mesmo usando AutoCAD… Eu não domino nada dessa área, tanto faz, tanto fez! Mas tem quem precise rascunhar projetos ou mesmo introduzir a esse mundo, poderá satisfazer.
Outro exemplo mais prático, as publicações da Linux Universe são editadas no GIMP, são de qualidade duvidosa? Muita, porque não é minha área, mas era bem ruim quando eu mexia no Photoshop também! O que manda é a mão do artista, é a experiência da pessoa com aquele software.
#UrbanCompassPony
Fonte:
fossmint.com
Arte de Capa do BlogdoSantoledo
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Opnião de quem trabalha há 20 anos com CAD: Apenas o BricsCAD consegue substituir o AutoCAD. O DraftSight ainda consegue chegar um pouco.
100% Gratuito e abre arquivos .DWG sem problemas? Mesmo do AutoCAD 2019?
Queria que as versões OpenSource batessem de frente as versões proprietárias
Com certeza João. O BricsCAD é praticamente uma cópia do AutoCAD.
É uma pena que a comunidade Open Source ainda não conseguiu produzir um software de mesma qualidade.
Faço até um apelo, trabalho na área de CAD e Design Gráfico desde 1993, e fico a disposição para colaborar em um projeto que possa literalmente substituir os softwares CAD que hoje dominam o mercado.
. . .
Olá colega, os mais parecidos com o autocad e gratuitos que vi, tem o Freedraft, Progecad Smart 2009 e o Nanocad (versão 5 apenas), ambos são pra windows, mas rodam com o wine, (o nanocad é chato de instalar), pra linux (nativo), a melhor opção por enquanto é o Draftsight 2019…esse ainda funciona se voltar a data do ano antes de abrir o programa, Tem os pagos: Gstarcad, Ares Commander e Bricscad.
O Drafitsight deixará de ser gratuito em 2020.
Já Deixou de ser!
Deixou de ser e não colocaram mais opções de assinatura para Linux, retiraram até a opção para baixar a versão Beta.
Infelizmente não há qualquer previsão se vão continuar mantendo o suporte a Linux.
Existe tbm o Ares Commander, o Draftsight foi feito usando o kernel dele, tem valores bem mais em conta que os outros.
Dica: ainda dá pra usar o draftsight 2019, apenas retornando a data do ano do sistema.
Bom saber 😀
Algum desses consigo fazer projetos elétricos?
Um interessante é esse: https://www.falstad.com/circuit/
Depende que tipo de projeto….se for instalação elétrica e passagem de cabos, com qualquer clone do autocad dá pra fazer. Ou se for projetos de painéis e comandos elétricos tem o QElectrotech, ou ainda dá para instalar o Cadesimu através do wine…
Nessa lista faltou o Varicad (excelente software).
Queria que o mundo fosse permissivo usar alternativas open source, mas na prática o povo vai baixar o AutoCAD pirata no Windows crackeado e infelizmente usar.
Olá galera, queria informar uma ótima opção ao autocad 3D, gratuíta, apesar que da pra usar o 2D tbm, disponível para Linux, que é o BricscadShape, ele vem junto com o Bricscad normal de 30 dias de teste, depois desse prazo fica gratuíto o Shape….postei um video dele no meu canal do YT, é só procurar BricscadShape Linux.
Agradeço a colaboração, quando eu tiver oportunidade quero testar esse BricsCADShape