É plenamente possível ter o Sketchup 2018 com a versão mais recente do VRay 4.0 em seu sistema Linux utilizando o WINE!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
Curiosamente, o VRay é NATIVO de Linux! Tanto que está disponível para Blender e mesmo a instalação para Windows traz o binário e as bibliotecas compatíveis com Linux, em formato .bin e .so.
A questão aqui é fazer o Sketchup 2018 funcionar, porque ele não é nativo de Linux, pra isso usamos o WINE. Junta nessa bola de neve o fato de que o VRay do Windows tem alguns problemas pra rodar no WINE.
Mas nada é impossível e aqui explico como cometer essa blasfêmia virtual!
2. Preparação
O método que utilizarei aqui é simplesmente com o Winetricks mais atualizado com um script bash pra executar o programa. Já expliquei com mais detalhes nesta publicação como utilizar o Winetricks para executar qualquer programa ou game, portanto aqui falarei por alto o que é necessário para este funcionar.
Pra instalar o Sketchup 2018 e o VRay 4.0:
- Pegue o WINE 5.0 Staging, lançado recentemente!
Basicamente você precisa tê-lo no sistema e, se você utilizar Ubuntu, poderá usar o repositório do OpenSuse cujo método citei aqui.
3. Instalação
Execute o instalador do Sketchup 2018 utilizando o wineprefix supracitado como base. O comando pra isso é:
WINEPREFIX=”/caminho/do/wineprefix/SketchupPro2018/” wine /caminho/do/SketchUpPro-pt-BR.exe
Durante a instalação do Sketchup, será pedido o .NET Framework e o vcrun. Porém o WINE 5.0 ja trouxe um MONO compativel, portanto o instalador vai pedir apenas o VCRun…. Utilize o próprio instalador do Sketchup para isso! Prossiga e conclua a instalação normalmente.
Após isso, execute o instalador do Vray:
WINEPREFIX=”/caminho/do/wineprefix/SketchupPro2018/” wine /caminho/do/vray_adv_40002_sketchup_win.exe
Se você viu a tela do instalador do VRay, é porque está tudo em ordem!
DICA: Não instale o servidor de Licenças e instale configurado para uso local, não em rede.
Execute o Sketchup 2018 normalmente utilizando o wine 5.0. O script bash pra execução é este (adapte os caminhos de acordo com seu sistema):
#!/bin/bash
# Variáveis de Games
export WINEPATH=”/caminho/do/wine-5.0” &&
export WINEPREFIX=”/caminho/do/wineprefix/SketchupPro2018” &&
export GAMEPATH=”/drive_c/Program Files (x86)/SketchUp/SketchUp 2018/” &&
export GAMEEXE=”SketchUp.exe” &&# Variáveis de Execução do Wine
export PATH=$WINEPATH”/bin” &&
export WINELOADER=$WINEPATH”/bin/wine” &&
export LD_LIBRARY_PATH=$WINEPATH”/lib” &&
export WINESERVER=$WINEPATH”/bin/wineserver” &&
export WINEDLLPATH=$WINEPATH”/lib/wine/fakedlls” &&
export WINEDEBUG=”-all” &&# Execução
cd “$WINEPREFIX”/”$GAMEPATH” &&
$WINELOADER “$WINEPREFIX”/”$GAMEPATH”/”$GAMEEXE”
Altere as linhas em negrito para as devidas pastas de seu sistema, salve e torne o script executável; ou execute-o pelo terminal.
4. Executando
Como podem ver executei o Sketchup com Vray num Samsung Odyssey com GPU NVIDIA – falei dele nesta publicação – e também renderizei com GPU Intel HD Graphics! Demora mais, mas funciona.
Fique atento ao consumo de RAM: Renderizar com VRay consome mais memória, se ela lotar e houver despejo de SWAP, o WINE vai crashar. Certifique-se de ter muita memória livre pra evitar problemas.
O modelo deste belo bólido Skyline 2002 foi baixado direto da 3D Warehouse, dentro do próprio Sketchup 2018.
Para melhorar o desempenho caso você use AMD, rode o programa com o parâmetro DRI_PRIME=1 pra fazer uso da GPU e estressar menos a CPU na hora de renderizar.
Conclusão
Admito que pessoalmente estou surpreso com o quanto o Sketchup + Vray rodam bem no Wine, com um desempenho favorável a usa-lo no dia a dia!
O próprio VRay utiliza diversas bibliotecas opensource e funciona nativamente no Linux, a empresa Sketchup bem que poderia seguir pelo mesmo caminho, tornando tudo mais simples.
#UrbanCompassPony
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
obrigado! muito interessante