Lançado o Wine 5.0!

O novíssimo Wine 5.0 traz suporte ao Vulkan 1.1, suporte a multiplos monitores e um acumulado de 7200 correções do último ano!


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1. Introdução

O Wine 5.0 é um grande lançamento trazendo suporte inicial a API de gráficos Vulkan, Direct3D CSMT é ativado por padrão, suporte inicial a Direct3D 12 via VKD3D, continuação de trabalho para otimização de HiDPI, várias melhorias OpenGL, suporte a textura D3D multi-sample, melhorias de 64 bits e muito mais.

2. Wine 5.0

Confira os maiores destaques do lançamento!

2.1 Módulos PE

  • A maioria dos módulos do WINE mudaram para o formato PE (Portable Executable, o Formato binário do Windows) em vez de ELF quando o compilador MinGW está disponível. Isso ajuda vários esquemas de proteção contra cópia que verificam se o conteúdo em disco e na memória dos módulos do sistema são idênticos.
  • Nem todos os módulos foram convertidos para PE ainda; este é um contínuo processo que continuará durante a série de desenvolvimento do Wine 5.x.

2.2 Gráficos

  • O Vulkan 1.1.126 está oficialmente suportado.
  • Suporte a multiplos monitores, incluindo mudanças dinâmicas.

2.3 Direct3D

  • Softwares que rodam em tela cheia conseguem inibir a proteção de tela!
  • DXGI swapchain agora avisa ao aplicativo que este foi minimizado. Num cenário comum, o Windows diminui o uso de CPU, permitindo que o programa volte normalmente ao maximizar – Principalmente em games tela cheia.
  • O banco de dados Direct3D reconhece mais placas gráficas.

2.4 Kernel

  • A maioria das funções presentes no Kernel32 foram movidas para o KernelBase, respeitando as regras dos Windows mais modernos.
  • O sistema relata o nível de bateria corretamente aos aplicativos – Para notebooks.

2.5 E mais!

  • Melhorias nos controladores de jogos
  • Drivers Plug N Play agora melhor suportados
  • Melhorias no gestor de audio e vídeo
  • Unicode adicionado
  • Suporte a instaladores .MSI
  • A ferramenta WUSA (Windows Update Standalone Installer) suporta
    instalar arquivos de atualização .MSU.
  • A ferramenta MSIDB foi adicionada. Permite modificar bancos de dados de programas .MSI.
  • Biblioteca Video4Linux 2.0 adicionado, removendo o 1.0

A lista completa de novidades, que cá entre nós é surpreendentemente extensa, encontra-se aqui!
O breve anúncio de lançamento do Wine 4.0 pode ser lido no WineHQ.org.

3. Download

Em breve o novo Wine estará disponível no repositório do PlayOnLinux, PlayOnBSD e do PlayOnMac. Caso queira compilar, o link é este!

Se desejar acelerar as coisas, pode instalar o WINE 5.0 como padrão na raíz do sistema com os seguintes comandos:

$ echo “deb https://download.opensuse.org/repositories/Emulators:/Wine:/Debian/xUbuntu_19.10 ./” | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/wine-obs.list

$ wget -O- -q https://download.opensuse.org/repositories/Emulators:/Wine:/Debian/xUbuntu_18.04/Release.key | sudo apt-key add –

$ sudo apt update; sudo apt install -y winehq-staging winetricks

Onde 19.10 é a versão do seu Ubuntu!

Aguardemos que o projeto Proton da Valve logo atualize sua base para o Wine 5.0!

#UrbanCompassPony

Fonte:
Phoronix

3 comentários em “Lançado o Wine 5.0!”

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