O novíssimo Wine 5.0 traz suporte ao Vulkan 1.1, suporte a multiplos monitores e um acumulado de 7200 correções do último ano!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
O Wine 5.0 é um grande lançamento trazendo suporte inicial a API de gráficos Vulkan, Direct3D CSMT é ativado por padrão, suporte inicial a Direct3D 12 via VKD3D, continuação de trabalho para otimização de HiDPI, várias melhorias OpenGL, suporte a textura D3D multi-sample, melhorias de 64 bits e muito mais.
2. Wine 5.0
Confira os maiores destaques do lançamento!
2.1 Módulos PE
- A maioria dos módulos do WINE mudaram para o formato PE (Portable Executable, o Formato binário do Windows) em vez de ELF quando o compilador MinGW está disponível. Isso ajuda vários esquemas de proteção contra cópia que verificam se o conteúdo em disco e na memória dos módulos do sistema são idênticos.
- Nem todos os módulos foram convertidos para PE ainda; este é um contínuo processo que continuará durante a série de desenvolvimento do Wine 5.x.
2.2 Gráficos
- O Vulkan 1.1.126 está oficialmente suportado.
- Suporte a multiplos monitores, incluindo mudanças dinâmicas.
2.3 Direct3D
- Softwares que rodam em tela cheia conseguem inibir a proteção de tela!
- DXGI swapchain agora avisa ao aplicativo que este foi minimizado. Num cenário comum, o Windows diminui o uso de CPU, permitindo que o programa volte normalmente ao maximizar – Principalmente em games tela cheia.
- O banco de dados Direct3D reconhece mais placas gráficas.
2.4 Kernel
- A maioria das funções presentes no Kernel32 foram movidas para o KernelBase, respeitando as regras dos Windows mais modernos.
- O sistema relata o nível de bateria corretamente aos aplicativos – Para notebooks.
2.5 E mais!
- Melhorias nos controladores de jogos
- Drivers Plug N Play agora melhor suportados
- Melhorias no gestor de audio e vídeo
- Unicode adicionado
- Suporte a instaladores .MSI
- A ferramenta WUSA (Windows Update Standalone Installer) suporta
instalar arquivos de atualização .MSU. - A ferramenta MSIDB foi adicionada. Permite modificar bancos de dados de programas .MSI.
- Biblioteca Video4Linux 2.0 adicionado, removendo o 1.0
A lista completa de novidades, que cá entre nós é surpreendentemente extensa, encontra-se aqui!
O breve anúncio de lançamento do Wine 4.0 pode ser lido no WineHQ.org.
3. Download
Em breve o novo Wine estará disponível no repositório do PlayOnLinux, PlayOnBSD e do PlayOnMac. Caso queira compilar, o link é este!
Se desejar acelerar as coisas, pode instalar o WINE 5.0 como padrão na raíz do sistema com os seguintes comandos:
$ echo “deb https://download.opensuse.org/repositories/Emulators:/Wine:/Debian/xUbuntu_19.10 ./” | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/wine-obs.list
$ wget -O- -q https://download.opensuse.org/repositories/Emulators:/Wine:/Debian/xUbuntu_18.04/Release.key | sudo apt-key add –
$ sudo apt update; sudo apt install -y winehq-staging winetricks
Onde 19.10 é a versão do seu Ubuntu!
Aguardemos que o projeto Proton da Valve logo atualize sua base para o Wine 5.0!
#UrbanCompassPony
Fonte:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Amigo você já conseguiu instalar o Wine no Raspbian ?
Não. E é complicado, antigamente existia o Hexagears mas ele foi descontinuado, agora o atual “projeto” é o binario em armv7 que a equipe do WINE ta criando, ainda instável.
Tomara que fique pronto, seria interessante, isso porque alguns aplicativos extremamente específicos para Windows para ser utilizados no Linux só via Wine ou maquina virtual!