De tudo um pouco, as dicas, truques e FAQ que experimentei e coletei pela internet a respeito do SteamDeck!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
PUBLICAÇÃO ATUALIZADA PERIODICAMENTE!
1. Introdução
Para compreender a finalidade desta publicação recomendamos a leitura de nossa análise do SteamDeck!
O aparelho possui diversos recursos que são menos conhecidos, principalmente pra quem adquiriu um SteamDeck recentemente. Abaixo listamos diversos aspectos pertinentes de usabilidades!
FAQ é Frequent Asked Questions, ou seja, dúvidas frequentes. A Valve já disponibilizou um acerca do SteamDeck então o FAQ que elaborei é um pouco diferente com dicas e até comandos para o ArchLinux que julguei pertinentes.
2. F.A.Q, Dicas & Truques
2.1 Usabilidade:
Comandos válidos para o sistema operacional SteamOS e alguns funcionam com a Loja Steam aberta caso esteja usando outro sistema!
- Jogos fora da Steam e/ou emuladores não respondem aos controles no corpo do console!
Você deve adicionar o jogo manualmente à biblioteca Steam e executá-lo por lá. Idem os emuladores, abra-os dentro do “Gaming Mode”, não pelo modo Área de Trabalho. Isso se deve ao sistema próprio SteamInput de joysticks. - Veja todos os atalhos do aparelho e lembre-se dos mais comuns!
Segurando o botão “Steam” vai surgir uma tela com uma lista de todos os atalhos do sistema. Os mais úteis:
Ajustar Brilho: Steam + Analógico Esquerdo Cima/Baixo
Forçar jogo travado a fechar: Steam + Segure B
PrintScreen: Steam + R1
Teclado na Tela: Steam + X.
Mouse Temporário: Steam + Analógico Direito ou Trackpad. Use R2 como clique esquerdo e L2 como clique direito. - Dúvidas do que jogar?
Aperte o botão Steam e vá em “Biblioteca.”Veja a primeira aba “Great on Deck” que sugere jogos 100% otimizados para o SteamDeck. - Pressione rapidamente o botão Ligar para colocar o videogame em hibernação durante um jogo.
Pressione novamente e rapidamente para voltar ao jogo que estava executando. - O console possui Modo Noturno para aquela jogatina na cama. Está dentro da opção “Outras” dentro de Definições.
- Para silenciar as notificações da Steam, vá em Definições > Notificações.
- A aba ‘Guias’ traz guias de jogos com detonados para passar qualquer perrengue.
- Quando usar o teclado virtual na tela, tente utilizar os trackpads esquerdo e direito pra navegar, clicando neles ou apertando os gatilhos para confirmar as letras. Há uma curva de aprendizado mas é melhor que utilizar o touchscreen convencional segurando o console com 1 mão e digitando com a outra. – Ou você tem dedos de cobra pra alcançar o meio da tela!
- Dê umas horas para estudar o Button Remapper, é uma função absurda! Pra acessá-la, pressione o botão Steam enquanto joga, selecione “Definições de Controle” e pressione “A”. Você pode até criar uma roda de armas em games que não possuem tal recurso.
- Você pode iniciar um jogo no seu computador e abri-lo em streaming no SteamDeck, como alternativa a manter alta fidelidade gráfica sem comprometer armazenamento ou mesmo rodar games no Windows em seu PC enquanto mantém o SteamOS.
- Adicione uma Tela de Bloqueio, com senha. Importante considerando que é um portátil e você provavelmente terá mais do que apenas a Steam vinculada ao aparelho!
- Pra entrar no modo Desktop, pressione o botão Steam, desça até Energia e pressione “Trocar para o Desktop”. A navegação é a seguinte:
Trackpad direito para o Mouse.
R2 e L2 para cliques esquerdo e direito, respectivamente, ou clique pelo trackpad direito para o clique padrão.
Steam + X para iniciar o Teclado virtual.
Observe que se você sair do modo Desktop, o clique no Touchpad e o teclado na tela param de funcionar. - Existe uma gama de programas nativos pela Discover Store no modo Desktop. Desde o Discord até o DosBOX!
- Adicione programas à Steam, como se fosse non-Steam games. Para isso, inicie o modo desktop e lá abra a Steam, daí você conseguirá a opção de adicionar o programa à Steam e facilitar acessá-los rapidamente!
- Você pode utilizar o Heroic Games Launcher para iniciar a Epic Games Store e a GOG.com, disponíveis pela Discover Store.
- Para o SteamDeck existe um pacote chamado EmuDeck, para executar emuladores diversos pré-configurados e otimizados para o aparelho. A aplicação se encontra clicando aqui, baixando o arquivo instalador e abrindo ele pelo modo Área de Trabalho.
2.2 Gráficos
Comandos válidos para o sistema operacional SteamOS
Toque no ícone da Bateria na tela para abrir a guia de Desempenho e ver status da bateria e fazer ajustes. Alguns itens importantes são:
- Habilite “Use per-game profile” antes de fazer qualquer mudança gráfica em um game. Assim cada game terá seu ajuste!
- Pra maximizar a duração da bateria sem comprometer tanto o desempenho, você pode mudar o Refresh Rate pra 40 Hz em vez do padrão 60, deixando o console em 40 FPS.
- Se preferir desempenho acima de resolução, use o Scaling Filter em “FSR” e mude o FSR Sharpness pra 4 ou 5. Então, mude a resolução do game para algo abaixo de 1280×800, como 1152×720 ou 960×600. O FSR upscaling é uma tecnologia que vai restaurar a definição e em troca não vai perder tanto desempenho.
- Qualquer HUB USB Type C com HDMI funciona para saída de vídeo para monitores externos. O suporte é que telas 8K rodem até 60 FPS e telas 4K até 120 FPS – Em games vai depender da exigência de hardware dos mesmos, se o game exige mais do SteamDeck, eventualmente ele não vai conseguir rodar com uma taxa alta de FPS.
2.3 Hardware/Sistema
- Estou com problemas em utilizar um leitor de HDD/SSD Externo via USB Tipo C.
Desconecte e reconecte os hub’s USB, principalmente se houver um ligado em outro. Observei ser algo recorrente com adaptadores USB Tipo C. - Estou com problemas de conectividade com meu cabo de internet via USB!
Desconecte e reconecte os hub’s USB, principalmente se houver um ligado em outro. Observei ser algo recorrente com adaptadores USB Tipo C. - Ao formatar meu microSD Card pelo aparelho, ocorre um erro e a formatação não conclui.
a- Verifique se o microSD está íntegro, se não há defeitos nas trilhas de metal ou outras avarias físicas.
b- Verifique se o microSD não é antigo, ou está desgastado demais, causando erros de leitura/escrita.
c- Se estiver formatado como tabela de partição GUID – geralmente após usar em Raspberry Pi – formate para MBR e tente novamente. - Como posso trocar a animação de início e suspensão do console?
Abra a Discover Store e procure pelo app “Steam Deck Repo Manager”. O app instala automático.
Também pode ser visitado neste endereço. - Posso trocar o armazenamento M2 interno?
Pode mas não deveria, de acordo com a própria Valve. O M.2 do SteamDeck precisa ser no formato 2230 e, conforme a própria Valve alerta, há o risco de superaquecimento se tentar utilizar um mod para encaixar um M.2 2242 no lugar. Se for alterar, faça-o por sua conta e risco e não há garantias. - Posso expandir o armazenamento utilizando um HDD ou SSD Externo via USB na Dock/HUB?
Sim, pode! Tanto funciona para executar sistemas operacionais – ao ligar e abrir o Boot Loader Menu selecione a opção “EFI SD/USB” – quanto como armazenamento extra para games baixados da Steam. - Como posso restaurar o sistema operacional SteamOS?
Com a imagem oficial que pode ser baixada aqui e gravada em um Pendrive de pelo menos 8 Gb! Se houver dúvidas, fizemos um passo a passo aqui! - Posso instalar outros sistemas Linux e/ou BSD?
Pode, porém o suporte depende de vários fatores. Conforme mostramos em nossa review, há sistemas que executam com um bom suporte ao hardware e outros que deixam a desejar; e tem ainda aqueles que nem iniciam. - Um game que desejo rodar não está executando bem. O que eu faço?
Verifique se ele é compatível ou se há alguma configuração específica disponível nos fóruns da comunidade. A Valve sempre atualiza o sistema, melhorando o suporte, portanto a tendencia é que games que não rodem passem a rodar ao longo do tempo. - Posso jogar e recarregá-lo ao mesmo tempo? Há perda de desempenho?
Você pode jogar e recarregar ao mesmo tempo, a fonte aguenta ambas operações simultaneamente. Jogue aonde quiser e depois plugue num HUB USB Type C pra recarrega-lo – Me questionaram, porque há notebooks que enquanto a bateria não fica 100% o desempenho não melhora. O SteamDeck não tem esse problema. - O SteamDeck aguenta um emulador de PlayStation 3?
Parcialmente, com games nativos que ficam na faixa dos 10 a 15 FPS; porém podem atingir os 60 FPS se forem games remake, como os God of War 1 e 2 ou Metal Gear Solid Collection HD. - O SteamDeck aguenta um emulador de Nintendo Switch?
Parcialmente, exigindo diversos ajustes tanto do sistema quanto nos games pra rodar adequadamente. - Posso executar aplicações Desktop no SteamDeck?
Tudo depende do suporte dentro do modo Desktop do SteamOS e/ou do sistema operacional que você instalou e do suporte aos drivers no próprio SteamDeck. Em suma tudo que há na Discovery Store – flatpak hub – e tambem no AppImagePool pode rodar tranquilamente. - Qual a arquitetura do console?
AMD64, a mesma de um computador doméstico convencional porém com placa de vídeo customizada. Isso aumenta as possibilidades e compatibilidades com o que já existe no mercado doméstico. - O SteamDeck consegue executar Máquinas Virtuais?
Sim, suporta, inclusive com suporte a IOMMU que pode ser ativo na Firmware UEFI.
- O SteamDeck pode executar Containers – Docker, por exemplo?
Sim, suporta containers! – Esse é até mais fácil, pode ser configurado pela aplicação Distrobox no SteamOS. - Quais tamanhos e tipos de microSD Card o SteamDeck suporta?
Até 1 Tb. Os mais recomendados são aqueles classificados com os selos A2, U3, UHS-I e V-30 que terão melhor desempenho em leitura contínua. – Falamos mais nesta publicação. - O SteamDeck suporta quais modelos de Hub USB Type C?
Qualquer modelo funcionará bem no SteamDeck, a questão é a qualidade desse modelo. Há diversas opções no mercado como a Dock oficial – com cabo de rede, USB’s extras, leitores de cartões, entrada para a fonte e HDMI – mas também há modelos mais básicos – somente uma entrada Type-C para recarga, 1 USB Type A e 1 HDMI. Escolha o que satisfizer melhor suas necessidades.
- Um game mapeou os controles físicos, mas não são reconhecidos como Joysticks mas sim um teclado?
O SteamDeck reconhece os botões físicos como um teclado! É como um teclado extra. Ao mapear por exemplo Entrar em Veiculo no GTA San Andreas, que seria o botão Y, o SteamDeck reconhece como Enter; mas não há conflito com teclados existentes, é classificado como um segundo teclado. - O que é o GOLDEN 40?
Configurações gráficas do console e dos games para se chegar aos 40 FPS. Assim se chega no equilíbrio entre desempenho, qualidade gráfica e economia de bateria. Procure por “golden 40 nome-do-jogo” e você encontrará muitas dicas úteis! - É possível acessar SteamOS por SSH?
Modo Área de Trabalho, digite no Konsole para definir uma senha:
$ passwd
E então habilite e inicie o serviço SSH:
$ sudo systemctl enable –now sshd.service
Veja qual o IP para conexão com:
$ ip a - A conexão SSH tá muito instável/lenta.
Execute este comando:
$ sudo iw dev wlan0 set power_save off - Como adicionar o Konsole ao Steam UI?
Adicione normalmente pelo modo Área de Trabalho, clicando direito e “add to steam”
Target: env
Launch options: -u LD_PRELOAD konsole –fullscreen –notransparency
2.4 F.A.Q.: Windows
Informações válidas tanto para o Windows 10 Pro, quanto Windows 11 Pro:
- Posso instalar Windows no SteamDeck?
Pode, as versões com melhor suporte são o 10 e o 11 cujos drivers estão aqui!
Falamos dos pormenores nesta publicação. - Posso fazer dual-boot entre Windows e SteamOS?
Dual-boot do Windows com SteamOS ainda não está disponível.
Porém você poderá manter o SteamOS instalado no armazenamento principal e rodar o Windows num micro SDCard de pelo menos 64 Gb ou SSD Externo via USB; alterne o boot entre os 2 pelo Boot Loader do aparelho. - A chave do produto deverá ser inserida durante a instalação e requer internet. Porém como o driver WiFi não está disponível na hora da configuração, é recomendado um hub USB > Ethernet.
- Tanto Windows 10 quanto o Windows 11 são suportados, porém tenha certeza de ter atualizado o SteamOS para a última versão antes de instalar o Windows, permitindo pegar as chaves do suporte fTPM na BIOS, eliminando problemas de incompatibilidade e/ou erros de hardware não suportado. – Você também pode desligar o TPM na bios.
- Você pode instalar o Windows 10 ou 11 em um HDD ou SSD Externo via USB plugado no Dock/Hub!
Porém pra isso você precisa pré-gravar a .ISO nesse HDD/SSD utilizando uma ferramenta chamada Win2USB que é proprietária, licenciada e, se quiser gravar builds de ISO’s mais recentes, deve pagar pela licença.
#UrbanCompassPony
Fontes:
Philipp Richter
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.