Tudo sobre o Ubuntu 20.04 LTS

Com lançamento previsto para amanhã, veja as novidades desta versão principal com suporte de longo prazo; e todos os sabores do ubuntu 20.04!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

Vamos começar do começo: o codinome do novo Ubuntu 20.04 LTS é ‘Focal Fossa’.

Este é um apelido apropriado em muitos aspectos. Primeiro, que a palavra ‘Focal’ significa ‘ponto central’ ou ‘parte mais importante’, aquele que detém foco, enquanto Fossa – como os fãs do filme Madagascar saberão – é um predador parecido com um gato, nativo da ilha de Madagascar.

Fossas da animação da Dreamworks®

O Ubuntu 20.04 é uma versão de suporte de longo prazo (LTS) do Ubuntu. É a versão sucessora do Ubuntu 18.04 LTS lançado em 2018 – e cujo suporte vai até 2023 para aqueles que estiverem curiosos.

Cada versão do LTS é suportada por 5 anos na versão doméstica e servidores, sem exceções.

O mais interessante para os negócios e os cenários corporativos é a notícia de que esta versão será suportada por 10 anos como uma ‘versão de manutenção estendida’ (ESM). O status do ESM não é gratuito e é adaptado aos clientes do serviço Ubuntu Advantage.

A data de lançamento do Ubuntu 20.04 é 23 de abril de 2020. Sendo suportando por 5 anos, a versão 20.04 LTS expira em 23 de Abril de 2025. – Até 2030 se for a versão paga.

Outros marcos importantes ao longo do ciclo de desenvolvimento do Focal Fossa incluem:

  • Semana de Testes: 9 de janeiro de 2020
    Os primeiros pacotes já chegaram e foram compilados, marcando o começo dos primeiros testes.
  • Congelamento da Interface de Usuário : 19 de março de 2020
    A partir daqui a interface não sofrerá mais alterações de layout ou tema.
  • Ubuntu 20.04 Beta: 2 de abril de 2020
    Versão recomendada aos demais usuários que desejem já utilizar o sistema, para reportar bugs e/ou ver as principais novidades que chegaram. Ainda é uma versão instável! Não recomendada para produção.
  • Congelamento do kernel: 9 de abril de 2020
    A partir daqui o kernel não receberá novos drivers, apenas patches de correção.
  • Candidato de lançamento: 16 de abril de 2020
    Também conhecido como “beta final”, é a versão pronta: Ela será muito testada ao longo de 1 semana para corrigir bugs que possam ter passado batido pelos desenvolvedores.
    Já é a versão que pode ser usada pelos entusiastas de novidades, mas ainda não recomendada para produção.
  • Lançamento oficial: 23 de abril de 2020
    Versão para todos os públicos.
    A Canonical recomenda pelo menos 1 mês de espera antes de migrar do 18.04 para o 20.04 em ambientes corporativos, para devida correção de qualquer bug remanescente, a fim de prover a máxima estabilidade do sistema.

2. Recursos do Ubuntu 20.04

A tradição determina que os lançamentos do Ubuntu LTS permaneçam conservadores quando se trata de mudanças e novos recursos, mas o 20.04 LTS parece que vai reverter ligeiramente essa tendência.

Embora não hajam mudanças muito dramáticas planejadas – as versões LTS incluem apenas recursos que os desenvolvedores do Ubuntu podem se comprometer a oferecer suporte por cinco anos – existem algumas melhorias e atualizações notáveis na versão principal e também nos sabores.

A começar, pelo Kernel!

2.1 Kernel Linux

O Ubuntu 20.04 LTS será lançado com o kernel Linux 5.4 . Isso oferece suporte aprimorado ao hardware (entre outros recursos e drivers).

Os desenvolvedores do Ubuntu também ativaram o suporte ao WireGuard (a tecnologia VPN segura) e a integração com o Livepatch (para atualizações do kernel sem reinicialização). – Lembrando que são novidades do Kernel 5.6, que foram portados para o 5.4 LTS, sofreram o que chamamos de backport!

Mais detalhes sobre os recursos nativos deste kernel 5.4 você pode encontrar nesta publicação em nosso site!

O initramfs também foi alterado, utilizando uma compressão diferente da lz4, permitindo tempos de boot sutilmente mais rápidos!

2.2 Aos Desenvolvedores

Os desenvolvedores que criam no Ubuntu também apreciarão a inclusão de ferramentas atualizadas , entre outras, glibc 2.31, OpenJDK 11, Python 3.8.2, php 7.4, perl 5.30 e golang 1.13.

agora mostra o logotipo OEM do seu computador no boot boot, em um esforço para oferecer uma experiência de inicialização “sem oscilações” :

2.4 E mais!

Além disso, o Ubuntu 20.04 padrão vem com:

  • Aparência melhorada
  • Tema escuro
  • Configuração de escala fracionária
  • Vem com o GNOME 3.36
  • Tela de login redesenhada
  • Nova tela de bloqueio
  • Aplicativo Ubuntu Software baseado em snap
  • Desempenho aprimorado do GNOME Shell
  • Suporte de instalação refinado do ZFS
    Porém o ZFS continua como uma opção Experimental!
  • Modo de jogo adicionado via update em 21/04/2020: gamemode
    Cortesia da Feral Games. Vários sabores também receberão o pacote via update – como o Ubuntu MATE -, ativando-se automaticamente se o jogo for da Feral e/ou utilizar Vulkan como base.
  • Tudo isso, além de muitas correções menores, atualizações de aplicativos e ajustes no sistema.

3. Sabores

Falaremos dos Sabores, que tanto colorem os lançamentos do Ubuntu com diversas novidades, várias delas exclusivas!

3.1 Kubuntu

A versão 20.04 trouxe o KDE Plasma 5.18 LTS. Dentre as maiores novidades, há um novo seletor de emoji coloridos, melhor tema dos aplicativos GTK, notificações refinadas de aplicativos e do sistema, e uma alternância da bandeja do sistema para a opção Cor Noturna.

Uma variedade de aplicativos atualizados do KDE está disponível no Discover (a loja oficial), incluindo versões mais recentes do Kdenlive, KDE Connect e Latte Dock.

De nota particular, há um novo player de música padrão no Kubuntu 20.04. A distribuição decidiu mudar da Cantata baseada em Qt para a Elisa baseada em Qt a partir deste lançamento.

3.2 Ubuntu Budgie

A principal dele é um novo menu de aplicativos inspirado no Slingshot, o iniciador de aplicativos de ações usado no sistema operacional ElementaryOS. O iniciador de aplicativos possui um modo opcional ‘faixa de energia’, que incorpora botões de gerenciamento de sessões no iniciador de aplicativos, ao lado da caixa de pesquisa.

Há também um novo applet nativo do Network Manager para gerenciar conexões da Web com e sem fio, melhor suporte a telas de HiDPI, um novo seletor de ‘layout da área de trabalho’ e melhor ‘Window Shuffler’.

Conecte um telefone Android a uma porta USB no Ubuntu Budgie 20.04 e você poderá navegar pelo sistema de arquivos no Nemo , o gerenciador de arquivos.

Em termos de aplicativos, a equipe do Ubuntu Budgie substituiu o GNOME MPV por seu sucessor, Celluloid, e adiciona o (realmente fantástico) aplicativo Drawing à sua lista de softwares padrão.

3.3 Ubuntu Kylin

O desktop UKUI baseado em MATE se transformou em um desktop UKUI baseado em Qt, chamado UKUI 3.0 Preview. Embora um pouco áspero nas bordas, a aparência geral da área de trabalho é muito boa.

A única desvantagem é, como sempre, a menos que você esteja morando na China e faça uso de serviços de Internet baseados na China, o restante da distribuição é um nicho um pouco demais para o público internacional.

3.4 Ubuntu MATE

Se os logs de alterações de versão fossem uma competição, o Ubuntu MATE obteria ouro a cada seis meses, sem dúvidas – ele sempre traz uma grande quantidade de mudanças nos releases.

Os recursos do Ubuntu MATE 20.04 incluem melhor suporte para renderização HiDPI em toda a interface do usuário, visualizações de janela minimizadas na barra de tarefas e novas configurações do Indicador de notificação – incluindo um modo de não incomodar, que havia estreado de forma experimental no Ubuntu MATE 19.10.

A distribuição decidiu retirar o Compiz e o Compton da instalação padrão, pois eles não são mais considerados necessários (e esta é uma versão LTS).

Há também um novo frontend GTK para o fwupdate. Isso facilitará a verificação de atualizações de firmware para dispositivos conectados e a aplicação das atualizações, se disponíveis. O fwupdate verifica até mesmo firmwares de SSDs, placas PCI e BIOS.

Também há a chegada de novos softwares padrão, como o Evolution em vez do Thunderbird; e do Celluloid em vez do GNOME MPV, dentre outros.

Há uma nova ferramenta que permite alterar a cor global do sistema, trocando-o do típico verde para qualquer outra cor sólida do espectro típico do arco-íris! – e um pouco alem.

Por fim, todas novidades que chegaram na versão upstream MATE desktop 1.24 estão presentes.

3.5 Ubuntu Studio

A seleção de plug-ins de áudio é expandida ainda mais, com vários novos plug-ins incluídos para as necessidades de produção de áudio.

O MyPaint retorna à instalação padrão, onde fica ao lado da versão mais recente do editor de imagens GIMP.

O utilitário Ubuntu Studio Controls agora permite atribuir nomes a pontes pulseaudio-Jack e foi organizado um toque para ocupar menos espaço na tela.

3.6 “L” e “X”?

Sem maiores detalhes sobre as novidades do Xubuntu e do Lubuntu nas versões LTS.

Xubuntu 20.04 LTS

São distros focadas em estabilidade e que possuem mudanças sutis, como a composição de novos temas para as janelas e/ou chegada do Tema Escuro, enquanto trazem muitas correções de bugs, versionamento e estabilidade dos apps de usuário e do sistema.

4. Download

Para baixar o Ubuntu e/ou seus sabores (links atualizados!):

  • Ubuntu 20.04 LTS – Clique aqui
  • Kubuntu 20.04 LTS – Clique aqui
  • Xubuntu 20.04 LTS – Clique aqui
  • Lubuntu 20.04 LTS – Clique aqui
  • Ubuntu Kylin 20.04 LTS – Clique aqui
  • Ubuntu MATE 20.04 LTS – Clique aqui
  • Ubuntu Studio 20.04 LTS – Clique aqui
  • Ubuntu Budgie 20.04 LTS – Clique aqui

Lembrando que se você já baixou e instalou, basta manter-se atualizado, que via update você irá do atual Release Candidate (Beta) para a versão Final automaticamente.

Apenas um alerta de que a .iso do Ubuntu Studio é maior que os outros sabores devido á quantidade de ferramentas de edição nativas, por isso, se você estiver em uma conexão lenta, pode demorar mais para fazer o download.

Por recomendação, aguarde 1 mês pós lançamento para usar qualquer uma de suas versões em ambientes de produção e/ou trabalho crítico, para dar tempo de bugs remanescentes serem corrigidos.

#UrbanCompassPony

Fontes:
OMGUbuntu
OMGUbuntu2

Deixe um comentário