TrueOS chega ao fim!

Kris Moore, vice-presidente de engenharia da iXsystems, confirmou no início do mês de Março, em seus fóruns, que o trabalho cessou no TrueOS.


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

O TrueOS , anteriormente conhecido como PC-BSD , está deliberadamente morto. Kris Moore, vice-presidente de engenharia da iXsystems, confirmou no início do mês de Março em seus fóruns que o trabalho cessou no sistema operacional.

Quando questionado se o sistema foi abandonado, uma vez que o commit mais recente ocorreu no início de janeiro, Kris comentou:

“Sim, neste momento não há trabalho ativo continuado no TrueOS pelos desenvolvedores originais. Ficamos bem atarefados com o TrueNAS Core e pelos esforços relacionados a ele por um tempo, mas iremos em frente e aposentaremos o site/repositórios em breve.”

Kris depois continuou com:

“Nos últimos 2-3 anos tem sido um projeto de paixão pessoal para alguns funcionários da IX e estamos todos ocupados dando nosso melhor no desenvolvimento do TrueNAS Core Enterprise e alguns outros projetos no momento. Além disso, não há muita demanda da comunidade pelo que estava tentando fazer naquele sistema operacional; portanto, todos nós passamos a [focar em] outras coisas”.

2. Desenvolvimento

O TrueOS começou como PC-BSD em 2006 como um downstream do FreeBSD, enquanto em 2016 passou para a marca TrueOS. Nos últimos dois anos, porém, houve um declínio constante, especialmente depois que eles trabalharam para se reinventar, mas sem o foco da área de trabalho.

Enquanto isso, o pessoal da iXsystems está focando seus esforços no TrueNAS 12.0 CORE, que culminam no TrueNAS e FreeNAS.

Para aqueles que procuram um sistema operacional baseado em BSD, compatível com desktop, com um bom suporte pronto para uso no TrueOS / PC-BSD da época, o melhor que encontrei para qualquer BSD de desktop no momento é o GhostBSD, ao lado do cMidnightBSD.

3. Análise Opinativa

Por muito tempo pensou-se que o FreeBSD estaria morrendo. Mas temos outras evidências fortes do desenvolvimento dele.

Da mesma maneira, o TrueOS chega ao fim mas continuará vivendo sob o TrueNAS e quem faz uso desse servidor de arquivos.

#UrbanCompassPony

Fonte:
Phoronix


 

2 comentários em “TrueOS chega ao fim!”

  1. Olá Urban Compass Pony, passando aqui pra sugerir um post/review do helloSystem, um *BSD que tem o objetivo ser como o MacOS, com foco em simplicidade, elegância e usabilidade.

    Responder

Deixe um comentário