Novo recurso experimental do Kernel Linux denominado Thermal Pressure promete ajudar o desempenho dos processadores em caso de superaquecimento.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
O engenheiro da Linaro, Thara Gopinath, enviou hoje um conjunto experimental de correções do kernel que introduz o conceito de “pressão térmica” para ajudar a melhorar e otimizar o desempenho do Linux quando os núcleos do processador estão funcionando com sobrecarga.
Atualmente
No momento, tudo funciona assim:
Enquanto o código do governador de CPU já lida com o superaquecimento dos núcleos da CPU aplicando o downclock limitando sua freqüência, o escalonador do kernel não está ciente dessas restrições de capacidade devido ao superaquecimento.
O resultado disso é um gargalo de processamento e uma grande perda de desempenho em situações de estresse do componente.
Os computadores que fazem uso de chips ARM, como o Raspberry Pi, são os que mais serão beneficiados desse novo recurso, já que esquentam demais naturalmente.
O objetivo com esse novo recurso denominado Thermal Pressure – literalmente pressão térmica – é permitir que o escalonador posicione melhor os processos entre as CPUs disponíveis durante um evento de superaquecimento, o que ajudará no desempenho.
Progresso
O código experimental foi aplicado em execução na placa de desenvolvimento HiKey960, enquanto que o benchmark da AOBench foi executado logo depois. Foi descoberto que os patches ajudaram no desempenho da placa em aproximadamente 12%.
Placa de desenvolvimento HiKey960
Mais detalhes sobre essa proposta aqui!
Análise Opinativa
Considerando a evolução dos notebooks e a aposta cada vez maior nos chips ARM, um módulo de gestão térmica para casos de sobreaquecimento será muito bem vindo para o kernel Linux lidar de forma mais inteligente de situações como essa!
E claro, não obstante, as CPUs Intel e AMD também serão beneficiadas, já que o código não é restrito á arquitetura ARM mas sim casos de sobreaquecimento de qualquer núcleo, de qualquer arquitetura de CPU.
#UrbanCompassPony
Fonte:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.