Lançado o Red Hat Enterprise Linux 7.5

A Red Hat anunciou no ultimo dia 10 de Abril o lançamento de seu sistema Red Hat Enterprise Linux 7.5. Uma semana depois, outra grande novidade chegou, envolvendo o sistema da Oracle!

| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.

Principais Novidades

O RHEL 7.5 trouxe inúmeras novidades para quem o utiliza em sistemas de produção e ambiente empresarial. As principais são:

  • Integração entre o OpenSCAP com o Red Hat Ansible Automation.
    Essa integração permite a criação de Ansible Playbooks diretamente das varreduras do OpenSCAP, que podem ser usadas para implementar remediações mais rápida e consistentemente em um ambiente de TI híbrido. Agora, os dados confidenciais também podem ser mais bem protegidos em ambientes variados, com aprimoramentos na Criptografia de disco com limite de rede, que suportam a descriptografia automática de volumes de dados.
  • Suporte ao Virtual Data Optimizer baseado na tecnologia Permabit.
    Projetado para reduzir os custos de armazenamento de dados na nuvem e no local em até 83%, de acordo com a pesquisa interna da Red Hat, o VDO reduz a redundância de dados e melhora a capacidade de armazenamento efetiva por meio da desduplicação e compactação de dados antes de chegarem aos discos.
  • Melhor integração com a infra-estrutura baseada no Microsoft Windows. 
    Isso inclui gerenciamento e comunicação aprimorados com implementações do Windows Server, transferências de dados mais seguras com o Microsoft Azure e melhorias de desempenho para arquiteturas complexas do Microsoft Active Directory. No geral, isso pode ajudar a fornecer uma transição mais suave para as organizações que buscam colmatar a escalabilidade e a flexibilidade das implementações do Red Hat Enterprise Linux 7.5 com os investimentos em TI existentes baseados no Windows.
  • Suporte total ao Buildah. 
    O Buildah é uma maneira de criar e implementar imagens de contêiner sem ter uma pilha ou um daemon de tempo de execução de contêiner completo. Isso permite que as equipes de TI criem e implantem aplicativos em contêiner mais rapidamente sem precisar executar um mecanismo de contêiner completo, reduzindo a superfície de ataque e removendo a necessidade de executar um mecanismo de contêiner em um sistema que não é destinado a produção.

Mais detalhes sobre o Red Hat Enterprise Linux 7.5 estão disponíveis via RedHat.com.

Arquiteturas

O recém lançado sistema da Oracle está disponível para as seguintes arquiteturas:

  • x86 (64 bits)
  • IBM Power
  • IBM z Systems
  • ARM (64 bits)

Mais novidades!

Apenas uma semana após o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 7.5, – explicitamente hoje – a Oracle lançou a última versão de seu Oracle Linux 7 derivado do RHEL7, trazendo a possibilidade de escolha entre 2 opções de kerneis Linux:

  • Unbreakable Enterprise Kernel Release 4 (kernel-uek-4.1.12-112.16.4.el7uek) para x86-64
  • Red Hat Compatible Kernel (kernel-3.10.0-862.el7) para x86-64

O Oracle Linux mantém a compatibilidade do espaço do usuário com o Red Hat Enterprise Linux (RHEL), que é independente da versão do kernel subjacente ao sistema operacional. Os aplicativos existentes no espaço do usuário continuarão a ser executados sem modificações no Oracle Linux 7 Update 5 com o UEK Release 4 e nenhuma re-certificação é necessária para aplicativos já certificados com o Red Hat Enterprise Linux 7 ou o Oracle Linux 7.

Com seu kernel UEK, a Oracle afirma que ainda suporta o sistema de arquivos Btrfs, embora a Red Hat tenha suspendido o suporte ao Btrfs, estaria encerrando seu apoio ao projeto e removerá o suporte completamente com o lançamento do RHEL8.

Download

Red Hat Enterprise Linux 7.5 está agora disponível no Red Hat Customer Portal para todos os clientes com uma subscrição ativa do Red Hat Enterprise Linux.

As imagens de instalação do Oracle Linux logo estarão disponíveis neste link*.
O kernel da Oracle pode ser baixado neste outro link*.
As sources da Oracle se encontram neste link.

*Somente para clientes cadastrados!

#UrbanCompassPony

Fontes:
Phoronix 1 e 2

O desenvolvimento deste site, a manutenção do Servidor de Arquivos Cloud da UNIX Universe (aqui), o desenvolvimento do sistema PigmeOS em parceria com Grupo Bonobo (aqui) e a manutenção da nossa loja de games (aqui) são dispendiosos para quem se dedica a ajudar os usuários deste fantástico universo baseado em UNIX®.

Me comprometo a mensalmente divulgar os usuários que mais nos apoiarem, assim como mostrar um relatório fiscal publicado aqui no site, de para com o quê a verba foi destinada. No momento o maior plano é agariar fundos para adquirir novas licenças e trazer mais games para a nossa loja, assim como continuar o trabalho de trazer mais games para o Linux, sejam eles nativos caso a source esteja disponível, seja para o WINE, desde que mantendo a qualidade de sempre.

Toda e qualquer ajuda será bem vinda!

Deixe um comentário