Lançado hoje o novo Kernel Linux 4.18 e, dentre as maiores novidades, destaco suporte a novos tipos de hardware, novos drivers da AMD e até boot mais rápido. Confira todas as melhorias!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Mais um domingão chegou e com ele um novo lançamento do kernel Linux, mais precisamente a versão 4.18!
Os destaques do kernel 4.18 se resumem a novas melhorias no suporte AMDGPU, destaque para o driver DRM V3D, trabalho inicial de código-fonte aberto no hardware NVIDIA Volta GV100, implementação do driver do kernel Valve Steam Controller, fusão do framework BPFILTER, mitigação do ARM Specter trabalho, suporte à criptografia do sistema de arquivos Speck, remoção do sistema de arquivos Lustre, a chamada do sistema de sequências reinicializáveis excitantes foi mesclada, o novo alvo de gravação de digitação DM e muito mais.
Embora existam muitos recursos novos, o Linux 4.18 está na verdade mais de 100.000 linhas de código mais leve que o 4.17, graças à remoção de código desatualizado e/ou obsoleto.
Vamos ás principais novidades!
Placa de Vídeo
- O driver de kernel AMDGPU DRM tem suporte inicial para o processador gráfico Vega 20, ainda a ser lançado.
- Há também suporte inicial para os gráficos Vega M que são os hardware gráficos Polaris/Vega encontrados nos novos processadores Intel “Kabylake G” para fornecer gráficos onboard mais rápidos do que os gráficos UHD/HD da própria Intel.
- O AMDGPU também conta agora com suporte ao perfil de energia Vega, melhorias no controle de tensão do relógio e outras melhorias do Vega. Da mesma forma, o driver de computação AMDKFD agora suporta Vega/GFX9, portanto, este driver de núcleo de núcleo AMD pode trabalhar com o ROCm/OpenCL no espaço do usuário para este hardware gráfico AMD de última geração.
- O trabalho adiantado no suporte a gráficos Intel “Icelake” Gen 11, que acabará por suceder o ainda não lançado hardware Cannonlake. O Icelake está começando a entrar em forma e provavelmente em torno do Linux 5.0 ~ 5.1, ele provavelmente estará em boa forma se o timing se mantiver baseado nos esforços anteriores de habilitação de gráficos da Intel, que ainda devem ter bastante tempo à frente dos processadores Icelake.
- O driver V3D DRM, anteriormente conhecido como driver VC5 DRM da Broadcom, foi mesclado. Isto é para o hardware de próxima geração do VideoCore V e o que esperançosamente aparecerá no novo hardware Raspberry Pi em um futuro não muito distante.
- O Xen-front foi fundido como um novo driver DRM para um front-end de exibição Xen hypervisor para-virtualizado.
- O suporte inicial do NVIDIA GV100 Volta ao driver DRM Nouveau, embora agora seja basicamente bom apenas para a configuração do modo kernel.
- Outros trabalhos incluem mais trabalho de proteção de conteúdo Intel HDCP, correções DisplayPort MST para a Intel.
- Exemplos de drivers de exibição de dispositivos mediados para o VFIO.
Processadores
- Mitigação para as arquiteturas ARM64, AArch64 e ARMv8 para a falha Spectre V4 com Desativação do Desvio de Armazenamento Específico.
- Para hardware ARM de 32 bits mais antigo, agora há finalmente a atenuação do Specter V1 / V2, enquanto o ARM de 64 bits (e outras arquiteturas) teve esta redução por meses.
- Continuou a trabalhar na criação de suporte para os processadores x86 chineses, também conhecidos como CPUs Zhaoxin / Centaur x86 no Linux com base no VIA IP.
- As antigas APUs AMD Stoney Ridge e Bristol Ridge AMD têm suporte a relatórios de temperatura .
- Melhorando o mecanismo de inicialização do iowait dentro do código CPUFreq Schedutil .
- HWP Iowait impulsionando o driver de escalonamento P-State para servidores / estações de trabalho Intel Xeon Skylake para obter melhor desempenho de I/O.
- Novos patches da AMD em torno do SSBD para desativação de desvio de armazenamento especulativo com o Spectre V4 em hardware AMD ao ter novos microcódigos/CPUs.
- Manutenção de suporte a vários processadores de arquitetura MIPS.
- Continuamos o trabalho para colocar o código RISC-V Linux em forma e agora há integração inicial com o subsistema perf.
- Suporte inicial para o Qualcomm Snapdragon 845 SoC; Será melhorado nas próximas versões do kernel.
Armazenamento
- Suporte á criptografia Speck.
Essa é a polêmica criptografia criada pela NSA a qual abordamos nesta publicação recentemente! - Suporte a espaço de nome de usuário no sistema FUSE.
- Primeiros preparativos para reparo de sistemas de arquivos online e outros aprimoramentos para o sistema de arquivos e muitas outras correções para o XFS.
- O sistema de arquivos Lustre foi removido do kernel devido a este código não ser mantido bem no upstream. Apesar disso o Lustre continua tendo suporte externamente.
- Exclusão mais rápida no código de envio do Btrfs.
- Descartar melhorias para o F2FS.
- O alvo do WriteCache do DM foi fundido para ajudar com o armazenamento em cache de bancos de dados.
Outros Hardwares
- Fusão do driver HID do Controlador Steam independente para o kernel do Linux.
- O driver de comutador do tablet Chromebook foi mesclado para ajudar alguns x86 Google Chromebooks que são do tipo 2 em 1 / conversível para alternar entre os modos.
- Suporte para vários novos chips de som .
- Melhorias USB 3.2 e USB Type-C .
- Dell e Thunderbolt suportam melhorias .
Outros
- O BPFILTER foi fundido como a solução baseada em BPF para eventualmente revisar a filtragem de pacotes e o código de firewall do kernel do Linux.
- Melhorias no código do Microsoft Hyper-V para o KVM.
- Mais melhorias no código do planejador do kernel para ajudar o schedutil, NUMA, CPUs virtuais e muito mais.
- Suporte de filtragem de regra de auditoria no AppArmor .
- Atualizações e diversas melhorias no código de gerenciamento de energia.
Quem usa notebook agradece! - Trabalho contínuo para mitigar totalmente a futura falha do ano 2038
Leia nossa matéria a respeito do curioso caso do Ano 2038, clicando aqui! - A nova chamada do sistema de Seqüências Reiniciáveis (SystemD) que pode ajudar no desempenho geral de diversos hardwares do mercado, novos e antigos.
- E muito mais!
Kernel Linux 5.0
De acordo com Torvalds, ainda teremos o kernel Linux 4.19; e em vez do kernel 4.20, teremos o 5.0.
Os motivos? Grandes números secundários causam confusão – como as vistas entre os desenvolvedores do GNOME após a versão 3.20. E sim, será um kernel comum, nada excepcional.
Resta saber se o 4.19 será LTS ou se aguardarão o lançamento do 5.0 para defini-lo como LTS.
No momento o kernel 4.14 é o atual LTS, com suporte longo e está na versão 4.14.62.
Devo Atualizar?
Ai fica a questão: Você precisa?
Depende do seu hardware, das suas necessidades. Se você for um usuário comum, pode continuar usando o kernel nativo de sua distribuição Linux – eventualmente o 4.18 chegará a ele!
Mas se você for um usuário avançado, poderá trocá-lo. Aguarde mais uns minutos – ou uns dias -, até o kernel chegar aos repositórios da sua distribuição Linux ou leia neste post onde ensino a trocar o kernel, clicando aqui! Caso não queira esperar, poderá baixa-lo em formato .tar.gz abaixo!
Download
O download do dito cujo foi disponibilizado no GitHub e está disponível clicando aqui!
Daqui uns dias ele chegará no repositório das distros e também no repositório de kerneis pré compilados do Ubuntu, aqui!
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
segundo sua própria análise, kernel com veneno, rico em stroncio 90. ;-(