DXVK News: v0.65

Novidades na camada de compatibilidade Vulkan desenvolvida para rodar games que exigem DirectX: Lançada a versão 0.65!

| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.

Para os jogadores de fim de semana do Linux, o DXVK 0.65 está disponível atualmente como a mais nova atualização de recursos desta biblioteca para rodar jogos do Direct3D 11 no Wine utilizando Vulkan.

O mais notável para o DXVK 0.65 é a introdução de seus arquivos de configuração por jogo para lidar com peculiaridades e outros ajustes.

Essas opções de configuração incluem ajustar o comportamento de quando as superfícies são criadas, aprovar o suporte a uma interface COM Direct3D 10, impor a latência máxima de quadros, substituir as IDs de fornecedor e dispositivo expostas ao aplicativo executando, falsificar o suporte de saída de fluxo permitindo a sobreposição, alocação de memória de um heap Vulkan e usando compilação de pipeline assíncrona sem otimizações.

O DXVK irá procurar por um arquivo de configuração dxvk.conf no diretório do binário do jogo que está sendo lançado, caso contrário, tentará corresponder as configurações baseadas no nome do binário que está sendo lançado.

No processo, várias variáveis de ambiente foram descartadas, pois são redundantes com esse novo sistema de configuração.

O DXVK 0.65 também tem algumas correções para ser melhor suportado em conformidade com a especificação Vulkan: melhora a validação para evitar que os jogos criem correções de recursos potencialmente inválidos e tem correções para vários jogos específicos. Essas correções de jogo incluem problemas de endereçamento como os vistos em Dragon Age Inquisition, Monster Hunter World e Yakuza 0.

Mais detalhes sobre o DXVK 0.65 assim como seu Download estão disponíveis no GitHub.

O arquivo compactado em .tar.gz deve ser extraído; e o arquivo .sh executado.
Mas claro, recomendado para usuários avançados! – Inclusive eu pessoalmente ainda não peguei o jeito com ele.

DXVK?

O dxvk é uma maneira de forçar games que originalmente rodam sob DirectX, a usar o Vulkan, nativo do Linux, trazendo mais desempenho a games. Mesmo numa versão tão baixa, sendo tão “recente” – ainda BETA – ele se mostra super poderoso com muito potencial!

Aqui temos uma demonstração de como o GTA V roda com o DXVK como noticiado aqui no site nesta publicação!

Fontes:
Phoronix 1
Phoronix 2

#UrbanCompassPony

Deixe um comentário