Kernel Linux 4.17 trará otimização energética para AMD

O promissor próximo kernel trará novidades para melhorar a otimização de energia nos diversos hardwares Intel e AMD. Mas a melhoria dessa vez, chegará mais cedo, também ás versões LTS atuais!

| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.

Além de outras promissoras melhorias na economia de energia do Linux 4.17 que chegarão para os processadores Intel, uma correção separada foi adicionada hoje para potencialmente ajudar os sistemas sob AMD a economizar mais energia, ainda mais em quem trabalha com notebooks.

Um engenheiro da AMD notou que, com o código do kernel Linux existente, o uso da instrução MWAIT é suportado e até usado, mas nos processadores da AMD, não permite estados c mais profundos do que C1 com hardware atual. A instrução MWAIT x86 é usada como uma dica para permitir que o processador entre em um estado otimizado específico da CPU. Assim, com o código do kernel até agora, nos processadores da AMD, ele poderia deixar de entrar em alguns dos mais profundos estados de economia de energia. Mas com esse patch simples, isso não é mais o caso.

Nas palavras dele:

Sistemas AMD recentes suportam o uso de MWAIT para o estado C1. No entanto, o MWAIT não permitirá cstates mais profundos que C1 nos sistemas atuais.

play_dead () espera usar o estado mais profundo disponível. O estado mais profundo disponível nos sistemas AMD é alcançado através de SystemIO ou HALT. Se o MWAIT estiver disponível, ele é preferido em relação aos outros métodos, portanto, a CPU nunca atinge o estado mais profundo possível.

Não tente usar o MWAIT para play_dead () em sistemas AMD. Em vez disso, use CPUIDLE para entrar no estado mais profundo anunciado pelo firmware. Se CPUIDLE não estiver disponível, então faça o fallback para HALT.

A boa notícia é que este patch também será copiado para os kerneis estáveis 4.4, 4.9 e 4.14, assim vocês não terão que esperar pelo Linux 4.17.

Será interessante ver o impacto na economia de energia dos sistemas AMD Zen como resultado dessa mudança. A solicitação de pull dos patches x86 hoje diz que “impede o consumo excessivo de energia”, mas não fornece detalhes.

#UrbanCompassPony

Adaptado de:
Phoronix

O desenvolvimento deste site, a manutenção do Servidor de Arquivos Cloud da UNIX Universe (aqui), o desenvolvimento do sistema PigmeOS em parceria com Grupo Bonobo (aqui) e a manutenção da nossa loja de games (aqui) são dispendiosos para quem se dedica a ajudar os usuários deste fantástico universo baseado em UNIX®.

Me comprometo a mensalmente divulgar os usuários que mais nos apoiarem, assim como mostrar um relatório fiscal publicado aqui no site, de para com o quê a verba foi destinada. No momento o maior plano é agariar fundos para adquirir novas licenças e trazer mais games para a nossa loja, assim como continuar o trabalho de trazer mais games para o Linux, sejam eles nativos caso a source esteja disponível, seja para o WINE, desde que mantendo a qualidade de sempre.

Toda e qualquer ajuda será bem vinda!

1 comentário em “Kernel Linux 4.17 trará otimização energética para AMD”

Deixe um comentário