Aprenda mais sobre o projeto Stratis da Red Hat, que promete oferecer funcionalidades semelhantes ás do Btrfs e do ZFS.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Com a Red Hat desaprovando o Btrfs no RHEL7, pois este sistema de arquivos não amadureceu como muitos esperavam, a Red Hat vem investindo em seu novo sistema de arquivos denominado Stratis.
Agora finalmente tivemos mais detalhes sobre esse projeto!
Desde o verão passado, muito progresso foi feito no Stratis e está sendo preparado para ser testado no Fedora . O Stratis é um sistema de arquivos de gerenciamento de volume (VMF) que se baseia no subsistema DM do kernel Linux, com base no sistema de arquivos XFS, em vez de ser um novo sistema de arquivos escrito do zero
O colaborador de longa data do Linux, Andy Grover, da Red Hat, envolvido nesta iniciativa de armazenamento, escreveu um conjunto de posts detalhando o foco do projeto. Suas postagens podem ser encontradas no OpenSource.com.
Os destaques incluem:
- O objetivo do Stratis é “trazer avanços de armazenamento para todos os usuários do Linux, desde o simples SSD até um RAID de cem discos. O Linux tem os recursos, mas a falta de uma solução fácil de usar atrapalhou uma adoção ampla. O objetivo do Stratis é tornar os recursos avançados de armazenamento do Linux acessíveis.”
- Os pilares do Stratis estão na configuração de armazenamento mais fácil, permitindo mudanças posteriores em tais configurações e usando recursos avançados de armazenamento, de instantâneos a camadas.
- Em comparação com o ZFS / Btrfs, Andy diz que o Stratis está focado em ser “fácil e seguro de usar”.
- A Red Hat não pegou o ZFS todo como base devido à sua licença de código restritiva CDDL.
- Eles também não optaram pelo Btrfs, já que “ele ainda não chegou onde precisa ser em termos de estabilidade e recursos”.
- Stratis oferece automação e uma “API de primeira classe” para interação com ele.
O desenvolvimento deste site, a manutenção do Servidor de Arquivos Cloud da UNIX Universe (aqui), o desenvolvimento do sistema PigmeOS em parceria com Grupo Bonobo (aqui) e a manutenção da nossa loja de games (aqui) são dispendiosos para quem se dedica a ajudar os usuários deste fantástico universo baseado em UNIX®.
Me comprometo a mensalmente divulgar os usuários que mais nos apoiarem, assim como mostrar um relatório fiscal publicado aqui no site, de para com o quê a verba foi destinada. No momento o maior plano é agariar fundos para adquirir novas licenças e trazer mais games para a nossa loja, assim como continuar o trabalho de trazer mais games para o Linux, sejam eles nativos caso a source esteja disponível, seja para o WINE, desde que mantendo a qualidade de sempre.
Toda e qualquer ajuda será bem vinda!
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.