Com a chegada do driver não-tão Glorioso e com as melhorias de IO_uring, entre outras novidades, o kernel linux 5.7 com certeza é um Kernel polêmico!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
O kernel linux 5.7 é uma versão interessante, pois trouxe desde o polêmico Driver Glorious – que fez Torvalds indagar sobre por que o Linux não lida com drivers de forma simples como o Windows – até a chegada das melhorias para IO_uring, que vão deixar o kernel mais otimizado no aspecto de responsividade e menor latência nos acessos a discos e conexões de rede!
Dentre os novos recursos, destacamos:
1. Processadores
- O driver Intel P-State agora usa um padrão de governador Schedutil no modo passivo (não HWP), graças ao suporte de invariância de frequência ao schedutil.
- Preparativos para apoiar o SoC RISC-V Kendryte K210.
- Suporte para o Qualcomm Snapdragon 865.
- Muitos novos dispositivos ARM são suportados, incluindo o Pine Tab, o PineBook Pro e outros.
- Atualizações da tecnologia Intel SpeedSelect.
- Autenticação de ponteiro no kernel no ARM64.
- Suporte de VM convidado seguro/protegido nas arquiteturas IBM s390 e POWER.
- Melhor suporte à CPU Loongson 3.
- Uma correção de execução especulativa para CPUs C-SKY.
- Rastreamento de pressão térmica otimizado, para sistemas sobrecarregados termicamente; O objetivo é melhorar o posicionamento das tarefas nos núcleos das CPUs superaquecidas.
2. Gráficos
- Os gráficos Intel Tiger Lake agora são ativados por padrão com os gráficos “Gen 12”, agora considerados estáveis o suficiente.
- Suporte a HugePages DRM TTM para melhorar inicialmente a experiência VMWGFX, mas também outros driver.
- Corrigidos mais erros desagradáveis do Nouveau.
- Melhor suporte para decodificação de vídeo Meson.
- Atenuação de segurança do Intel iGPU Leak para o antigo hardware Gen7/Gen7.5.
- Suporte de Display HDR/OLED em AMDGPU.
- Correções para o novo hardware AMD Ryzen 4000 Renoir.
- A VMware VMWGFX recebeu suporte a OpenGL 4.x.
3. Sistemas de Arquivos
- Melhorias fantásticas para IO_uring.
Mas o que IO_Uring faz?
- Por design, as interfaces IO_uring são projetadas para serem verdadeiramente assíncronas. Com o conjunto correto de sinalizadores, ele nunca iniciará nenhum trabalho no próprio contexto de chamada do sistema e apenas enfileirará o trabalho. Isso garante que o aplicativo nunca será bloqueado.
- Funciona com qualquer tipo de I/O: não importa se são arquivos em cache, arquivos de acesso direto ou mesmo soquetes de bloqueio. É isso mesmo: devido à sua natureza assíncrona por design, não há necessidade de poll + leitura/gravação para lidar com soquetes. Uma pessoa envia uma leitura de bloqueio e, quando estiver pronta, ela será exibida no anel de conclusão.
- É flexível e extensível: novos opcodes estão sendo adicionados a uma taxa que nos leva a acreditar que, em breve, crescerá para reimplementar cada chamada de sistema Linux.
Resumidamente, a chegada do novo IO_uring tornará o kernel mais otimizado, no sentido de mais responsivo e com menor latência, a tarefas de acesso de entrada e saída, desde discos rígidos a conexões de rede diversas.
- O novo driver do sistema de arquivos exFAT que substitui o driver exFAT na área de preparação que já existia há algumas versões. Este novo driver exFAT está em muito melhor forma e é mantido ativamente pela Samsung.
- Compactação zstd para o sistema de arquivos F2FS.
- O XFS está se preparando para suporte de reparo on-line e outras melhorias subjacentes.
- Melhorias de desempenho para a Criptografia Ceph.
- Suporte de OverlayFS com VirtIO-FS na parte superior.
- Preparando-se para suporte a dispositivos em zonas no Btrfs.
4. Redes
- Suporte para um arquivo de troca remota via SMB3/CIFS.
- Suporte de barramento Qualcomm MHI para melhorar o suporte sem fio Qualcomm no kernel Linux principal, juntamente com o suporte Qualcomm IPA.
- Suporte para os adaptadores Ethernet Intel E823 ainda a serem lançados.
- Suporte ao Intel Tiger Lake no driver E1000e.
5. Hardwares em Geral
- Suporte a Apple USB Fast Charge para dispositivos iOS, por meio de um novo driver.
- Tablets Intel mais antigos com melhor suporte à tela sensível ao toque.
- Novo suporte de hardware de som, do Realtek RT5682 ao Amlogic GX e ao Realtek RL6231, para muito trabalho do Sound Open Firmware.
- A chegada do famigerado driver de mouse (não tão) glorioso!
Houve uma polêmica, por este driver genérico ter sido criado pra suportar alguns mouses RGB “Glorious”. Torvalds até indagou do por quê o Linux ser tão complexo e/ou o desenvolvimento ser tão burocrático pra adicionar um simples driver de mouse USB genérico.
Houve a menção que o Linux deveria suportar drivers de forma orgânica como o Windows o faz e se valeria a pena essa abordagem; e se for levar adiante, como fazê-lo, sem perder a estrutura simples e/ou que prejudique o desenvolvimento de vindouros novos drivers.
6. Infraestrutura
- Melhorias no manuseio de inicialização EFI.
- Melhorias de desempenho para /dev/random.
- Otimizações de desempenho do SELinux.
- Trabalho maior para tornar exec() menos propenso a conflitos.
- A capacidade de gerar um processo em um cgroup diferente de seu pai.
- Adições do subsistema Perf para AMD Zen 3 e Intel Tiger Lake.
- Melhorias no Kbuild , facilitando a construção do kernel com uma cadeia de ferramentas LLVM.
- A nova chamada de sistema FSINFO.
- Muitas atualizações do agendador das melhorias do NUMA para outros recursos.
- Um pequeno driver de botão liga/desliga.
- Suporte para uma estrutura aceleradora unificada de acesso ao espaço do usuário.
- Limpeza de primavera de código obsoleto.
7. Download do kernel linux 5.7
O kernel linux 5.7 não é um kernel LTS!
Seu uso é desencorajado em produção, a menos que você seja um estudante ou entusiasta.
O Kernel Linux 5.7 deverá chegar em breve a quem utiliza distros rolling release como o ArchLinux, enquanto quem utiliza distros como o Ubuntu vão precisar do pacote Ubuntu Kernel Update Utility ou outros meios para obter o novo kernel.
O download do código fonte do kernel Linux pode ser feito clicando aqui, enquanto que para sistemas baseados em Debian você pode baixar os pacotes .deb neste endereço!
Lembrando que:
Kernel recém lançado costuma vir sem suporte inicial ao VirtualBox e também sem suporte a alguns drivers, como os da Nvidia!
Pessoalmente recomendo que aguardem até o kernel 5.7.1 sair, com correções de bugs e já com suporte pleno a drivers da NVIDIA, VirtualBox e outros. O lançamento desse referido kernel 5.7.1 será daqui ~1 semana.
Aos usuários de Ubuntu e seus sabores, certifique-se de ter os pacotes build-essential, libelf-dev e haveged instalados em seu sistema para maximizar a compatibilidade.
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.