Você leu o título corretamente! Agora você pode instalar o Linux no Nintendo Switch, tornando-o um dispositivo ainda mais interessante!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
O grupo fail0verflow explicou anteriormente em suas contas nas redes sociais que existe uma falha de segurança na ROM de boot do Nvidia Tegra X1. É possível explorá-la para rodar software não desenvolvido originalmente para o Switch.
A Nintendo não tem como corrigir essa vulnerabilidade, porque a ROM de boot é armazenada no processador da NVIDIA, o Tegra SoC e não pode ser corrigida, permitindo que qualquer entusiasta carregue o Linux diretamente em seu Switch. Segundo eles, a falha simplesmente não pode ser corrigida pela Nintendo através de uma atualização de firmware — o que significa que todas as unidades disponíveis no mercado estão suscetíveis a ela pois a falha é a nível de hardware.
KDE Plasma
Para demonstrar as capacidades de hardware do Switch, o fail0verflow testou o ambiente de área de trabalho KDE Plasma rodando no console. Veja por si mesmo:
Como você pode conferir no vídeo, tudo parece funcionar bem. É possível tocar na tela para ativá-la; controlar o brilho; e realizar gestos multitoque, como a pinça para ampliar elementos da interface.
Além disso, uma demonstração do OpenGL roda a 60 quadros por segundo, o Wi-Fi está funcionando, mas os hackers não mencionam a respeito de áudio nem Bluetooth.
Interessado em saber mais sobre isso?
Há uma postagem recente no site do fail0verflow (aqui) com detalhes de como fazer a instalação do sistema.
Você também pode encontrar código fonte e outras ferramentas no GitHub deles, neste link.
A instalação do sistema no Switch possui dificuldade mediana, já que o código deve ser injetado se aproveitando da falha do RCM (Recovery Mode) do console, iniciando uma imagem por USB.
Consequências?
O sucesso em rodar o Linux na plataforma da Nintendo é mais um passo para o fortalecimento do cenário dedicado a desenvolvedores de homebrews que desejam explorar as capacidades do console.
Conhecendo a Nintendo, a empresa deve tomar rapidamente uma série de medidas com o objetivo de impedir que softwares não autorizados rodem no Switch. No entanto, levando em consideração o que está acontecendo, esse pode ser um passo também para a pirataria e não deve demorar muito tempo até vermos relatos de jogos piratas sendo distribuídos pela internet.
#UrbanCompassPony
Fontes:
Créditos da Imagem de Chamada
GamingOnLinux
O desenvolvimento deste site, a manutenção do Servidor de Arquivos Cloud da UNIX Universe (aqui), o desenvolvimento do sistema PigmeOS em parceria com Grupo Bonobo (aqui) e a manutenção da nossa loja de games (aqui) são dispendiosos para quem se dedica a ajudar os usuários deste fantástico universo baseado em UNIX®.
Me comprometo a mensalmente divulgar os usuários que mais nos apoiarem, assim como mostrar um relatório fiscal publicado aqui no site, de para com o quê a verba foi destinada. No momento o maior plano é agariar fundos para adquirir novas licenças e trazer mais games para a nossa loja, assim como continuar o trabalho de trazer mais games para o Linux, sejam eles nativos caso a source esteja disponível, seja para o WINE, desde que mantendo a qualidade de sempre.
Toda e qualquer ajuda será bem vinda!
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus
Oi gente, muito legal esse site gostei muito das postagens e vou acompanhar mais. Grande abraço
Muito interessante seu site, gostei muito das informações escritas.Vou acompanhar as novidades sempre. Obrigada bjs marisa