GTA Trilogy rodando no Linux!

Recém lançada remasterização dos clássicos games da Rockstar, o GTA Trilogy não chegou nativamente para Linux. Mas demos um jeito!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

Caso esteja curioso pra saber como ficou o GTA Trilogy na prática e não está nem um pouco interessado em pagar pelos R$ 320,00 que a Rockstar cobrou por ele, aqui vai umas dicas pra consegui-lo e como rodar em seu querido Linux!

2. Download

O GTA Trilogy já se encontra disponível nos populares sites do mercado… a versão onde realizei os testes foi do elamigos.
Acredito que as versões da FitGirl e Dodi devem rodar de forma semelhante. Não posso publicar o link aqui por motivos de pirataria, mas vocês são espertos, vão achar

3. Especificações de Hardware

As exigências de hardware oficiais para executar o GTA Trilogy são:

Mínimo

  • SO: Janelinhas® 10
  • Processador Intel Core i5-6600K ou AMD FX-6300
  • Memória RAM 8 GB
  • Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 760 2 GB ou AMD Radeon R9 280 3 GB
  • 45 GB de espaço livre em disco

Recomendado:

  • SO: BillPortões® 10
  • Intel Core i7-2700K ou AMD Ryzen 5 2600
  • Memória RAM 16 Gb
  • Nvidia GeForce GTX 970 4 GB ou AMD Radeon RX 570 4 GB
  • 45 GB de espaço livre em disco

Em suma: tenha uma máquina gamer que já rodava o GTA V.
Não precisa rodar no máximo, mas pelo menos em Médio. O GTA Trilogy foi feito na Unreal Engine 4 e como tal, está bem exigente em hardware. Nos testes usei o Ryzen com VEGA 8, rodou o jogo no Medio ja com efeitos bonitos no padrão dos vistos no PlayStation 4 com sombras em tempo real dos faróis dos veiculos.

No armazenamento, tenha pelo menos 70 Gb de espaço livre para manipular os arquivos. Se você baixou a versão do elamigos, são mais ou menos 25 Gb do .rar, extraídos se tornam outros 25 Gb. Aqui poderá excluir o .rar e instalar normalmente, serão consumidos 45 Gb, aonde são 7 Gb do GTA III, 17 Gb do GTA VC e 22 Gb do SA. Se tiver HD, a extração demorará de 1 a 4h.

4. WINE

Vamos ao que interessa!

Eu fiz os testes numa configuração feita manualmente, mas não precisam se preocupar, o Lutris é mais que suficiente para tal

  1. Crie um WINEPREFIX limpo, de preferência com parâmetro WINEARCH=64 (prefixo 64 bits)
    Manualmente é:
    $ WINEPREFIX=”/caminho/do/local/aonde/o/jogo/vai/ser/instalado” WINEARCH=64 winecfg
  2. Instale primeiro o VCRUN2013, ambas versões: 32 bits e 64 bits
    Pra isso utilizei o winetricks, que seria manualmente:
    $ WINEPREFIX=”/caminho/do/local/aonde/o/jogo/vai/ser/instalado” winetricks vcrun2013
  3. Instale os pacotes DirectX9, DirectX10 e DirectX11.
    Manualmente, será:
    $ WINEPREFIX=”/caminho/do/local/aonde/o/jogo/vai/ser/instalado” winetricks d3dx9 d3dx10 d3dx11_42 d3dx11_43
  4. Instale o DXVK, que fará a mágica acontecer!
    Manualmente é:
    $ WINEPREFIX=”/caminho/do/local/aonde/o/jogo/vai/ser/instalado” winetricks dxvk192

Até a data desta publicação o dxvk mais recente é o dxvk192. Sempre coloque o último lançado pra manter a máxima otimização!

5. Executando

Instale o jogo normalmente nesse wineprefix. Se for manualmente, no exemplo do setup da equipe elamigos:

WINEPREFIX=”/caminho/do/local/aonde/o/jogo/vai/ser/instalado” wine “/home/USUARIO/Grand.Theft.Auto.The.Thilogy.The.Definitive.Edition.elamigos-games.com/GTA Trilogy The Definitive Edition/GTA Trilogy The Definitive Edition/setup.exe”

Na execução, troque o wine por este: lutris-fshack-6.21-3-x86_64 que se encontra aqui. Se você estiver lendo isso meses após a publicação desse post e o link expirou, basta baixar o WINE mais recente daqui!

Rode o jogo pelo atalho que o Lutris criou!

Se for manualmente, você precisará elaborar um script que invoque o jogo e passe-o para o WINE externo. – E não rode pelo WINE nativo instalado no sistema. – Se tiver problemas, no GitHub há alguns aplicativos e scripts prontos.

Pra ajudar, este é o script que elaborei para o GTA III de acordo com as minhas necessidades do meu sistema e da forma como organizei, podem alterá-lo para que funcione de acordo com as necessidades de vocês:

wd=”$( cd “$(dirname “$0″)” ; pwd -P )”

export WINEPREFIX=$wd”/wineprefix/GTATrilogy”
export GAMEPATH=”/drive_c/Games/GTA Trilogy The Definitive Edition/GTA III – Definitive Edition/Gameface/Binaries/Win64/”
export GAMEEXE=”LibertyCity.exe”
winecustom=lutris-fshack-6.21-3-x86_64

export WINEPATH=$wd”/wine/$winecustom”
export PATH=$WINEPATH”/bin”
export WINELOADER=$WINEPATH”/bin/wine”
export LD_LIBRARY_PATH=$WINEPATH”/lib”
export WINESERVER=$WINEPATH”/bin/wineserver”
export WINEDLLPATH=$WINEPATH”/lib/wine/fakedlls”
export WINEDEBUG=”-all”

cd “$WINEPREFIX”/”$GAMEPATH”
$WINELOADER “$WINEPREFIX”/”$GAMEPATH”/”$GAMEEXE”

Se tiver problemas pra achar os games para criar os atalhos, os .exe ficam respectivamente em:

/caminho/do/local/aonde/o/jogo/vai/ser/instalado/Games/GTA Trilogy The Definitive Edition/GTA III – Definitive Edition/Gameface/Binaries/Win64/LibertyCity.exe

/caminho/do/local/aonde/o/jogo/vai/ser/instalado/Games/GTA Trilogy The Definitive Edition/GTA San Andreas – Definitive Edition/Gameface/Binaries/Win64/SanAndreas.exe

/caminho/do/local/aonde/o/jogo/vai/ser/instalado/Games/GTA Trilogy The Definitive Edition/GTA Vice City – Definitive Edition/Gameface/Binaries/Win64/ViceCity.exe

E é isso!

6. Gameplay

Um pouco do meu gameplay, testado no Ubuntu MATE 21.10 com kernel 5.13.0-21 generic e driver AMD opensource nativo.

Não fiz maiores ajustes aqui, inclusive na Vega 8 com certeza teria melhor desempenho com o driver proprietário, só que ele é voltado pro Ubuntu 20.04 LTS e no momento não estou nas condições pra fazer mais testes. Garanto que rodou bem e na casa dos 20-25 FPS considerando uma placa integrada. No Windows 10 a titulo de comparação tava na média dos 35 FPS. Jogável? Mas engasgando ainda.

Nosso querido e amado beco do CêJota

GTA III pra quem quer passar raiv… digo, matar a saudade!

Aesthetics 80’s

7. Observações

  • Alguns efeitos gráficos podem ficar incompletos pela tradução do Unreal Engine não ser perfeita.
    Mantenha-se atualizado e sempre pegue as versões mais novas do WINE, principalmente do dxvk. Até a data desta publicação está rodando dignamente!
  • Os testes foram realizados num Ryzen com Vega 8 e o jogo rodou no médio/mínimo. Não subestime o quanto essa trilogia é exigente em hardware!

  • Suporte a Mods:
    A maioria dos mods, principalmente pra corrigirem as besteiras e bugs atuais, são aplicáveis substituindo arquivos, modelos e configurando .ini com CLEO3, o que devem funcionar normalmente. Podem haver problemas caso precise de algum editor.exe específico para alterar algum arquivo.

No mais, é isso!
Mande nos comentários, o que acharam da trilogia? Gostaram? Odiaram? Estão no meio termo? Vão baixar mods pra deixa-lo melhor?

#UrbanCompassPony

2 comentários em “GTA Trilogy rodando no Linux!”

    • Se a instalação for politicamente inapropriada kkkkk e sem depender de registro do sistema, há uma possibilidade sim dele rodar direto do NTFS dentro do Linux. Cuidado porque o WINE não roda em NTFS, tem que fazer um malabarismo com os atalhos pra dar certo.

      Responder

Deixe um comentário