Pasta ou Diretório?

Quem usou Windows® sabe o que são pastas. E quem usa Linux, sabe o que é diretório. Mas sabe dizer a diferença entre um e outro?


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

Começando do começo, você pode chamar do que quiser: de pasta, ou de diretório.
Não fará diferença no seu dia a dia e não existe certo e errado. Apenas costumes.

Mas se você está se perguntando o por quê uma pasta é chamada de diretório no Linux, aqui estão algumas explicações!

2. Terminologia

Antes de explicar isso, vamos lembrar para que uma pasta e um diretório são usados ​​no mundo real!

  • Uma pasta (envelope, um invólucro de plástico ou papel) pode ser usada para armazenar vários arquivos (folhas, papéis, documentos) dentro dela.
  • Agora, o diretório é usado para manter um índice de itens para que você possa localizar aonde tais itens estão.

Um diretório político possui o índice de todos os seus membros. Já um diretório de funcionários informa a localização dos mesmos por código de crachá referenciando seu respectivo setor físico numa empresa. Um CEP residencial pode ser um exemplo de diretório de uma cidade aonde as casas se localizam.

3. Diretório

O termo diretório existia antes mesmo da existência do Linux.
Ele existe desde a era UNIX. – O Linux herda muitas coisas do UNIX e esta é apenas uma dessas muitas coisas.

No Linux, conforme ja foi dito aqui no site, tudo é arquivo e um diretório realmente NÃO mantém os arquivos dentro dele. O diretório é um ‘arquivo especial’ que é nada mais que um índice, apontando aonde um arquivo está armazenado no sistema de arquivos – através dos inodes.

Então faz sentido do por quê é chamado de diretóri:. Um diretório mantém o índice dos itens, não necessariamente os próprios itens. Os diretórios no Linux e UNIX não mantêm os arquivos dentro dele. Eles apenas têm informações sobre a localização dos arquivos.

Em suma, ao abrir uma “pasta” no linux, você só está abrindo um índice de arquivos agrupados e organizados, cujas localizações no disco são mantidas pelos inodes.

4. Pastas

Então, por que é chamado de pasta?

Acredito que isso venha da perspectiva. Quando você está em um ambiente gráfico, você visualiza as coisas. Aqui, os arquivos podem ser visualizados como páginas e essas páginas dos arquivos são armazenadas em um envelope (no caso, pasta).

Quando os sistemas operacionais começaram a usar elementos gráficos, alguns termos foram alterados de acordo com a nova forma de visualizar tudo e diretório-pasta era um deles.

5. Recapitulando…

Você deve chamá-lo de pasta ou diretório?

Isso é inteiramente com você. Você pode usar qualquer um dos termos conforme sua conveniência.

No entanto, se você está aprendendo a linha de comando do Linux ou a usa com frequência, usar o termo diretório pode ser um pouco mais sensato. Existem comandos Linux como mkdir, rmdir etc. O termo ‘dir’ dá uma dica de que esses comandos têm algo a ver com diretórios (directories). Da mesma forma, muitos comandos do Linux e scripts bash usarão a opção -d para diretórios e -f para arquivos (files).

Até mesmo as propriedades do arquivo no terminal distinguem entre arquivos e pastas (diretórios), colocando a letra d na frente dos diretórios.

Tudo isso me faz cogitar que usar o termo ‘diretório’ será benéfico ao usar comandos do Linux. Seria mais fácil para o seu pensar relacionar os termos ‘dir’ e ‘d’ com directory.

#urbancompasspony

Fonte

Deixe um comentário