Dropbox está deixando de dar suporte para todos os sistemas de arquivos de todas as distribuições Linux, exceto o Ext4 não criptografado. Entenda mais detalhes dessa história.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Desde 10 de agosto a maioria dos usuários do aplicativo de desktop Dropbox de todas as distribuições Linux tem recebido notificações de que seu aplicativo deixará de sincronizar arquivos a partir de novembro.
Nos fóruns do Dropbox, aqui, declararam que o único sistema de arquivos Linux suportado para armazenamento da pasta de sincronização, a partir de 7 de novembro de 2018, será em um sistema de arquivos ext4 limpo. Isso significa que o Dropbox descartará completamente o suporte ao Linux, já que quase todas as distribuições Linux têm outros sistemas de arquivos como padrões de instalação padrão atualmente – sem mencionar a criptografia executada em um sistema de arquivos ext4, que não se qualifica como um arquivo ext4 limpo: Ou seja, o eCryptfs, que é o padrão, por exemplo, no Ubuntu para pastas criptografadas, não será suportado. Até o momento, o Dropbox suportava as plataformas Linux desde que seus serviços começaram em 2007 sem restrições do formato do sistema de arquivos.
A explicação dada até agora, é que o Dropbox requer um sistema de arquivos com suporte para atributos estendidos: Xattrs. Atributos estendidos, no entanto, são suportados por todos os principais sistemas de arquivos das distribuições Linux/Posix. E claro, vários usuários foram ao Twitter para protestar contra a mudança, uma vez que a explicação não convenceu.
As reclamações ainda não foram respondidas pela equipe do Dropbox.
No Twitter o usuário troyvoy88 disse: “Bem, você acabou de deixar cair uma bomba com o @Dropbox perdendo o suporte para alguns FS linux como XFS e BTRFS. De jeito nenhum eu vou reformatar meu @fedora #developmentstation e remover a criptografia dele, de jeito nenhum!”
Outro usuário com o nome de daltux escreveu: “Será hora de dizer adeus, @Dropbox. Não vou armazenar nenhum arquivo pessoal em uma partição não criptografada.”
E você?
Vai se adaptar?
Ou deixar de usar o Dropbox?
Fonte:
LinuxSlashDot
Espere…
Bom, com o Dropbox derrubando suporte a quase todos os sistemas de arquivos populares do Linux, faço uma pequena propaganda do meu armazenamento em nuvem, o UNIX Universe Cloud Storage.
- Plano Padrão: R$ 9.99/Mês – 80 Gb/Usuário
- Primeiro mês gratuito!
Quem assinar terá á disposição:
- Os arquivos podem ter qualquer tamanho, desde que o total não ultrapasse o limite de 80 Gb do armazenamento.
- Servidor protegido contra ransomwares*
- Proteção SSL (https)
- Criptografia das pastas dos usuários
- Checksum dos arquivos
- Compartilhamento de Link Direto
- Acesso WebDAV (Para desenvolvedores) de Download
- Agendador de Tarefas
- Player de áudio, diretamente da nuvem.
- Calendário
- Cliente de acesso compatível com Windows, macOS, Linux, Android e iOS.
- Streaming de vídeos, diretamente da nuvem.
- Visualizador de imagens, diretamente da nuvem.
- Galeria de Imagens.
- Visualizador de PDF, diretamente da nuvem.
- Editor de Notas
- OpenOffice vinculado ao armazenamento, para editar documentos em formato .odt ou .doc
- Galeria de Documentos de Texto e PDF
- Cliente de E-mails vinculado ao armazenamento
- A melhor vantagem: O simples fato de confiar seus arquivos a uma pessoa da comunidade Free and Open Source, em vez de confiá-los a alguma gigante da informática como o Google, a Microsoft ou o DropBox.
* verifica por arquivos com extensão conhecida por serem maliciosos e os bloqueia.
Além dos recursos para os usuários,o servidor conta com os seguintes recursos de segurança:
- Firewall
- Fail2Ban
- SSHGuard
- Criptografia dos Discos – Ninguém mais poderá acessar seus dados localmente.
- O servidor possui backup em RAID 1, para evitar qualquer perda de dados por pane mecânica do armazenamento.
Mais detalhes? Clique aqui!
#UrbanCompassPony
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.