O quão pequeno e funcional pode ser o Linux?

Vocês já se perguntaram o quanto um sistema Linux pode ser enxugado, reduzido e mesmo assim ainda continuar funcional? Este é o Tiny Core Linux!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

O sistema Linux é muito versátil. Maleável, flexível, quase líquido, como o corpo de um gato.

Esse poder se deve ao kernel Linux exigir poucas ferramentas para funcionar.

A primeira versão do linux lançada por Torvalds possuía 100 kilobytes e era constituído basicamente de uma interface de linha de comandos – shell – e o programa compilador GCC. Isso bastou para fazer o diminuto sistema se tornar algo grande com o passar do tempo.

E é baseado nisso que Robert Shingledecker fundou a Tiny Core Linux: uma distro Linux independente, fork do Damn Small Linux (DSL), que pretende ser a distro mais leve e versátil de todas!

O Tiny Core Linux é uma distro voltada a usuários avançados por vir com o básico essencial para funcionar e permitir que você instale programas engordando-o posteriormente, isso ainda permitindo customiza-lo – Algo como um Gentoo mas mais simplificado.

2. Versões

A distro possui 3 versões:

  1. CorePlus
    Com 106Mb, é uma imagem de instalação recomendada para novos usuários que só tenham acesso a uma rede WiFi ou que usem um layout de teclado que não seja US. Inclui o sistema base Core e as ferramentas de instalação para providenciar a configuração com as seguintes opções: Escolha entre 7 gerenciadores de janelas, suporte WiFi através de vários arquivos de firmware e ndiswrapper, suporte de teclado não americano e uma ferramenta de remasterização.
  2. TinyCore
    Com 16Mb é a opção recomendada para novos usuários que possuem uma conexão de rede com fio. Inclui o sistema base Core mais extensões X/GUI para um ambiente de desktop gráfico FLTK / FLWM dinâmico.
  3. Core
    Com incríveis APENAS 11Mb Core é o sistema base que fornece apenas uma interface de linha de comando e, portanto, é recomendado apenas para usuários experientes. As ferramentas de linha de comando são fornecidas para que as extensões possam ser adicionadas para criar um sistema com um ambiente de desktop gráfico. Ideal para servidores, IoT e desktops personalizados. Vem com o básico necessário como o comando ls, dd, cat, fstab e etc.

Interface gráfica do TinyCore Linux

O Tiny Core Linux “Core” de 11Mb, consegue nos trazer quase o mesmo sistema enxuto que Linus Torvalds tinha em 1991: O Kernel Linux e algumas ferramentas. No caso do Tiny Core, essas ferramentas são do pacote BusyBox, que traz versões menores das populares ferramentas que o GNU Utils trazia consigo.

Ou seja, não só é a grosso modo o menor sistema possível, como também é um sistema Não-GNU!

3. Download

O link de download se encontra clicando aqui!
O processo de utilização é o mesmo de outras distros, bastando grava-lo num pendrive e iniciá-lo como LiveUSB!

#UrbanCompassPony

1 comentário em “O quão pequeno e funcional pode ser o Linux?”

Deixe um comentário