Lançado 0 A.D. Alpha 24

O RTS gratuito e de código aberto da Wildfire Games 0 A.D. recebeu uma nova versão alpha depois de quase 3 anos. Porém veio com uma tonelada de novidades!


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1. Introdução

Para quem não está familiarizado, 0 A.D. é um game livre e gratuito. Isso significa que você pode baixar, redistribuir, modificar e contribuir com o aplicativo sob as mesmas licenças: GNU Public License versão 2 (GPL v2) para código e Creative Commons Attribution Share-Alike 3.0 (CC-BY-SA 3.0) para artes.

Embora você acabe encontrando algumas pessoas vendendo cópias de 0 A.D., seja pela internet ou em mídias físicas, você sempre terá a opção de baixar 0 A.D. gratuitamente, diretamente dos desenvolvedores.

Sem modelo “freemium”, sem publicidade no jogo, sem pegadinhas!

2. Alpha 24

Já fazem quase 3 anos desde que o Alpha 23 do jogo 0 A.D. foi lançado, em Maio de 2018. Na época chegamos a noticia-lo aqui no nosso site!

Porém a espera terminou e, depois desse tempo todo, 0 A.D. Alpha 24 codenome Xšayāršā (Xerxes I, o Grande) foi lançado com uma bela tonelada de novidades, desde modelos e civilizações, até recursos de hardware como Anti Aliasing e filtros de pós processamento.

Trailer de lançamento das principais novidades:

Vamos ver detalhes de todas as novidades desta nova versão de 0 A.D. !

3. Novidades

3.1 Principais novos recursos

  • Ajustes de balanceamento
  • Melhorias nos encaixes de construções
  • Melhorias de renderizador
  • Novo Editor de atalho
  • Melhorias na Formação
  • Efeitos de status (e modificadores)
  • Configuração da população mundial
  • Melhorias no Lobby
  • Melhorias na interface do usuário (GUI) do jogo
  • Melhorias de comportamento das unidades
  • Interface de aprendizagem por reforço
  • Arte: Novos modelos
  • Novos mapas Skirmish
  • Engine

3.2 Ajustes de balanceamento

Com a ajuda de vários dos melhores jogadores do Lobby A23, centenas de ajustes de balanceamento foram feitas no ano passado e quase todas as unidades e estruturas receberam melhorias. O resultado é uma experiência de jogo mais elegante e equilibrada no Lobby A24:

  • As civilizações foram reequilibradas, dando aos jogadores escolhas mais viáveis.
  • O jogo final foi reformulado substancialmente, com menos bolas de neve e campeões mais viáveis, o que significa mais variedade.
  • Os heróis só podem ser treinados uma vez por jogo, então você terá que saber quando usá-los.
  • Todas as civilizações agora têm um estábulo, para treinar a cavalaria e as charretes, e um arsenal, para a construção de máquinas de cerco.
  • As fortalezas não podem mais treinar soldados, mas têm uma raiz de território, tornando-as estruturas mais defensivas e melhores na proteção de sua base.
  • Cidadãs e Soldadas podem agora estabelecer as bases de todas as estruturas.
  • Muitos, muitos outros pequenos ajustes e correções.

3.3 Encaixe de Construções

Os fãs de construção de cidades irão desfrutar desta nova opção: agora você pode facilmente colocar edifícios próximos uns dos outros com o novo sistema de encaixes!

Esta funcionalidade pode ser alternada com Ctrl, e você pode escolher se deseja ativá-la ou desativá-la por padrão, portanto, como sempre, depende apenas de você.

3.4 Melhorias no Renderizador

Esta versão introduz anti-aliasing no renderizador: você pode escolher entre as opções sem anti-aliasing, FXAA e vários níveis de MSAA – a depender apenas da sua placa de vídeo. Um filtro de nitidez adaptável de contraste também foi adicionado ao mecanismo. Para usar essas opções, recomendamos que seu sistema suporte OpenGL 3.3 ou versões posteriores.

O sombreador oceânico também recebeu alguns ajustes, principalmente próximo às bordas do mapa.

3.5 Editor de atalhos

Este novo editor do jogo tornará muito mais acessível a mudança de suas teclas de atalho. Além disso, as teclas de atalho foram retrabalhadas para usar códigos de acesso, portanto, as teclas de atalho padrão serão compatíveis com qualquer layout de teclado!

3.6 Melhorias de formação

O 0 A.D. Alpha 24 oferece novas ferramentas para trabalhar com formações: agora você pode escolher uma formação padrão para colocar suas unidades quando receber ordens de “Caminhada” e “Patrulha”, e você também pode optar por dispersar formações automaticamente quando suas unidades são ordenadas para atacar ou reunir, etc.

3.7 Efeitos de Status (e modificadores)

Os modders irão gostar deste: agora você pode dar efeitos de status às suas unidades, mudando suas estatísticas de várias maneiras. Os modificadores de estatísticas também podem ser aplicados diretamente por gatilhos e de outras maneiras, sem a necessidade de hackear auras ou tecnologias. O 0 A.D. ainda não os usa muito, mas isso realmente dá a você mais poder para fazer novos mapas e modos de jogo personalizados, sem ter que criar muitos novos modelos; por exemplo, mods de defesa de torre.

3.8 Configuração da população mundial

Apesar das otimizações, jogo ainda pode dar lag quando há muitas unidades no mapa.

World Pop (População) oferece uma maneira de ainda ter lutas épicas, mas com bom desempenho: escolha uma população total máxima, de modo que quando um jogador é derrotado, sua parte é distribuída entre os jogadores restantes. Comece um 4v4 com 150 pop-limit cada, e os 2 últimos jogadores podem ter 600 pop entre eles!

3.9 Melhorias no Lobby

Isso foi muito solicitado: agora você pode hospedar jogos protegidos por senha no lobby! Isso torna mais fácil jogar com seus amigos sem precisar encontrar seu IP externo ou configurar seu roteador. Além disso, também melhoramos sua segurança ocultando o IP do host até que os jogadores entrem no jogo com sucesso, o que reduz drasticamente o risco de DDoS por jogadores hostis ou outros tipos de atacantes virtuais.

3.10 Melhorias na GUI do jogo

Agora em 0 A.D. você pode ver facilmente o seu número de coletores ativos na contagem de recursos.

Uma sobreposição com tempo de cessar-fogo foi adicionada para que você não seja pego.

As dicas de ferramentas em geral foram melhoradas significativamente, em particular as taxas de coleta de recursos.

3.11 Navegador de mapas

Para aqueles que procuram uma maneira alternativa de escolher um mapa para jogar, 0 A.D. Alpha 24 apresenta o “Navegador de mapas”. Acessível por um botão na interface Match Setup, os usuários podem navegar pelos mapas de forma um pouco mais intuitiva do que usando um menu suspenso.

3.12 Visão geral do Catafalque

Aqueles que jogam o modo de jogo “Captura de Relíquias” sem dúvida saberão que as “relíquias” em questão são Catafalques – relicários de heróis mortos encapsulados em carrinhos com rodas – e cada um deles possui uma pequena seleção de auras benéficas. 0 A.D. Alpha 24 apresenta uma tela de “Visão Geral do Catafalque”, acessível a partir do submenu “Aprender a Jogar” do Menu Principal, que facilita o aprendizado de suas diferentes características.

3.13 Visão geral da civilização

A tela “Visão geral da civilização”, já existente, teve algumas melhorias de fundo. Como a maioria das informações agora são extraídas dos arquivos do jogo, elas são consideravelmente mais precisas do que nos Alphas anteriores.

3.14 Configuração do jogo

Foram adicionados alguns recursos à configuração do jogo, como escolher a paisagem de mapas aleatórios quando vários estão disponíveis e um indicador mais óbvio de que o jogo está classificado para jogo online.

3.15 Melhorias no comportamento da unidade

Este alfa melhora muitas coisas pequenas:

  • A coleta de navios foi aprimorada e deve exigir menos microgerenciamento.
  • As unidades não ‘deslizam’ mais no final de seu movimento, e o movimento em geral foi melhorado, com muito menos casos de unidades emperradas.
  • A torcida foi refeita: em vez de torcer ao receber uma promoção, as unidades agora torcem quando todas as unidades inimigas à vista são derrotadas.
  • Se você já jogou MP, deve ter visto uma estratégia irritante chamada ‘Dança’, onde as unidades inimigas facilmente evitariam o fogo de flechas e o forçariam a microgerenciar seus arqueiros. Isso não é mais possível, tornando o jogo mais divertido para todos os jogadores.
  • O comportamento de empacotar/descompactar foi melhorado.

3.16 Interface de Aprendizagem por Reforço

O aprendizado por reforço é uma técnica de Machine Learning que pode ser usada para treinar IA para jogar; e agora 0 A.D. tem uma.

Ou seja, o jogo aprende como você joga e desenvolve habilidades para criar oponentes mais difíceis de vencer!

A equipe por trás do 0 A.D. convida quaisquer desenvolvedores de IA, pesquisadores ou qualquer outra pessoa, para ajudar com a melhora de sua IA. Mais detalhes podem ser encontrados clicando aqui.

3.17 Artes: Novos Modelos

Os novos desenvolvimentos artísticos são numerosos demais para serem listados individualmente e incluem:

  • Malhas retrabalhadas
  • Animações (incluindo novas animações de inatividade, ataque, defesa e coleta)
  • Texturas e materiais para um grande número de unidades
  • Novos modelos de cavalos
  • Texturas e animações
  • Novos modelos e designs de escudos
  • Novos modelos e variantes de capacetes, especialmente para os romanos, gauleses, bretões e cidadãos gregos.

Muitas novas e melhoradas texturas de unidade, armas e adereços para uma série de civilizações incluindo, entre outros, os persas, ibéricos e cartagineses.

Os Ptolomeus agora têm alguns modelos de construção helenizados mais precisos historicamente e os britânicos têm um novo ferreiro.

Já os gauleses têm um novo historicamente preciso edifício de montagem que pode treinar trompetistas para intimidar o inimigo. Novas texturas de andaimes, sujeira e decalques para edifícios foram adicionadas. Muitas das embarcações do jogo foram totalmente remodeladas do zero. A artilharia de cerco também foi totalmente remodelada, incluindo animações consideravelmente melhoradas.

 

Agora o jogo conta com novos penhascos, novos motores de partículas para neve e nuvens e algumas novas texturas de terreno, bem como novos sons e vozes. Há uma tela de boas-vindas totalmente nova e também muitos ícones aprimorados e retratos de unidades para a GUI. Isso além de uma infinidade de pequenas correções e otimizações.

Há também muita flora nova e melhorada, incluindo árvores, arbustos e gramíneas.

Para ver imagens e mais detalhes sobre a novas artes neste lançamento, consulte os dois últimos relatórios de desenvolvimento aqui e aqui.

3.18 Novos Mapas

0 A.D. Alpha 24 foi enriquecido com 7 novos mapas skirmish:

  • Atlas Valleys
  • Farmland
  • Obedska Bog (c/ dia e noite)
  • Oceanside
  • Sahyadri Buttes
  • Temperate Roadway
  • Vesuvius

4. Novos Requisitos de Sistema

Tanta novidade com certeza viria com mudanças nas exigências de hardware para rodar esse jogo. Elas são as seguintes:

Sistemas incompatíveis: Windows XP, Windows Vista e qualquer outro abaixo do macOS 10.12. O jogo agora também requer que seu processador suporte SSE2!

Além disso, embora os novos macs ARM sejam suportados, infelizmente o código em execução neles ainda não é nativo, então os usuários desta plataforma devem esperar uma perda de desempenho.

Vários módulos do jogo foram parcialmente reescritos ou extensivamente modificados para o Alpha 24, o que os fará funcionar melhor e tornar mais fácil estendê-los no futuro.

Exemplos notáveis ​​incluem as páginas GUI GameSetup, o componente UnitMotion e o renderizador viu muitas mudanças com a remoção do OpenGL 1.0. O que, por sua vez, elevou a versão com menos suporte para OpenGL 2.0. Além disso, os desenvolvedores começaram a usar totalmente o pipeline de shader ARB. (Modders, tudo isso significa que você também descobrirá que há muitas coisas novas que você pode fazer!)

0 A.D. Alpha 24 adotou o Visual Studio 2017 como o principal compilador do Windows (Alpha 23B tinha Visual Studio 2013), e foi atualizada nossa versão do padrão C++ de C++ 11 para C++ 17, permitindo escrever mais rápido e mais limpo o código do jogo.

Esta versão também viu grandes atualizações em muitas bibliotecas centrais. Enquanto que o 0 A.D. Alpha 23 foi lançado com Spidermonkey 38, lançado junto com Firefox 38 em maio de 2015, agora utiliza a última versão “ESR”, Spidermonkey 78, lançado em junho de 2020!

Isso significa que os desenvolvedores podem usar a sintaxe Javascript mais recente e as ligações do mecanismo foram atualizadas. Outras bibliotecas foram atualizadas no macOS e no Windows, o que permitiu oferecer suporte a mais plataformas, mas também obrigou os desenvolvedores a descartar algumas.

5. O nome Xšayāršā

Xšayāršā (pronunciado Khsha-ya-ṛsha; IPA: / xʃajaːr̩ʃaː /) é uma transcrição do nome persa antigo 𐎧𐏁𐎹𐎠𐎼𐏁𐎠 (x-š-yar-š-a), mais conhecido por sua grafia grega: Xerxēs. Xerxes I, o Grande, foi o governante do Império Aquemênida de 485 a 465 AC. Os desenvolvedores decidiram nomear Alpha 24 em homenagem a este inspirador governante antigo para celebrar a antiga civilização persa e para refletir as futuras mudanças na estrutura de governança interna de 0 A.D.

O Império Persa era consideravelmente maior do que qualquer estado anterior em qualquer parte do mundo, e seu sistema de administração teria um impacto duradouro. Consistia em cerca de duas dúzias de satrapias (províncias), que eram antigos reinos ou povos conquistados. Cada satrapia era chefiada por um sátrapa (governador ou vice-rei) e fornecia ao Rei dos Reis persa (imperador) um tributo anual e tropas, mas eram internamente autônomas. Esta organização sobreviveu aos aquemênidas e continuou sob os macedônios, selêucidas e arsácidas (partos).

Xerxes herdou o império de seu pai, Dario I, o Grande. Ele continuou as reformas de seu pai e expandiu os programas de construção imperial. No início de seu reinado, ele liderou uma invasão malsucedida da Grécia, com vitórias nas Termópilas, Artemísio e Atenas em 480 aC, mas derrotas em Salamina, Platéia e Mycale em 479 aC. O resto de seu reinado foi pacífico. O Império Persa sem dúvida alcançou seu apogeu com Xerxes.

6. Download de 0 A.D.

Os links de download, juntamente com as instruções de instalação estão referidamente abaixo:

#UrbanCompassPony

Fonte: Play0AD

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