O kernel FreeBSD customizado do Nintendo Switch chama-se Horizon!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
Logo que o console da gigante nipônica foi lançado, surgiram na internet diversos rumores quanto ao sistema operacional base do sistema do Nintendo Switch. E de fato ele utiliza o kernel do FreeBSD modificado, denominado Horizon; e utiliza partes do sistema operacional FreeBSD em seu sistema!
Termos de Uso do Nintendo Switch listam o Kernel do FreeBSD como parte do sistema!
A confirmação se encontra em diversos fóruns e até na documentação do console (termos de uso) que afirma utilizar o kernel e parte do sistema FreeBSD como base do código fonte do sistema do console. No fim do post você pode verificar junto a uma das inúmeras fontes.
2. OpenSource
Dentre as demais bibliotecas abertas presentes, a base do Nintendo Switch é constituída essencialmente de:
- Cairo
- WebKit
- Network Security Services (NSS) – Licença Aberta MPL 2.0
- Netscape Portable Runtime (NSPR) – Licença Aberta MPL 2.0
Não há muito código aberto “de mercado” no Switch, sendo a maior parte código próprio escrito pela Nintendo em C e JavaScript; porém mesmo estes também são abertos, estando na documentação do sistema.
3. Conclusão
Uma das vantagens de usar o FreeBSD, é o fato de a licença do sistema permitir a realização de uma grande variedade de modificações, incluindo a possibilidade de usar somente seu kernel como base para construir novas interfaces e recursos, sem que a fabricante seja obrigada a lançar o código fonte publicamente, como ocorre com as distros Linux.
Fontes:
FreeBSDNews
Reddit
NeoGAF
MaxConsole
GBATemp
OSNews
Wikipedia: Nintendo Switch
tweaktown
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.