4MLinux é uma distribuição Linux leve que pode transformar seu computador antigo em um sistema funcional, com suporte a multimídia, ferramentas de manutenção e jogos clássicos.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
À medida que mais e mais distribuições Linux deixam de dar suporte para sistemas de 32 bits, você pode se perguntar o que faria com o seu computador antigo. Felizmente, há muitas distribuições Linux leves que podem dar sobrevida a esses computadores antigos em algumas tarefas comuns de computação, como jogar pequenos jogos, assistir filmes, ouvir música e navegar na web.
O 4MLinux é uma dessas distribuições Linux que requer menos recursos do sistema e pode até mesmo rodar em 128 MB de RAM. A edição de desktop é fornecida apenas para arquitetura de 32 bits, enquanto a edição de servidor é de 64 bits.
O 4MLinux também pode ser usado como um CD de recuperação, além de funcionar como um sistema operacional completo ou como um mini-servidor.
É chamado 4MLinux porque se concentra principalmente em quatro pontos, chamados de “4 M”:
- Manutenção – Você pode usar o 4MLinux como um LiveCD de resgate de dados perdidos/corrompidos.
- Multimídia – Há suporte embutido para quase todos os formatos multimídia, seja para imagem, áudio ou vídeo.
- Miniserver – A versão servidor de 64 bits trás consigo a pilha LAMP pré instalada, que pode ser ativada no menu principal.
- Mistério – Inclui uma coleção de jogos clássicos do Linux.
A maioria das distribuições Linux são baseadas no Debian com pacotes DEB ou no Fedora com RPM. O 4MLinux, por outro lado, não depende desses sistemas de gerenciamento de pacotes, por conta disso é muito rápido e funciona muito bem em sistemas mais antigos.
4MLinux
O 4MLinux Desktop vem com uma variedade de aplicativos leves para funcionar em hardware mais antigo. JWM – Joe’s Windows Manager, que é um gerenciador de janelas leve para o X Window System. Para gerenciar os papéis de parede, um feh leve e poderoso. Ele usa o Gerenciador de Arquivos PCMan, que também é um gerenciador de arquivos padrão do LXDE .
Instalando
O 4MLinux não usa o bootloader grub ou grub2, mas usa o LILO, cuja principal vantagem é permitir rápidas inicializações.
Agora para instalar o 4MLinux, você terá que criar manualmente uma partição. Com o LiveUSB rodando, vá para Manutenção -> Partições -> GParted . Clique em Device -> Create Partition Table . Uma vez feito, clique em Novo , deixe as configurações padrão e clique em Adicionar. Clique em Aplicar para salvar as configurações e fechá-lo.
O próximo passo é ir ao 4MLinux -> Installer e ele irá iniciar um instalador baseado em texto.
Identifique a partição que você criou para a partição padrão para instalar o 4MLinux e siga as instruções para concluir a instalação.
Surpreendentemente, a instalação leva menos de um minuto. Reinicie seu sistema e remova o liveUSB e você será recebido com esta área de trabalho:
Experimentando
A tela da área de trabalho padrão possui uma dock na parte superior, com os aplicativos mais comuns. Há uma barra de tarefas, um tema Conky com a opção de ligar/desligar no dock e um relógio no canto inferior direito. Clique direito na área de trabalho abre o menu do sistema.
O uso da CPU é muito pequeno, consumindo menos de 2% e a RAM foi inferior a 100 MB.
O 4MLinux vem com vários aplicativos: Há o Transmission para downloads de torrent, Tor é incluído por padrão e suporte a Bluetooth também se faz presente.
Em Manutenção, há opções para fazer o backup do sistema e recuperar usando o TestDisk e o GNUddrescue. As ferramentas de gravação de CD estão disponíveis junto com as ferramentas de particionamento. Há várias ferramentas de monitoramento e o ClamAV Antivirus é uma delas!
Na seção multimídia temos vários players de vídeo, música e mixers, visualizadores de imagens e editores e ferramentas para câmeras digitais.
A seção Mistery é interessante. Inclui uma série de jogos de console como Snake, Tetris, Mines, Casino etc.
Em Configurações, você pode selecionar suas preferências de exibição e outras, rede, área de trabalho e escolher aplicativos padrão. A resolução padrão da área de trabalho é 1024 × 768, o que pode desapontá-lo.
Alguns dos aplicativos não são instalados por padrão. Ao iniciar, você terá a opção de instalá-los. Mas é isso aí. Como não há gerenciador de pacotes aqui, você está limitado aos aplicativos disponíveis pelo gestor de aplicativos do sistema. Se você quiser mais softwares que não estão disponíveis no sistema, você terá que instalá-lo a partir do código-fonte (compilação!)
Isso ocorre porque o 4MLinux está focado em fornecer apenas a experiência essencial da área de trabalho da maneira mais enxuta possível para rodar em sistemas antigos.
Download
A seção Download traz o 4MLinux estável de 32 bits e sua versão beta, 64bit 4MServer e 4MRescueKit. Embora o tamanho da ISO seja superior a 1GB, o 4mlinux é muito leve em seu design. Para o download, clique aqui!
Há esta página separada para baixar drivers adicionais. Para qualquer outro driver ausente, enquanto você inicia um aplicativo, o 4MLinux solicita que você faça o download e instale-o.
Considerações finais
O 4MLinux tem aparência de um sistema Linux oldschool, mas a área de trabalho é super rápida. Consegue-se executá-lo em uma área de trabalho com processador Intel DualCore com facilidade e a maioria das coisas funciona bem. O WiFi estava se conectando bem; a seção de aplicativos incluía a maior parte do software que se usa diariamente e a seção de jogos retrô é abrangente.
O único ponto negativo notável é a limitação das aplicações disponíveis. Se você pode usar o sistema só com o punhado de aplicativos disponíveis, o 4MLinux pode ser visto como uma das melhores distribuições Linux para sistemas mais antigos e para as pessoas que não preferem entrar no nível técnico.
#UrbanCompassPony
Análise originalmente desenvolvida, traduzida e adaptada de:
ItsFoss
O desenvolvimento deste site, a manutenção do Servidor de Arquivos Cloud da UNIX Universe (aqui), o desenvolvimento do sistema PigmeOS em parceria com Grupo Bonobo (aqui) e a manutenção da nossa loja de games (aqui) são dispendiosos para quem se dedica a ajudar os usuários deste fantástico universo baseado em UNIX®.
Me comprometo a mensalmente divulgar os usuários que mais nos apoiarem, assim como mostrar um relatório fiscal publicado aqui no site, de para com o quê a verba foi destinada. No momento o maior plano é agariar fundos para adquirir novas licenças e trazer mais games para a nossa loja, assim como continuar o trabalho de trazer mais games para o Linux, sejam eles nativos caso a source esteja disponível, seja para o WINE, desde que mantendo a qualidade de sempre.
Toda e qualquer ajuda será bem vinda!
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.