Neste artigo, vou mostrar um pouco sobre o HPC Apocrita, que criou os papéis de parede do Ubuntu 22.04: Uma Inteligência Artificial!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
Há algum tempo fiz uma publicação aqui no site detalhando como funciona e também como construir um Cluster HPC caseiro. Portanto de forma apenas a contextualizar, serei breve na introdução de hoje!
Um Cluster HPC – High Performance Compute ou Computação de Alta Performance – funciona permitindo que ocorra uma grande carga de processamento com um volume baixo de gigaflops, as vezes usando computadores comuns e utilizando sistema operacional Linux, o que diminui seu custo final drasticamente; HPCs são os mais usados em processamento pesado, como cálculos de genomas, sequenciamento de vírus, etc.
E no nesse caso, na produção de artes em vídeo e também Papéis de Parede!
2. Ubuntu 22.04 LTS
Uma das novidades destacadas no lançamento do Ubuntu 22.04, pelo menos no sabor Ubuntu MATE, são os novos papéis de parede que já são parte do sistema na versão Beta:
O supercomputador que gerou essas imagens fica na universidade pública de pesquisa em Londres, Inglaterra, chamada Queen Mary University of London (QMUL) que também é uma faculdade constituinte da Universidade Federal de Londres.
Simon Butcher, há frente da Plataforma de Pesquisa do QMUL, sabe uma coisa ou outra sobre cargas de trabalho de computação distribuída e decidiu adotar uma abordagem diferente! Em vez de usar um lápis ou um software de código aberto como o Krita, ele decidiu criar artes dos mascotes do Ubuntu, incluindo o mais novo 22.04, usando o cluster do QMUL, conhecido como Apocrita.
3. Apocrita
Apocrita é um cluster HPC heterogêneo composto por cerca de 350 nós e 12.500 núcleos, gerenciado pela ITS Research na Queen Mary University of London, com o objetivo principal de apoiar pesquisas realizadas por pesquisadores do QMUL. Ele é de propriedade da QMUL e está localizado no data center compartilhado Jisc, em Slough.
O sistema Apocrita foi projetado especificamente para atender às necessidades de uma ampla variedade de pesquisas nas áreas de três faculdades no QMUL: Ciências Humanas e Sociais, Ciências e Engenharia, e Medicina e Odontologia.
3.1 Hardware
O supercomputador é dividido em nós, agrupados por funcionalidades. De forma sintética, seu hardware é composto de 12.568 núcleos Intel x86 de diversas especificações e apenas 113,6 Tb de Memória RAM!
Seu armazenamento beira 1 petabyte de um sistema de armazenamento da IBM chamado Spectrum Scale (formalmente chamado GPFS).
Os dados do cluster são comunicados através de uma rede 25Gb Ethernet/ConnectX-6.
A comunicação desse tipo de placa de rede se dá por fibra óptica!
4. Criação
Simon Butcher publicou numa série de twittes explicando como a IA deste supercomputador permitiu criar, além dos papéis de parede, este vídeo:
De forma resumida:
“Estes foram gerados puramente pela IA e sem edição minha. Realizei 2 execuções com uma semente inicial diferente. O vídeo foi feito a partir de uma sequência de centenas de imagens produzidas por ferramentas de IA de código aberto em um notebook jupyter e combinadas com ffmpeg. O processamento leva até 24 horas em uma GPU de ponta”.
E com o mesmo supercomputador, a IA também gerou as imagens destacadas nesta publicação mais acima!
5. Conclusão
Se quiser saber mais detalhes, a QMUL tem um site oficial com todos os detalhes sobre o HPC Apocrita aqui, enquanto que também fornecem assessoria jurídica e pessoal pra quem quiser, sejam empresas, pessoas físicas, cientistas, alunos, pesquisadores e etc que gostariam de estar usando o HPC!
Parte dos nós é livre para serem explorados por quem desejar, enquanto que outros nós mais especializados são restritivos para determinados setores da sociedade, para pesquisas científicas, militares e etc.
#UrbanCompassPony
Fontes:
OMGUbuntu
UbuntuMATEOrg
hpc.qmul
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.