Lançado o Ubuntu 22.04 LTS

Veja todas as principais novidades do Ubuntu 22.04 e também as melhorias recebidas pelos seus respectivos sabores!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

Hoje é o lançamento do mais recente Ubuntu LTS, ou seja, Long-Term Support, que receberá atualizações pelos próximos 5 anos, indo até 2027.

O novo Ubuntu traz muitas atualizações de pacotes comparado ao Ubuntu 21.10, incluindo alguns componentes do GNOME 42, Wayland habilitado por padrão para quem usa drivers da NVIDIA, patches de buffer triplo do GNOME estão incluídos, integração systemd-oomd para gerenciar casos extremos de falta de memória RAM livre, e muito mais.

As melhorias que o Wayland trouxe em games, para quem tem hardware da NVIDIA, dependem muito do hardware em si e do game também. Por hora é uma tentativa e erro, experimentar os jogos e ver o que é vantagem ou o que é melhor voltar ao Xorg!

Tanto o Ubuntu principal, quanto seus sabores, receberam o kernel Linux 5.15 LTS que é o kernel padrão – finalmente um kernel LTS! – o GCC 11.2 é o compilador de sistema padrão e o Mesa 22.0 fornece o suporte ao driver gráfico de código aberto mais recente – Portanto para quem tem hardware AMD/Intel, as melhorias em games podem ser vistas em todos os sistemas!

A Canonical está trabalhando em um novo instalador de desktop para o Ubuntu, mas com a versão 22.04 LTS, o Ubiquity existente continua sendo o padrão, portanto novidades no instalador ficarão para, provavelmente, a versão 22.10.

Durante a coletiva de imprensa do lançamento do novo Ubuntu, Mark Shuttleworth também indicou que está analisando um possível IPO da Canonical em 2023 – ou seja, a Canonical pode finalmente entrar para a Bolsa de Valores!

2. Sabores do Ubuntu 22.04

Tal qual o Ubuntu principal, hoje é o lançamento simultâneo de seus sabores!

Quando me refiro a Sabor, me refiro a toda a família Ubuntu. E aqui estão os links de download para caso ajam alguma dúvida!

Por enquanto não há uma imagem Minimal do novo Ubuntu.
Recomendo que em seu lugar use o Ubuntu Server e faça as alterações pertinentes dentro do desejado!

3. Conclusão

Dentre as maiores novidades, o novo Ubuntu trouxe uma série de otimizações de desempenho geral, não apenas na versão principal com Gnome Shell mas também para seus sabores! – Modéstia parte tenho usado o Ubuntu MATE 22.04 já a quase 1 mês, ainda em Beta e foi um dos mais estáveis até hoje. Contei nos dedos a quantidade de bugs vistos. E aparentemente isso se refletiu também nos demais sabores!

E você, vai usar o Ubuntu – e algum de seus sabores – na atual versão LTS?
Deixe nos comentários como está sua experiência!

#UrbanCompassPony

Deixe um comentário