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Temos 2 bases principais de sistemas:
- Sistemas baseados em UNIX.
Como o próprio UNIX, o Linux, o BSD e o macOS, que são objeto de estudo de nosso site. - Sistemas baseados em DOS.
Que englobam o OS/2 WARP 4, PC-DOS, DR-DOS, FreeDOS… - E temos o Microsoft Windows, que usa kernel NT. – E portanto diferente do DOS!
E temos os outros.
Outros?
Sim, outros!
Quando me refiro a Outros, são sistemas com kernel próprio, independente, que não possuem código UNIX, Linux, BSD, Windows, FreeDOS ou qualquer outra coisa conhecida/popular/padrão. Porém possuem semelhanças e algum nível de compatibilidade com os sistemas supracitados.
Dentre eles temos o HaikuOS, o BeOS, o ReactOS, o ToaruOS, RedoxOS, PonyOS… Cada um com uma proposta única, kernel único, etc. Sim, nenhum deles tem kernel reaproveitado; são kerneis feitos do zero.
A exemplo do ToaruOS que foi inteiramente desenvolvido por um estudante apaixonado por informática: Kevin Lange. O máximo que possuem em comum com os sistemas padrões de mercado é o “layout” das pastas: enquanto que o Toarus e o Redox possuem padrão UNIX com uma pasta raíz em /, o ReactOS e o TempleOS possuem padrão de montagens de mídias em unidades C:\ e D:\, tal qual vistos em sistemas DOS.
Não pretendo abordar tão profundamente os sistemas baseados no DOS, por não serem o assunto do site; mas darei detalhes dos demais que possuem qualquer semelhança com UNIX ou Linux.
BeOS
Desenvolvido pela Be Inc. em 1991, era um sistema parcialmente compatível com o padrão POSIX e possuía uma interface que almejava competir com Windows e o Classic Mac OS na época.
Possuía um sistema de arquivos com journaling chamado BFS e era quase todo de código fechado. Apesar de suportar o GCC e o BASH, internamente ele não era um sistema UNIX. – Seu kernel monolítico e proprietário.
Seu desenvolvimento se encerrou em meados dos anos 2000 e desde então existiram vários forks desse sistema.
O primeiro foi o BlueEyedOS encerrado em 2003, o segundo foi Cosmoe encerrado em 2004 e o E/OS (Emulator Operating System) cujo desenvolvimento se encerrou em 2008. O HaikuOS surgiu a partir daí.
HaikuOS
O HaikuOS é um projeto que continuou onde o BeOS parou. Seu primeiro alpha foi lançado em 2009 com algumas bases dos forks anteriormente desenvolvidos mas prevendo manter a integridade do BeOS original.
Desenvolvido sob um kernel monolítico (tal qual o Linux), é atualmente suportado para as arquiteturas IA-32 e PowerPC: Ou seja, só roda em Mainframes. Por ser opensource, é uma alternativa ao Linux.
Hoje, após 5 anos desde seu último lançamento em 2013, o HaikuOS receberá um update, trazendo-o para a versão R1 Beta. Mais detalhes podem ser encontrados no anuncio oficial aqui!
MenuetOS
O MenuetOS é um sistema operacional para computadores de 32 bits (código aberto) ou 64 bits (código fechado) que se destaca de outros sistemas por ter sido totalmente escrito em Assembly. Seu maior feito é ser capaz de caber em um único disquete (1.5MB!) e foi originalmente concebido por Ville Mikael Turjanmaa. Não possui qualquer base UNIX ou DOS.
Foi originalmente licenciado sob a GPL, e a versão para arquitetura IA-32 continua a sê-lo. Tem capacidades multitarefa, possui interface gráfica de até 16 milhões de cores em 1280×1024 pixels, editor e montador de Assembly (o flat assembler), suporte para Ethernet, servidor HTTP, MP3 e de e-mail. Ele tem suporte a periféricos USB 2.0 e suporta o sistemas de arquivos FAT32. Além disso, até o jogo Quake pode rodar no MenuetOS. Foi descontinuado, sendo posteriormente continua pelo KolibriOS!
KolibriOS
Fork do MenuetOS, possui as mesmas capacidades, tanto em ser inteiro escrito em Assembly, caber em 1 diskete (1.5Mb) e suportar diversos recursos gráficos e de audio.
Ele é dotado de diversos programas, inclusive não somente clientes, como também de serviço de servidor de HTTP e FTP, estação servidora de MP3, suporta acesso discado via hardmodem, depuração de stacks de seu dispositivo de rede conectado, pequeno editor de texto ASCII, montador FASM, reprodutor de mídia AVI, editor de imagens e ícones, um reprodutor de CDs de áudio, navegador web, navegador de arquivos e imagens e alguns jogos.
ETH Oberon
O Sistema ETH Oberon é um sistema operacional de usuário único, processamento único e multitarefa porém modular, desenvolvido no final dos anos 80 na ETH Zürich usando a linguagem de programação Oberon. Ele tem uma interface de usuário baseada em texto visual não convencional (TUI) para ativar comandos, o que foi muito inovador naquela época.
RiscOS
Escrito em linguagens BBC BASIC, C, C++ e Assembly, o RiscOS como diz o nome, foi desenvolvido para ser um sistema voltado á arquitetura RISC, a mesma do PlayStation 2, RaspberryPi e atual ARM dos smartphones (ARM é sigla para Advanced RISC Machine).
Enquanto a maioria dos sistemas operacionais atuais usam multitarefa preemptiva (PMT) e multithreading (como a maioria dos sistemas Linux), o RiscOS permanece com um sistema multitarefa cooperativa (CMT).
O núcleo do sistema operacional é normalmente armazenado em uma ROM, dando um tempo de inicialização rápido e segurança contra corrupção do sistema operacional. RISC OS 4 e 5 são armazenados em 4 MB de memória flash, ou como uma imagem ROM no cartão SD em computadores de placa única, como o Beagleboard ou Raspberry Pi, permitindo que o sistema operacional seja atualizado sem ter que substituir o chip ROM.
Uma das maiores características do RiscOS é que seu sistema operacional é composto de vários módulos. Estes podem ser adicionados e substituídos, incluindo soft-loading de módulos não presentes na ROM em tempo de execução e substituição imediata. Esse design levou os desenvolvedores de sistemas operacionais a lançarem atualizações contínuas em suas versões do sistema operacional, enquanto terceiros podem gravar módulos de substituição do sistema operacional para adicionar novos recursos. Os módulos do SO são acessados através de interrupções de software (SWIs), semelhantes às chamadas do sistema do Linux.
A maior parte do sistema operacional definiu as ABIs para lidar com filtros e vetores. O sistema operacional fornece muitas maneiras pelas quais o programador pode interceptar e modificar sua operação. Isso simplifica a tarefa de modificar seu comportamento, seja na interface gráfica ou mais profunda. Como resultado, há vários programas de terceiros que permitem que a aparência do sistema operacional seja personalizada. – Sabe quando você instala um novo Launcher para seu Android? É disso que estamos falando!
ToaruOS
O sistema, desenvolvido por Kevin, foi criado inicialmente como um trabalho de faculdade e se tornou algo grande: é incrivelmente leve, open source e possui ferramentas padrões como o GCC e o BASH. Mas seu kernel foi escrito por Kevin, totalmente do zero, tal qual o kernel de Linus Torvalds. Entretanto, este kernel não possui o mesmo esmero ou apoio da comunidade.
PonyOS
PonyOS, fork do ToaruOS.
O PonyOS é um sistema operacional desenvolvido inteiramente sob a base do ToaruOS.
Curioso que você precisa ser da comunidade underground de sistemas UNIX (já que o ToaruOS não é Linux nem BSD) e da comunidade under-under-under-ground Brony pra conhecer e encontrar o PonyOS.
Ele só roda sob arquitetura i686 (Só pra constar, a x32/x86 é i386) ou seja, executa somente em máquinas virtuais e alguns modelos de mainframes.
RedoxOS
O Redox é um sistema operacional baseado em microkernel, semelhante ao UNIX. Porém, sabe o que ele oferece de diferente? Esse sistema foi totalmente escrito em Rust, em vez da tradicional linguagem C.
Rust é uma linguagem de programação desenvolvida pela Mozilla Research e projetada para ter foco em segurança enquanto é prática, suportando os estilos puramente funcional, procedural e orientado a objetos.
Um Grande Objetivo
Não apenas vim falar de sistemas “menos populares”, mas mostrar que com dedicação e perseverança essas pessoas criaram sistemas operacionais basicamente do zero mesmo que existissem outros já consagrados no mercado. Se você estiver com algum projeto em aberto e precisar de um apoio moral, estas pessoas podem te inspirar! Principalmente o criador do ToaruOS.
Sites oficiais:
HaikuOS – https://www.haiku-os.org/
ToaruOS – http://www.toaruos.org/
PonyOS – http://www.ponyos.org/
RedoxOS – https://www.redox-os.org/
ETH Oberon – http://www.ethoberon.ethz.ch/
KolibriOS – https://kolibrios.org
RiscOS – https://www.riscosopen.org
Menções Honrosas:
ReactOS – https://reactos.org/
Sistema desenvolvido baseado no DOS, utilizando o Wine como base, seu objetivo é ser um concorrente ao Windows no aspecto compatibilidade de software e desempenho. Ainda está em versão Beta.
TempleOS – http://www.templeos.org/
Sistema desenvolvido com base no DOS cuja temática é moldada na bíblia católica.
#UrbanCompassPony
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.