Lançados no mesmo dia, o Wine 3.14 e o DXVK 0.70 trazem melhorias para quem joga no Linux. Veja as novidades!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
No último dia 17 de Agosto tivemos um lançamento duplo: Wine 3.14 e o DXVK 0.70.
Ambos não tem relação direta um com o outro, apenas se complementam e são desenvolvidos por equipes diferentes. Veja as novidades de cada um!
Camadas de Abstração
Wine é um tradutor em tempo real, uma camada de abstração que permite rodar games do Windows como se fossem nativos no Linux. Já o DXVK é um script que veio injetar o Vulkan aonde ocorrem chamadas do DirectX, permitindo que games do Wine rodem com ainda mais compatibilidade.
Caso queira aprender mais sobre o Wine, temos 2 postagens, esta e esta, onde dou detalhes de como configurar o Wine e melhorar o desempenho de games nele.
Não apenas para Linux, o PlayOn* também existe para macOS e BSD.
Wine 3.14
Devido às férias de verão, se passaram quatro semanas desde o lançamento do Wine 3.13.
Mas a espera acabou e o Wine 3.14 está entre nós!
O Wine 3.14 adiciona suporte para descompactação de textura DXTn, suporte a diferimento para ações de instalação do MSI, suporte ao teclado japonês dentro do DirectInput, melhorias no diálogo de tarefas padrão, mais ícones Shell32 e um total de 36 correções de bugs. Essas correções de bugs variam de problemas do Adobe CS4 a problemas com Wargaming, Google Chrome e Chromium, Guild Wars, Civilization V, Chaos League e outros softwares e games.
A lista completa de mudanças no Wine 3.14 pode ser vista clicando aqui!
Download
O Wine 3.14 já está disponível no repositório do PlayOnLinux, PlayOnBSD e PlayOnMAC para quem quiser se aventurar a testá-lo! Caso você deseje compila-lo, seu código fonte pode ser baixado clicando aqui.
DXVK 0.70
A DXVK começou com um foco no suporte à API do Direct3D 11 e tem feito um trabalho maravilhoso ao suportar uma enorme coleção de jogos do Windows, rodando em grandes velocidades sob o Wine + DXVK graças à Vulkan. Em suma, o DXVK 0.70 trouxe suporte inicial ao DirectX 10!
Este suporte inicial é bom o suficiente para rodar o Crysis e alguns outros jogos até o momento. O DXVK 0.70 também tem suporte para o método ClearView do Direct3D 11.1 e instruções duplas estendidas. O script também vem com um Winetricks personalizado para configurar as DLLs de 32 bits e 64 bits para prefixos Wine de 64 bits.
As informações de download e configuração do DXVK 0.70 estão disponíveis no site do projeto GitHub clicando aqui!
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix 1
Phoronix 2
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.