Trago apenas meu humilde ponto de vista sobre as afirmações do site Baboopro com relação aos “linuxers” e suas falácias contra o Windows. Concordo com muito do que ele diz, apenas pondero alguns pontos chave incorretos.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
O site BabooPro fez uma análise chamada Falácias que Linuxers citam ao criticar o Windows, que achei deveras interessante sobre alguns pontos sobre o Linux, trazendo “fatos” em que ele peca, seja na ideologia, seja no ponto de vista mercadológico. Trago aqui o link da matéria original para que possam fazer a leitura e tirarem suas próprias conclusões.
O objetivo desta publicação é trazer minha análise opinativa sobre a matéria. Não sou dono da verdade e não quero colocar o Baboopro como um inimigo público de todos os linuxers, apenas quero ponderar alguns pontos. Creio eu que dentro do que ele falou, há muitas verdades, mas há pontos que devem ser revistos com cautela.
Os pontos em que eu concordo:
- O Linux realmente falhou, perto do macOS, em trazer soluções desktop a todos os usuários.
Muitos aqui vão dizer “ah mas comigo deu certo”, sim, inclusive a mim também! Eu jogo no Linux e ensinei aqui como fazê-lo. Linux não é feito naturalmente para rodar games… mas nada que um pouco de trabalho não resolva.
Mas uma solução para uma pessoa pode não servir para outras. O conceito de substituir softwares também é inválido: quem domina o LibreOffice não usa MS Office e vice versa. Quem domina Photoshop jamais usará o GIMP. Nem é questão de mercado, mas questão de gosto.
Eu pessoalmente faço artes 2D com PaintToolSAI (PTS), solução proprietária que é basicamente um Paint com add-ons. O Inkscape supera ele em tudo! Sim, tenho consciência disso. Mas por comodismo prefiro o PTS para fazer minhas artes, rodando ele via WINE e/ou máquina virtual.
O que o usuário comum de desktop quer, é que as coisas funcionem. Ele não é programador, desenvolvedor, ele não dá a mínima para o sistema em uso.
Agora, um fato do meu ponto de vista: Se esse usuário tiver um norte, quem possa guiá-lo a trazer as mesmas soluções do Windows para o Linux, isso passa a ser válido e uma opção viável. Se o Linux substituir sem perdas o que a pessoa fazia no Windows, a troca é justa. Mas por conta própria? A maioria vai fugir disso.
Na duvida, lembre-se do caso do fracasso do Windows Phone: Foi um bom sistema, porém pecou em todo o resto, principalmente no suporte aos aplicativos Android que já dominaram o mercado. Enquanto Linux ainda pecar em suporte a softwares de terceiros, que de fato já estão consolidados no mercado, infelizmente ele não terá espaço.
- O Linux também pega virus e o Android é a maior prova disso.
Servidores também sofrem ataques. E isso eu já abordei aqui no site, quando eu trouxe diversos exemplos de falhas conhecidas exploradas.
Palavras do próprio Baboopro:
Os pontos que eu não concordo:
- Windows é super seguro.
Só porque é usado em bancos, não quer dizer que seja mais seguro, apenas mais cômodo. Exemplo? Caixa eletrônico cuspindo dinheiro. No fim das contas, o que interessa é o quanto o sistema está atualizado e protegido contra falhas e malwares.
- Ter mais CVE’s reportados para Linux significa que o sistema é inseguro.
Muito pelo contrário: ter mais falhas foram encontradas e que aguardam correção ou foram corrigidas significa que temos mais olhos olhando pro kernel, desenvolvedores do Google, da Microsoft, etc.
Eu penso sob um ponto de vista de um Hacker Ético: Se a falha já está na lista de CVE’s reportadas, eu considero ela uma falha “desinteressante”, pois logo haverão correções. Eu prefiro pegar falhas não reportadas/desconhecidas do público, coisa que, o fato do Windows ter código fechado, apresenta com maior quantidade.
- Linux não lidera a venda de servidores.
De fato não. Mas os sistemas UNIX® como um todo sim, representam +50% do mercado.
- Não há tanta adoção do Linux nos servidores Azure da Microsoft.
De acordo com um relatório da própria Microsoft, +50% de todas as máquinas em uso no Azure são algum sistema Linux, abordamos essa informação aqui no site também.
O Linux pode não estar presente na maioria dos servidores de sites de pequeno e médio porte globalmente falando, afinal é um nicho onde BSD e UNIX também possuem mercado. Mas que está havendo uma adoção maior, há e é um mercado onde os sistemas UNIX e UNIX-like dominam.
- Roubo de dados da telemetria do Windows 10
Eu tenho minhas dúvidas. Sou suspeito pra falar, porque não confio na Siri, nem na Bixby, nem nenhuma outra assistente pessoal. Elas invariavelmente precisam saber tudo o que é dito para reconhecer o que você faz ou precisa, pessoalmente discordo desse tipo de invasão de privacidade. Mas cada um com sua opinião.
- Windows “nunca precisa ser formatado, o técnico que é ruim”.
Sou um técnico, dou manutenção em sistemas Windows como meu ganha-pão, já presenciei todo tipo de caso irreparável onde somente formatar resolveu. O linux te permite arrancar o kernel e trocá-lo totalmente, enquanto que o Windows você fica a mercê apenas das ferramentas de reparo automático via CMD ou pelo DVD original, dificultando corrigir problemas graves.
Conclusão
Eu tenho a mesma opinião do Baboopro de forma conclusiva, brigar por qual sistema é o melhor, é complicado. Porque afinal:
Sistema operacional seguro é aquele que está atualizado e corretamente configurado para evitar invasões e malwares – e o melhor sistema operacional é aquele que permite fazer tudo que você quer e precisa com o melhor custo/benefício possível.
Eu pessoalmente uso Linux, porque me agrada, mantenho ele atualizado e permite que eu faça tudo que quero com melhor custo benefício, seja em consumo de hardware, seja na própria “liberdade“, seja na tranquilidade de usar um sistema que não tem recursos que jamais vou usar. – Cortana e afins não me interessam.
Mas isso vai de pessoa para pessoa, tem quem se sinta melhor usando Windows, no fim, o que vale é a solução para seus problemas e como foi implementado.
#UrbanCompassPony
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Nunca precisa ser “formatado/reinstalado”?
Hahahahahahaha, esses caras que vivem em um mundo perfeito onde as pessoas substituem os seus hardwares a cada 3 anos são uma piada.
O cara nunca pegou um escritório cheio de computadores pentium 4 com hd de 80GB falhando e com tabela de partição toda ferrada.
No grande bloco de concreto pesado do windows você depende de umas poucas ferramentas que a ms envia junto com o seu cd ou ferramentas de terceiros, enquanto de no linux você ao menos tem um conjunto de ferramentas que separadas são bem específicas, mas que juntas pelo menos te dão uma chance de reparar uma máquina sem ter muito trabalho para recuperar os dados.
Microssofisets podem falar o que quiserem, mas só no dia em que a ms colocar um sistema de particionamento com partições separadas entre o sistema operacional e os dados dos usuários. Porra a Apple deve ter patentiado isso, porque é tão fundamental que a única explicação para não terem implementado ainda é porque está protegido por diretos de copyright.
Linux permite que voce troque todo o kernel por outro, permite substituir uma partiçao inteira do sistema, o XOrg pode corromper que ele ainda funciona permitindo ser reparado, N possibilidades kkkkkkk