Procurando vagas como profissional em Linux?

Me acompanhe neste artigo aonde trarei exemplos e dicas para quem está começando e quer trabalhar na área e/ou está procurando vagas!


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Introdução

Conversando com meu amigo Elias no Telegram® me surgiu a ideia de uma publicação: Vou ajudar quem quer ingressar no mercado de trabalho e procura vagas nesse mundo da tecnologia, especificamente de quem gosta e estuda os sistemas com kernel Linux!

Penso que uma das melhores maneiras de se explicar ou ensinar algo está em dar exemplos, principalmente que sou um exemplo. Não sou um dito caso de absoluto sucesso, mas por trabalhar na área a alguns anos gostaria de pontuar dicas e exemplos para quem está começando agora e procura vagas na área de informática, com foco em Linux.

1. Decida-se

A área da informática que contemple conhecimentos Linux é ampla. Antes de iniciar sua carreira nesse mercado, defina um norte e se pergunte:

  • Qual área eu gostaria de estar atuando?
  • Quais vagas eu estou almejando?
  • No que eu sou bom? Ou procuro me especializar?
  • Quais vagas eu posso pegar a médio e longo prazos?
  • Preciso fazer um investimento inicial pra ter todas as ferramentas?

Algumas opções/sugestões com foco em quem usa e quer preencher vagas com sistemas com kernel Linux, principalmente em âmbito de servidores, são:

  1. Linux Administrator / Analista de Suporte Sênior / Administrador de Rede de Informação
    Os 3 itens/nomes são de forma sintética a mesma área e exigem as mesmas experiências!
    Essa área é do famoso SysAdmin: O cara que provavelmente vai cuidar de datacenters, servidores locais, manter a estrutura funcionando, manter os sistemas atualizados e seguros, etc. Normalmente é a que mais exige conhecimentos, mínimo exigido Certificação LPIC-1, conhecimento de shell script, automação de processos, etc.
    Da lista é a área mais bem paga.
  2. Analista de sistemas
    É o profissional quem analisa, documenta, projeta, implementa, testa e gerencia os sistemas de informações necessários para os negócios de seus clientes ou empregadores. É um pouco abaixo do item acima, pois pode não ser necessariamente envolver programação, mas sim implantar e manter sistemas funcionando, podem ser Windows® ou estações de trabalho de um escritório de engenharia.
  3. Analista de redes
    Realiza serviços nos equipamentos da rede local, como instalação e configuração de computadores e ativos de rede. Presta suporte à área de desenvolvimento de aplicações, registra ocorrências, orienta usuários, acompanha e elimina falhas. Negocia a contratação de serviços e produtos, acompanhando contratos de manutenção de programas. Tenha em mente que essa área foca mais em estruturação cabeada e também contempla firewalls, modems, roteadores, enfim, o que efetivamente realiza comunicações na infraestrutura.
  4. Analista de Segurança da Informação
    Contempla o famoso Pentester, faz a análise de vulnerabilidades e procura soluções para mitigá-las. É uma área que  tem crescido, principalmente após a implementação da nova Lei Geral de Proteção de Dados aonde aumentou a demanda por técnicos que entendam sobre análise e mitigação de vulnerabilidades nas empresas.
  5. Analista de suporte
    O analista de suporte faz a seleção e a implementação de hardwares e softwares da empresa, além de executar a manutenção de peças e sistemas de informática. Geralmente é o famoso “menino do computador” quem dá suporte (help desk) e tem contato direto com usuários. É o cargo mais comum e que exige menos conhecimentos, mas também é o menos remunerado. É ideal pra quem está começando pegar experiência de campo na solução de problemas diversos. Pode contemplar ajudar os usuário que estejam com dificuldades em entender como funcionam os sistemas Linux desktops e suas diversas interfaces.

Ao decidir entre vagas na área de atuação, tente focar nessa área escolhida e focar no que seja útil. Há muita coisa interessante no mercado que pode ser pertinente como o estudo de blockchain ou mesmo sobre tecnologias sem fio 5G. Mas pra quem está começando, é bom ter um foco, um norte, pra não perder tempo com algo que as vezes não vai render em curto/médio prazo e vai acabar ficando na área puramente hobbysta.

Exemplo, se for tentar vagas na área de help desk, entenda como é a configuração de BIOS e formatação de sistemas, qual melhor sistema de arquivos pra cada necessidade, configurações de disco/SSD, parâmetros do kernel.

Ou se sua vontade é mexer com servidores, estude os melhores sistemas para isso – RedHat, Ubuntu Server, SUSE®, etc – faça servidores domésticos com um PC velho ou virtualização, estude containers, configurações de processos populares como SAMBA Share, etc.

Isso alguns exemplos, vai das vagas e áreas que você quer atuar e/ou precisa para atuar.

2. Exemplo

Vou contar um pouco da minha história pessoal e profissional, talvez aqui tenham elementos de grande valia que possam ajuda-lo em seu caminho nessa área.

Em meados de Janeiro de 2015 eu li um artigo aleatório, sugerido, sobre virtualização. Configurei o VirtualBox, rodei vários sistemas como Windows 95, 98, matei a saudade do XP, e também rodei um Hackintosh! Mas eu queria mais.

Lembrei do tal LINUX, que vi no tempo de colégio. Pensei, como será que tá?

Pesquisando sobre o LINUX eu conheci o Sistemas Ubuntu na época do auge do 14.10 Utopic Unicorn. Comecei a testar e usar, e gostei da praticidade, leveza, simplicidade, otimização e responsividade do sistema ante o Windows que sempre me fez muita raiva.

Fiz uma review do SteamBeta em Março daquele ano. Meu primeiro servidor configurei meses depois, em 18 de Julho de 2015.

Despedi do Windows em 16 de Julho de 2016, quando finalmente rodei The Sims no WINE e era o último game/aplicação que me impedia de usar Linux como único sistema. Desde então nunca mais usei Windows como sistema principal ou em dual-boot.

A UNIX Universe – Hoje Linux Universe – foi fundada como uma página no Facebook em 02 de Abril de 2017. Uma forma de aprender mais rápido é ensinando! A cada novo passo que dei estudando o sistema, era um novo artigo no site. E eu tinha o incentivo de ensinar como gratidão à comunidade open source, que por mais tenham desavenças, foi importante em me ajudar várias vezes com dúvidas.

  • Não tenha medo de pedir ajuda, todo sênior já foi um junior!

Por fim o site linuxuniverse.com.br foi criado em 01 de Março de 2018.

Mas isso tudo como hobby e sem remuneração, foi esse tempo todo basicamente estudando, quebrando o sistema, formatando toda semana, fuçando e aprendendo. O site também demorou quase 2 anos pra render o primeiro pagamento referente a ads.

Meu primeiro trabalho de verdade, começou porque eu frequentava uma loja de informática aqui da cidade para ver as novidades e fiz amizade com o pessoal.

Logo conquistei a confiança dos donos e dos técnicos. Eu ficava a toa de tarde e ia pra lá 2-3x na semana pra conversar com eles, ver eles trabalhando, ajudava também!

Fui um trabalhador não remunerado, quase um estagiário não registrado. Eu estava lá porque eu gostava do ambiente, ver as máquinas desmontadas, ver as configurações de sistemas, aprendi muito com eles. E até ajudei, trabalhei de graça.

Fiz amizade com um dos técnicos, a gente se ajudava lá na loja, ele me ensinou muita coisa e eu levava alguns conhecimentos de Linux também. O dia que ele foi demitido devido a um corte de pessoal que houve na loja, me chamou e propôs a abertura de uma sociedade, arriscar tudo e abrir nossa empresa de informática. Exigiria dedicação, um investimento inicial financeiro.

Trabalhamos juntos de meados de Setembro de 2018 até final de 2021, aprendi muito, cresci muito profissionalmente. Configurei muito servidor, também fiz muito help desk, era basicamente de tudo um pouco pra ajudar a juntar dinheiro. Hoje a sociedade já se desfez e estou autônomo com prioridade em configurar e cuidar de servidores estando home office. Tudo agregou conhecimento e experiência.

Tudo que fiz foi obviamente um pouco mais sofrido, já que não tenho certificação, diploma ou qualquer coisa semelhante. Apenas o ensino superior completo e alguns períodos de uma faculdade de Engenharia Elétrica que abandonei. Tenho estudado pra ter uma certificação LPIC-1. Então eu aprendi muita coisa na base da dor, suando, sequer encarei vagas de ofertas na área, basicamente abri caminho com uma empresa própria. É mais difícil, sim, mas não impossível.

Mais detalhes eu divulguei no meu Linkedin. Inclusive é lá que consegui meu primeiro micro-certificado de competência em Linux, no teste do próprio LinkedIn!

Você pode fazer os testes de competência e treinar aqui. Quando estiver confiante, faça o teste definitivo no site e ganhe seu certificado se passar entre os primeiros 30%. – Com os anos o teste de competência fica mais difícil à medida que mais pessoas passam no teste.

Cuidado: Se você reprovar, só poderá repetir o teste de competência daqui 6 meses!

2.1 Lutas

Empreender no Brasil não é fácil. Mas não é impossível. Essa é para quem quer tentar vagas em ser autônomo e/ou empresário.
O que posso listar, que fiz e recomendo para quem está começando, é, tanto para a parte profissional quanto humana:

  • Você vai perder vários fins de semana estudando e/ou trabalhando. O começo é sempre difícil seja pela má experiência com o mercado e/ou com as soluções do próprio Linux; um driver que quebrou, um erro de compilação, uma configuração incorreta de um arquivo .conf… Algo vai tirar seu sono no começo e isso é normal na área. Até mesmo um sistema que aparentava bem configurado parou de funcionar e você ainda não entendeu o por quê!
  • Mais difícil do que atuar na área, é com certeza o pontapé: os Clientes.
    Faça alguns cartões de visita e bata de porta em porta. Já atendi varejões, contabilidades, postos de combustível, arquitetos e engenheiros, toda sorte de clientes. Você vai se apresentar para uns 150 clientes, para talvez conseguir trabalho com apenas 1. Mas os poucos que vierem, pelo boca-a-boca e recomendação, vão indicar mais.
    Inevitavelmente você terá novos clientes sem precisar de marketing. TI é confiança e muita indicação.
  • Comece oferecendo seus serviços para amigos, conhecidos, parentes. Não importa o começo, a questão maior é saber se apresentar, fazer o trabalho bem feito e provar seu valor como profissional, mesmo que esteja começando a pouco tempo.
  • Veja o que cada cliente precisa e atenda-o em conformidade com o que precisa ser feito versus o que o cliente quer pagar. Ache o ponto de equilíbrio e isso você adquire com experiência de cliente em cliente. Um bom profissional vai saber achar a solução mais adequada e no menor preço para o cliente.
  • No começo você provavelmente vai atender mais clientes domésticos do que empresas.
    Não é um problema, a questão é que, na minha experiência, técnico doméstico não lucra tanto quanto você pode lucrar atendendo empresas e fazendo trabalhos maiores e melhor remunerados. Mas é uma questão de começo e escolhas, atenda os clientes domésticos e junte um caixa, a partir daí cresça em conhecimento, exigências e carteira de clientes para atender as empresas.
  • Aprenda a demitir seu cliente.
    Soa absurdo porque vivemos num país difícil de se viver cujo dinheiro está desvalorizando a cada dia. Mas mesmo assim, tenha honra e se precisar, demita seu cliente! Ou seja, o cliente é caloteiro? Problemático? Não aceita pagar o que foi combinado? Desmerece seu serviço? Não o atenda, cobre mais caro, cobre adiantado. “Espante-o” assim. Não compensa a dor de cabeça de ganhar um dinheiro que veio à custa de muito estresse por pouca coisa.
  • Tenha a fama de cobrar caro, de ser chato, de ser meticuloso ou mesmo de ser “esquisito”. Mas jamais tenha a fama de enrolado.
    Um técnico enrolado espanta clientes. Na hora do sufoco, é o técnico pontual que querem chamar, porque sabem que você pode cobrar caro mas vai resolver o problema!

3. Talvez essas vagas não sirvam pra você!

Inspirado no artigo de 2017 do Leonard Wadewitz – aqui – trago algumas questões pertinentes para 2022/2023 para quem quer entrar na área estar melhor preparado. Alguns itens tiveram mudanças sutis e outros são pertinentes, tais como:

  • Usuários e profissionais de Linux precisam estar sempre se renovando.

Para isso, será necessário reservar tempo e investir disposição em uma aprendizagem contínua. Não há espaço para presumir você já sabe tudo o que há para saber; trabalhar com Linux significa, tanto para uma pessoa iniciante quanto para sênior, voltar com frequência à materiais de apoio para continuar a sua evolução.

Então não tenha preguiça de reler artigos que você já leu e lembra pouco de seu conteúdo, é importante estar em dia não apenas com conceitos mas também com novas tecnologias que chegam ao mercado. Cultive o interesse! Se você vê a área como um hobby, invista e continua enxergando-a como hobby. É maluquice, mas deu certo comigo.

Da mesma forma, precisa saber manter a graça e a humildade tanto para ajudar quanto pedir ajuda quando for necessário. Você nunca será o melhor na área – afinal é uma área gigantesca e humanamente impossível de se aprender tudo!

  • Precisa entender suas responsabilidades

O profissional especialista em Linux é um dos mais valorizados em TI, segundo relatório da Dice. Em pesquisa feita em 2016, foi apontado que esse expert costuma receber aumentos salariais superiores ao restante da equipe em até 44% das oportunidades.

E com grandes salários (ou poderes), vêm grandes responsabilidades. O que significa que para fazer jus ao salário, você vai precisar mostrar que possui base técnica e metodologia de trabalho, deixando o mínimo de brechas possível que prejudiquem a empresa.

  • Precisa saber se comunicar

Não diria que deve ser uma pessoa pública, mas é interessante que consiga se relacionar bem com os demais profissionais da empresa – e outros da área – assim como com seus clientes . Não apenas para manter uma boa relação de trabalho, mas também pra saber se expressar, levar as soluções para o cliente. Afinal, você é o técnico, precisa levar isso de forma mais palatável a quem não é da área!

4. Se prepare

Essa dica é interessante mas não é uma regra. Ela é mais pra tornar sua jornada mais confortável em diversos aspectos enquanto busca vagas na área:

  • Deixe seu LinkedIn bem configurado e preenchido.
    Ele será seu cartão de visitas inicial pra quem não tem nem o cartão de visitas de papel! Preencha-o sendo honesto e coloque suas qualidades. Se possível, realize os testes de competência, eles vão nortear seu conhecimento e no que você precisa melhorar. Muitas boas vagas de emprego serão ofertadas para um perfil de destaque no site.
  • Crie um laboratório.
    Principalmente se você pretende começar como help desk ou um suporte técnico doméstico, é interessante ter um canto em casa para trabalhar, com um computador usado para testar peças, pendrives para rodar sistemas de análise como o Windows PE Sergei Strelec ou mesmo um LiveUSB Linux, ter uma bancada, tomadas, algum HD sobrando para backups de clientes. É claro que isso pode exigir um dinheiro inicial, e ai vamos ao próximo item:
  • Crie parcerias.
    Existem lojas de informática com áreas de descarte, com sorte alguma pode deixar você revirar o ‘lixo’ delas. São máquinas as vezes boas para esse tipo de trabalho, como Core 2 Duo ou Core i3, 2 ou 4Gb de RAM, HDs de 500Gb. Não precisa de muito poder aqui, a questão é ter meios de realizar trabalhos e mais tranquilidade para backups ou estudos. Faça um servidor em casa, use-o! Na prática você vai ver o que funciona bem e o que dá problema com mais frequência. Use essa curadoria em seus clientes, para usar soluções funcionais que não deem retrabalho/garantia depois de implantado.
    Da mesma forma há lojas de informática que tem vagas para técnicos com especializações. Lembre-se que Linux é nichado e ainda há muitas vagas para profissionais CLT.
  • Invista em algumas ferramentas.
    Chaves de fenda ou philips, alicate, fita catraca, fita adesiva, escova, limpa-contatos, panos. Tenha o essencial para poder dar manutenções de hardware também, o que expandirá seu leque de clientes. Não fique na zona de conforto de apenas estudar Linux e lidar com software, Linux é um kernel que conversa com o hardware e como tal você terá que entender de hardware para saber se ele está funcionando.
  • Estude e faça um portfólio, seja um blog ou mesmo o GitHub.
    Anote o que aprender, deixe comandos à mão para qualquer necessidade. Repasse ao GitHub ou mesmo tenha um blog para anotar suas descobertas, compartilhe com a comunidade seu conhecimento. Outros se beneficiarão com seu conhecimento e é a oportunidade de provar que aprendeu algo de verdade.

Se for encarar ser Autônomo:

  • Preços
    Veja no mercado as tabelas de preços praticados e NÃO se prostitua.
    Uma formatação hoje não pode ficar abaixo dos 120 reais, no mínimo 100 à vista. Se o Pedrão do açougue formata por 30 reais, é um problema dele! Você cobre mais caro mas capriche também, sempre faça backup do que o cliente tem, tente restaurar as preferências dele, aproveite pra higienizar a máquina, se for um notebook passe um pano com limpa-telas na carcaça, na tela, deixe o equipamento impecável como se fosse seu. Faça o cliente se surpreender com o capricho.
  • Se organize.
    Se no futuro você vier a atender 10 clientes ao mesmo tempo, seja honesto com prazos e horários. Não tente abraçar o mundo e atender os 10 ao mesmo tempo, você vai se desgastar e corre o risco de perder a qualidade do serviço.
    Confiança é algo que se conquista, não perca ela. Não tenha medo de falar “eu pego pra fazer mas só posso entregar daqui 1 semana porque já tenho demandas pra concluir”. A honestidade te levará mais longe e o cliente que confia em você vai esperar.
  • Não tenha medo.
    Vá no cliente e veja suas necessidades de TI, se já tem algum técnico contratado ou não. Veja se precisam de suporte, de servidor, de Nuvem, de backup. E já vá preparado para qualquer eventualidade de precisarem de qualquer coisa! Já tenha em mente seu portfólio pessoal, o que dá conta de fazer e o que você ainda não sabe bem e precisará de tempo caso encare.

Eu também fui um nerd que não saia de casa! Sei o medo que dá encarar o mundo, falar com as pessoas, apresentar seu trabalho e ainda transmitir confiança. Não é fácil de se conseguir na primeira vez, não ter experiência é horrível mas é parte do processo. Façam ensaios ou tentem atender parentes e amigos. A familiaridade com o pessoal vai ajudar nisso.

À medida que eu lembrar de mais detalhes atualizarem esta publicação!
Qualquer dica, sugestão ou crítica serão bem vindos nos comentários.

#UrbanCompassPony

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