O Proton foi criado sob o código do Wine, adicionaram suporte ao dxvk, melhoraram o suporte ao X.Org e fizeram novas ABI’s do SteamWorks. A ideia é promissora e reacende a chama de esperança aos futuros gamers que almejam jogar no Linux!
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Steam Play
Em 2010, surgiu o Steam Play: uma maneira dos usuários do Steam acessarem as versões de seus jogos em Windows, macOS e Linux com uma única compra. Mais de 3.000 jogos que foram adicionados ao Steam após esta data incluem suporte ao Linux e outros novos títulos continuam sendo adicionados diariamente. Desde então, a Valve continua sua busca a novas maneiras de trazer mais títulos para os usuários de Linux.
Há dois anos há um esforço para melhorar a qualidade e desempenho de soluções de compatibilidade do Windows com os jogos do Steam. Muito do trabalho tem sido na forma de como suportar o Wine e outros projetos de compatibilidade já existentes. Estas ferramentas foram também integradas ao cliente Steam para fornecer a mesma experiência simples, sem qualquer complicação, oferecida pelos jogos compatíveis com Linux.
Como um resultado de todo esse trabalho, hoje a Valve está lançando a versão Beta de uma nova e melhorada versão do Steam Play para todos os usuários do Steam para Linux. Esta versão inclui o Proton, uma versão modificada do Wine que oferece compatibilidade com os títulos dos jogos originalmente lançados para Windows.
Proton
Como já publicado aqui recentemente, nesta postagem aqui do nosso site, a Valve pretendia melhorar a compatibilidade de games mas não tínhamos certeza de como isso seria feito. Agora, o anuncio oficialmente confirma o lançamento de sua nova versão do ‘Steam Play’ que vai permitir executar games no Linux usando uma versão modificada do Wine chamada Proton.
O Proton de forma resumida foi criado sob o código original do Wine, adicionaram suporte ao dxvk, melhoraram o suporte ao X.Org e fizeram novas ABI’s do SteamWorks. A ideia é que assim haja a melhor compatibilidade possível existente para games do Windows no Linux.
O que muitas pessoas suspeitaram ser verdade foi confirmado: o desenvolvimento do script do DXVK foi financiado pela próprioa Valve. Como já mencionei em outras publicações aqui do site, o DXVK é um script que injeta as chamadas do Vulkan aonde os games exigem DirectX, trazendo maior compatibilidade.
Eles realmente empregaram um desenvolvedor do DXVK desde fevereiro de 2018, e além disso, eles também ajudaram a financiar o vkd3d (implementação do Direct3D 12 baseada no Vulkan), pontes de API nativas do OpenVR e Steamworks, correções de desempenho e funcionalidade wined3d para Direct3D 9 e Direct3D 11; e muito mais. O trabalho da Valve nessa área é excepcional.
Com o lançamento do Proton, aqui as melhorias que serão conquistadas:
- Agora, os jogos do Windows sem a versão Linux disponível, podem ser instalados e executados diretamente do cliente Linux da Steam, completo com suporte nativo a Steamworks e OpenVR.
- As implementações do DirectX 11 e 12 agora são baseadas no Vulkan, resultando em melhor compatibilidade de jogos e menor impacto no desempenho.
- O suporte para tela cheia foi melhorado: os jogos em tela cheia serão perfeitamente esticados para a exibição desejada sem interferir na resolução nativa do monitor ou exigir o uso de uma área de trabalho virtual.
- Melhor suporte aos controles de jogo: os jogos reconhecerão automaticamente todos os controladores suportados pelo Steam. Espere mais compatibilidade de controlador out-of-the-box do que até mesmo a versão original do jogo.
- O desempenho dos jogos multi-threaded melhorou bastante em comparação com o Wine bruto normalmente utilizado.
Atualmente, tem um conjunto limitado de jogos que são suportados, mas mesmo assim é uma lista bastante impressionante. A lista completa inclui:
- Beat Saber
- Bejeweled 2 Deluxe
- Doki Doki Literature Club!
- DOOM
- DOOM II: Hell on Earth
- DOOM VFR
- Fallout Shelter
- FATE
- FINAL FANTASY VI
- Geometry Dash
- Google Earth VR
- Into The Breach
- Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers 2012
- Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers 2013
- Mount & Blade
- Mount & Blade: With Fire & Sword
- NieR: Automata
- PAYDAY: The Heist
- QUAKE
- S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl
- Star Wars: Battlefront 2
- Tekken 7
- The Last Remnant
- Tropico 4
- Ultimate Doom
- Warhammer® 40,000: Dawn of War® – Dark Crusade
- Warhammer® 40,000: Dawn of War® – Soulstorm
Mais games serão disponibilizados á medida que o trabalho progredir ao longo dos próximos meses.
Haverão desvantagens, como possíveis problemas de desempenho e jogos que dependem de alguma DRM, provavelmente nunca serão suportados, mas mesmo assim a quantidade de possibilidades que isso abre deixa-nos entusiasmados com as possibilidades!
O Proton é de código aberto e está hospedado no GitHub podendo ser acessado clicando aqui. O repositório de origem confirma que o DXVK está sendo usado para o Direct3D no suporte ao Vulkan.
Todos os detalhes podem ser encontrados através deste anúncio do Steam recém publicado!
Realidade
O usuário Alison Monteiro publicou em nosso grupo no Facebook, seus testes com um game da Steam, o The Walking Dead, via SteamPlay no Linux.
The Walking Dead
Originalmente não suportado por ser exclusivo de Windows, o jogo, de acordo com o usuário, rodou com 75% do desempenho visto na versão nativa de Windows.
Nota-se a taxa de FPS: 58 Frames!
Para um sistema Beta com suporte inicial, está mais do que provado o quão promissor é, principalmente tendo em vista a aplicação do DXVK e do uso ativo do Vulkan.
Mais uma vez agradeço a Alison Monteiro pelas imagens enviadas.
Análise Opinativa
A Valve financiando diretamente no desenvolvimento do DXVK e na luta pra compatibilizar games do Windows no Linux… Apesar do fim das SteamMachines, a Valve provavelmente deve ter 2 coisas em mente:
- Quer abraçar os gamers de Linux e trazer liberdade de escolha/opção de sistema a todos os jogadores.
- O Windows 10, com sua loja própria, representa uma ameaça ao império Steam e a Valve quer que sua plataforma esteja independente do monopólio da Microsoft no quesito gamer.
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix
SteamCommunity
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
São boas duas opções para a Valve.