Valve pretende trazer maior compatibilidade ao SteamOS

De acordo com strings encontradas no código fonte do SteamOS, a Valve pretende adicionar uma camada extra de compatibilidade ao sistema, para permitir que este rode games nativos do Windows.

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A Valve anunciou o SteamOS, seu sistema baseado em Debian em 2013, pouco antes da revelação dos computadores Steam Machine’s que são vagamente parecidos com consoles. Foi um movimento grande, arrojado que chegou ao fim: A Valve encerrou a seção de SteamMachines de seu website em abril deste ano.

Porém o SteamOS ainda está vivo – na verdade, a atualização 2.164 foi lançada há apenas duas semanas – e agora parece que a Valve tem o objetivo de ampliar drasticamente suas capacidades. Membros do sub-reddit r/linux-gaming recentemente descobriram strings de texto referindo-se, entre outras coisas, a “ferramentas de compatibilidade” que permitiriam que jogos projetados para o Windows – ou seja, praticamente todos – fossem executados no Linux. Aparentemente, a funcionalidade será semelhante à do WINE já visto, mas com o acréscimo de suporte oficial e total apoio por parte da Valve.

Eu não vou publicar todos os trechos, que podem ser vistos na página do SteamOS no GitHub clicando aqui, mas alguns bits interessantes certamente se destacam como a string chamada “Steam_Settings_Compat_Info” onde a descrição diz “O Steam Play instalará automaticamente ferramentas de compatibilidade que permitem que você jogue jogos da sua biblioteca que foram construídos para outros sistemas operacionais”.

Há também o “Steam_Settings_Compat_Advanced_Info”, que descreve como “Você pode selecionar uma ferramenta de compatibilidade para usar com jogos que não foram testados ou verificados para funcionar nesta plataforma. Isso pode não funcionar como esperado e pode causar problemas com seus jogos, incluindo falhas e quebrando jogos salvos”.

Isso certamente soa como algo relacionado ao Wine no steamOS, talvez com uma pitada de algo como o DXVK, você não acha? No entanto, pode até mesmo ser o DOSBox, uma ferramenta patrocinada pela Valve; ou qualquer outra coisa – nós simplesmente não sabemos o suficiente neste momento sobre quais ferramentas serão disponibilizadas.

Ter a habilidade de usar ferramentas como o Wine de dentro do cliente nativo Linux Steam é, na verdade, algo que foi requisitado por um longo tempo por um grande número de pessoas. Poderia certamente tornar o uso do Wine menos complicado para os jogos Steam. Se assim for, pode até dar aos desenvolvedores uma idéia melhor de quantas pessoas estão em sistemas operacionais diferentes se ele aparecer em suas estatísticas quando alguém estiver usando esse recurso.

Pode até ser uma jogada de negócios bastante inteligente para a Valve, já que isso pode levar mais pessoas a comprar jogos que tenham uma classificação decente suficiente por meio de uma dessas ferramentas de compatibilidade.

Porém, como observa a Ars Technica, a descoberta das cadeias de texto está muito distante de um lançamento oficial e deve ser tratada como rumor. Não há nenhuma indicação de como o sistema funcionará, ou mesmo para o que é exatamente isso, e enquanto já se passaram alguns anos desde que o teste ocorreu, o desempenho dos jogos no SteamOS ficou para trás do Windows 10. E convenhamos, isso é um grande problema se você estiver tentando convencer as pessoas a fazer a troca de sistema.

#UrbanCompassPony

Fontes:
PCGamer
GamingOnLinux

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