O novíssimo Wine 4.0 traz suporte ao Vulkan, suporte inicial ao Direct3D 12 e melhor suporte a telas de alta definição: HiDPI. Conheça todos os novos recursos!
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Introdução
Após sete release candidates, o Wine 4.0 estava finalmente pronto para ser lançado ontem, conforme julgado pelo fundador do Wine, Alexandre Julliard. O Wine 4.0 é um grande lançamento trazendo suporte inicial a API de gráficos Vulkan, Direct3D CSMT é ativado por padrão, suporte inicial a Direct3D 12 via VKD3D, continuação de trabalho para otimização de HiDPI, várias melhorias OpenGL, suporte a textura D3D multi-sample, melhorias de 64 bits e muito mais.
Novidades
Confira os maiores destaques do lançamento!
Direct3D
- Suporte inicial a Direct3D, requirindo a biblioteca vkd3d e uma GPU que suporta Vulkan.
- Multi-Threaded Command Stream (MTCS) está habilitado por padrão
- Qualquer chamada ao OpenGL está habilitada por padrão quando disponível e/ou exigido.
- Interface DirectX 11 foi atualizado para a versão 11.2.
- Interface DXGI foi atualizada para a versão 1.6
Gráficos
- Um driver Vulkan está implementado por padrão, enquanto que o host possui bibliotecas para X11 ou MoltenVK, no caso do macOS.
- Um loader do Vulkan-1 está disponível como alternativa ao SDK.
- Ícones em PNG são suportados, permitindo maiores resoluções: 256 x 256
- Os ícones padrão incluem versões de 256×256 que tiram vantagem do novo suporte a PNG.
- Muitas interfaces do Direct2D foram atualizadas para a versão 1.2
Kernel
- Todo o controle de CPU é acessado pelos drivers do kernel, incluindo 64 bits.
- A informação reportada pelos processadores agora está correta: Os programas e games que executam sob o Wine 4.0 sabem distinguir os núcleos reais dos lógicos, suportando hyper-threading.
Além disso, temos suporte a melhor integração de desktop, criptografia, recursos de aplicações que fazem uso de Web como JavaScript e HTML, melhorias para gestão de áudio, além de melhorias e otimizações específicas para macOS e Android.
A lista completa de novidades, que cá entre nós é surpreendentemente extensa, encontra-se aqui!
O breve anúncio de lançamento do Wine 4.0 pode ser lido no WineHQ.org.
Os lançamentos de desenvolvimento quinzenais do Wine 4.x começarão agora com o Master Git aberto para o desenvolvimento de recursos, culminando com o Wine 5.0 daqui aproximadamente 1 ano.
Download
Em breve o novo Wine estará disponível no repositório do PlayOnLinux, PlayOnBSD e do PlayOnMac.
Caso queira compilar, o link é este!
Aguardemos que o projeto Proton da Valve logo atualize sua base para o Wine 4.0!
#UrbanCompassPony
Fonte:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.