Lançado o Wine 3.21 e o DXVK 0.93

O Wine 3.21 e o DXVK 0.93 trazem melhorias pra quem joga games como Overwatch, Dark Souls III e Quantum Break, além de suporte a Joysticks e melhor suporte ao Android!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


O DXVK 0.93 foi lançado hoje, enquanto o Wine 3.21 foi lançado ontem. Ambos não tem relação direta um com o outro, apenas se complementam e são desenvolvidos por equipes diferentes. Veja as novidades de cada um!

Camadas de Abstração

Wine é um tradutor em tempo real, uma camada de abstração que permite rodar games do Windows como se fossem nativos no Linux. Já o DXVK é um script que veio injetar o Vulkan aonde ocorrem chamadas do DirectX, permitindo que games do Wine rodem com ainda mais compatibilidade.

Caso queira aprender mais sobre o Wine, temos 2 postagens, esta e esta, onde dou detalhes de como configurar o Wine e melhorar o desempenho de games nele. Não apenas para Linux, o PlayOn* também existe para macOS e BSD. E as melhorias citadas nesta publicação valem para todos, inclusive para o promissor Wine de Android!

Wine 3.21

Destaques:

  • Reescrito o marshaller Typelib usando funções NDR.
  • Suporte gráfico em versões recentes do Android.
  • Suporte para recursos de fontes de memória no DirectWrite.
  • Melhorias no suporte ao joystick.
  • Várias correções de bugs.

Há um monte de correções de bugs com o Wine 3.21 eliminando 62 bugs de problemas com os games Guild Wars 2, Fallout 2, Crysis Warhead e para automação em torno do Microsoft Word.

As notas de lançamento estão aqui!

Download

O Wine 3.21 no momento desta publicação estava ausente no repositório do PlayOnLinux mas em breve estará disponível, tanto para o Linux, quando o BSD e o macOS.

Caso você deseje compila-lo, seu código fonte pode ser baixado clicando aqui.

DXVK 0.93

O DXVK, opostamente ao Wine, não está tão disponível a público a poucos cliques, sendo necessário fazer uso da Steam e acessar o SteamPlay pra usa-lo. Além disso, essas novidades chegam com o tempo, portanto, paciência!

O DXVK 0.93 adiciona suporte para o DXGI 1.4 (DirectX Graphics Infrastructure). O DXGI 1.4 possui alterações em torno de swapchains, controle de orçamento de memória de vídeo e enumeração de adaptador mais fácil, entre outras alterações.

Também oferece um novo ajuste “dxvk.numCompilerThreads” para alterar o número de encadeamentos de CPU suportados para compilação de pipeline. Isso pode ser útil para jogos onde eles compilam todos os seus shaders inicialmente.

Não obstante, temos correções de renderização em torno de Dark Souls III, Overwatch, Quantum Break e The Witness.

As informações de download e configuração do DXVK 0.93 estão disponíveis no site do projeto GitHub para quem quiser se aventurar com seu código fonte, clicando aqui!

#UrbanCompassPony

Fontes:
Phoronix1
Phoronix2

Deixe um comentário