Os novos DXVK 0.95 e Wine 4.0-rc6 trazer melhorias e correções para quem joga Crysis, F1 2017, Doom 3, Vietcon, Cossacks 2, Final Fantasy XI, FIFA 11 e AC: Odyssey no Linux.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
O DXVK 0.95 foi lançado ontem e o Wine 4-rc6 foi lançado anteontem. Ambos não tem relação direta um com o outro, apenas se complementam e são desenvolvidos por equipes diferentes. Veja as novidades de cada um!
Camadas de Abstração
Wine é um tradutor em tempo real, uma camada de abstração que permite rodar games do Windows como se fossem nativos no Linux. Já o DXVK é um script que veio injetar o Vulkan aonde ocorrem chamadas do DirectX, permitindo que games do Wine rodem com ainda mais compatibilidade.
Caso queira aprender mais sobre o Wine, uma publicação especial, esta, onde explico como fazer uso do DXVK fora do Steam e dei detalhes de como configurar o Wine e melhorar o desempenho de games nele. Não apenas para Linux, o PlayOn* também existe para macOS e BSD. E as melhorias citadas nesta publicação valem para todos, inclusive para o promissor Wine de Android!
Wine 4.0-RC6
Destaques:
- Melhorias para os jogos Crysis, F1 2017, Doom 3, Vietcon, Cossacks 2, Final Fantasy XI, FIFA 11, Quantum Break e Doom 3
- Correções para o Wine Mono
- Otimizações para Windows Codecs
- Melhor desenvolvimento do WineD3D Direct3D 8 e do Direct3D 9
- Um total de 18 correções de bugs.
As notas de lançamento estão aqui!
- Poucas novidades?
Sim. É porque o Wine 4.0 promete ser um grande salto e o foco dos desenvolvedores agora é corrigir bugs, em vez de focar em adicionar novidades. Quando todos os problemas estiverem resolvidos, as pendências – algumas até de alguns anos atrás – eles adicionarão conteúdo ao Wine! Assim o Wine poderá crescer mais rapidamente com esses problemas resolvidos.
Download
O Wine 4.0-rc6 no momento desta publicação estava ausente no repositório do PlayOnLinux mas em breve estará disponível, tanto para o Linux, quando o BSD e o macOS quando a versão 4.0 final sair.
Caso você deseje compila-lo, seu código fonte pode ser baixado clicando aqui.
DXVK 0.95
O DXVK, opostamente ao Wine, está disponível a público a poucos cliques, tendo a opção de fazer uso da Steam e acessar o SteamPlay pra usa-lo, ou usando o Winetricks e criando a instalação do seu jogo por ele. – Ensinamos como fazer isso aqui!
Além disso, essas novidades chegam com o tempo diretamente aos drivers de video da Nvidia, enquanto requerem adicionar PPA’s para usar o repositório de drivers da Intel e AMD com tais correções adicionadas, portanto, paciência! – Logo farei uma publicação explicando melhor essa parte dos drivers para quem joga em Intel e AMD. Quem joga em Nvidia pode continuar lendo aqui!
As maiores correções do DXVK 0.95 são para o Assassin’s Creed Odyssey, que ganhou até +20% de desempenho!
Outros games que receberam melhorias com o DXVK 0.95 foram Call of Duty: WWII, Need for Speed 2015, FIFA 19, Resident Evil 2 2019 Demo e o Superhot VR.
As informações de download e configuração do DXVK 0.94 estão disponíveis no site do projeto GitHub para quem quiser se aventurar com seu código fonte, clicando aqui!
Lembrando que quem utiliza placa de vídeo Nvidia, basta manter seu driver na versão mais recente do lote 410 ou do 415 e você já terá as otimizações do Vulkan; As DLLs do dxvk chegarão via Proton a quem jogar via SteamPlay!
Caso deseje instalar o DXVK em algum game do Wine, basta usar o Winetricks na versão mais atualizada, conforme ensinamos nesta publicação.
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix 1
Phoronix 2
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.