Usando Microsoft Office no Linux!

Sem PlayOnLinux, sem WINE, sem máquina virtual, sem emulador, sem dual-boot e sem contêiner: Tenha o Microsoft Office direto no desktop Linux!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Introdução

Muito bem, sabemos que existe um Microsoft Office nativo para Android, macOS, Windows… mas o nosso querido pinguim está de fora dessa lista.

Também é sabido que há muitas tentativas de rodar o MS Office direto no Linux: Com o WINE e seus asseclas – playonlinux, lutris, etc – máquina virtual, dual boot, contêiner, etc.

Porém hoje eu quero trazer uma solução direta, simples, funcional, gratuita e também honesta, sem pirataria, de se executar o MS Office direto no Linux, abrir planilhas do Excel 2019 com Macros, tudo absurdamente funcional! A única exceção, a única condição, é que ele só funcionará Online, igual o Google Docs.

Opinião

Normalmente a área de opiniões do autor da publicação eu deixo para o final da mesma, porém devido á natureza polêmica desta, eu optei por fazê-lo antes.

A Linux Universe não tem foco apenas em conteúdo Free and Open Source (FOSS); Tenho optado por trazer as mais diversas Soluções, com uma condição de que estas sejam funcionais/úteis para usuários domésticos e/ou empresas, e sejam gratuitas e honestas – nada de pirataria – mesmo que isso signifique trazer soluções não necessariamente livres. E isso pode incluir soluções da própria Microsoft se este for o caso! Além disso, a Microsoft não me pagou 1 real pelo mershan 😉

O faço unica e exclusivamente por ser uma solução tão boa, mas tão boa, que me admira tão poucos blogs abordarem diretamente este método como uma alternativa viável, onde sempre indicam o Google Docs ou mesmo o LibreOffice como alternativas. De fato, são boas alternativas, mas há casos e casos e há quem precise trabalhar com o MS Office. Há um meio de se ter o Microsoft Office legitimamente no Linux, de forma honesta e gratuita e eu faço questão de trazer esta solução para vocês!

Juro que se a Microsoft me processar por esta publicação eu declaro guerra oficialmente!

Recado dado, prosseguimos com a publicação.

1. Hotmail

Se já não possuir uma conta, crie uma conta gratuita no Hotmail/Outlook.

A conta pode ser criada clicando aqui onde você também poderá escolher o domínio que quer usar, se é @outlook ou @hotmail.

Importante lembrar e frisar que ao criar a conta gratuita você terá direito a 15 Gb no OneDrive.

2. Microsoft Edge

Agora, instalamos o Microsoft Edge Beta em seu sistema.

O download do pacote .deb/.rpm pode ser feito clicando aqui.
Ao instalar, o pacote já insere o repositório do Edge no sistema, o que o manterá sempre atualizado!

 

Edge instalado e configurado!

Agora, dentro do Edge, abra o site: https://www.office.com/?auth=1

Faça login com sua conta recém criada do Hotmail/Outlook.

Você verá uma tela semelhante a esta. Aqui você já está acessando o Office. Mas para integrá-lo ao seu sistema de forma mais orgânica, clique na barra de navegação e veja o botão “Instalar”:

 

Assim que você clicar em Instalar, nada vai acontecer! Uau!

Ok. O Edge criou um “app” do Office em seu sistema porém ele fica “escondido” por padrão.

Ele está em: /home/USUARIO/.local/share/applications/
com um nome bem aleatório tipo “msedge-ocdlmjhbenoxdfhlojajgokahchlkk-Default”.

 

Esse já é o atalho definitivo.

Se você tentar executá-lo, provavelmente seu sistema vai perguntar se você confia na aplicação.
Ao marcar ele como Lançador Confiável, ele vai ganhar um nome e um ícone:

 

Pronto!

Ao executá-lo, observe que o Edge abrirá num modo mais simples, sem as ferramentas tradicionais, apenas com o office.com:

 

Aos que desejarem tentar implementar alguma solução externa de atalho e/ou navegação com o Office embutido, este é o código completo do atalho:

/opt/microsoft/msedge-beta/microsoft-edge-beta –profile-directory=Default –app-id=ocdlmjhbenodhlknglojajgokahchlkk “–app-url=https://www.office.com/?from=Homescreen”

3. Funcionalidade

A partir daqui o Office já está funcional.

 

Tanto o Word quanto o Excel estão bastante completos com as respectivas versões 2019/365.

 

Ah mas esse Office não integra no sistema como ocorre no Windows 10!

Apesar de não haver uma aplicação nativa da Microsoft, há boas integrações disponíveis!

Primeira: O próprio Office integra os documentos com o OneDrive e também permite que você baixe eles direto pro computador:

Assim como o aplicativo permite que você abra um documento armazenado localmente, enviando-o para o Onedrive e abrindo imediatamente no Office; Além disso conta com suporte a arraste: Você apenas clica e arrasta o documento para dentro do aplicativo e ele será carregado.

E caso você queira um software de sincronia entre a nuvem e sua máquina local, você tem o Insync como opção gratuita!
Via terminal o RCLONE continua sendo uma opção FOSS nativa de todas as distribuições para sincronia de dados com o OneDrive.

4. Conclusão Opinativa

Realmente a funcionalidade do Microsoft Office 365 integrado online e funcional no Linux, da forma como apresentei aqui, é algo relativamente recente e que, ao menos nos meios em que convivo e trabalho, não vi muita popularidade, seja por desinteresse, seja por desinformação. E isso me surpreendente porque há uma demanda pelo MS Office: Muitas empresas não migram pra Linux porque o Office é fundamental, seja pelo Outlook, seja pelo Excel.

Sobre a aplicação, pessoalmente não senti falta de nenhuma funcionalidade mais avançada deles.

Inclusive eu gostaria de saber de vocês leitores: Vocês sentiram falta de algo do Office Online que só existe na versão instalável convencional? Quais empecilhos impedem, na sua opinião, a propagação, o sucesso do Office Online ante o Office Offline, considerado por muitos uma das últimas barreiras para o Ano do Linux se tornar uma realidade?

Pelo sim ou pelo não, com o Microsoft Office 365 gratuito e funcional Online amadurecendo como tem sido, quem sabe com mais gente buscando-0 como Solução para o Linux, a Microsoft não olhe com bons olhos para o sistema e uma versão nativa instalável veja a luz do dia?

Dica sugerida pelo meu sócio e amigo Bruno Correa

#UrbanCompassPony

2 comentários em “Usando Microsoft Office no Linux!”

Deixe um comentário