Material Shell promete dar um novo ar ao Gnome Shell

O projeto que está em fase Beta traz a proposta de deixar o Gnome Shell mais amigável e produtivo!


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Introdução

O Material Shell é um novo substituto de shell para o Gnome Shell que está atualmente em versão beta. Seu slogan afirma que essa extensão propõe “um fluxo de trabalho de mouse/teclado com alto desempenho e simples para aumentar a produtividade e o conforto diários”, além de seguir as diretrizes do Material Design.

A extensão adiciona um novo painel no lado esquerdo da tela , que tem (de cima para baixo) um botão Visão geral de atividades, botões de categorias de aplicativos (Internet, Desenvolvimento, Social, etc.) e uma bandeja na parte inferior.

Além disso, o Material Shell substitui a barra superior por sua própria barra que lista cada aplicativo em execução para uma categoria específica, botão + que permite abrir outro aplicativo a partir dessa categoria e um botão para alternar entre os layouts de ladrilho (apenas 2 estão disponíveis por enquanto) para os aplicativos nessa categoria específica.

As barras de título da janela para aplicativos que não usam decorações do lado do cliente são removidas, sendo substituídas pelo nome do aplicativo no painel superior adicionado pelo Material Shell. Um botão fechar também está lá, para fechar facilmente os aplicativos, embora você também possa usár o Super + Q para sair de um aplicativo.

Uma lista de no máximo 12 aplicativos é exibida ao clicar no botão + para uma determinada categoria:

Essencialmente, este aplicativo de extensão do Gnome Shell agrupa aplicativos em categorias, cada um com suas próprias configurações de ladrilhos, permitindo que você organize melhor suas janelas abertas.

Se você achar isso um pouco confuso, os devs do Material Shell postaram um vídeo no Reddit que mostra como tudo isso funciona.

 

Enquanto você pode usar o mouse para a maioria das coisas, você também pode querer usar alguns atalhos de teclado. A extensão tem os seguintes atalhos de teclado (configuráveis ​​nas configurações de extensão):

Área de Trabalho:

  • Super + W Navegue até a área de trabalho / categoria superior.
  • Super + S Navegue até a área de trabalho / categoria inferior.
  • Super + A Foque a janela à esquerda da janela atual.
  • Super + D Foque a janela à direita da janela atual.

Janela:

  • Super + Q Mate a janela atual focada.
  • Super + [MouseDrag] Mova a janela ao redor.

De todos os bugs que a extensão tem, o mais grave no momento é o de congelamento da tela quando se usa mais de 1 monitor. Fora isso, os demais bugs são pontuais e não prejudicam os testes num ambiente de produção.

Importante ressaltar que o Material Shell é incompatível com algumas extensões do Gnome Shell no momento. Por exemplo, se você usa o Ubuntu, você precisará mover, remover ou desabilitar o Ubuntu Dock, pois ele irá se sobrepor ao painel Material Shell. Outro caso é o das extensões que exibem texto na bandeja, o que sobrecarrega a bandeja Material Shell – exemplos incluem Argos ou CPUFreq do Gnome Shell.

Instalação

O Material Shell ainda não está no site de extensões do Gnome e não há lançamentos por enquanto, nem mesmo previsão. Para instalá-lo agora, você vai precisar clonar o repositório de materiais Shell Git em ~/.local/share/gnome-shell/extensions, em uma pasta chamada material-shell@papyelgringo. Isso pode ser feito usando:

$ git clone https://github.com/PapyElGringo/material-shell.git ~/.local/share/gnome-shell/extensions/material-shell@papyelgringo

Após a instalação, reinicie o Gnome Shell e habilite a extensão usando o aplicativo Gnome Tweaks.

Vale a pena notar que, ao desabilitar a extensão do Material Shell, os aplicativos que não usam decorações do lado do cliente continuarão a ter sua barra de título ausente. Isso pode ser corrigido ao reiniciar o Gnome Shell.

Quando você quiser atualizar a extensão (com o código Git mais recente), use:

$ cd ~/.local/share/gnome-shell/extensions/material-shell@papyelgringo
$ git pull

E mais uma vez reinicie o Gnome Shell conforme explicado acima.

Conclusão

Pra quem está querendo um novo ar pro Gnome Shell, a extensão Material Shell parece bastante promissora! Aguardemos o progresso do projeto para que, quem sabe, se torne uma extensão oficial.

Fonte:
LinuxUpRising

Deixe um comentário