Baseado no ArchLinux, o KaOS 2018.08 oferece uma experiência única, bela e amigável a quem gosta do KDE Plasma!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Com quase 70% dos pacotes atualizados desde o lançamento da última ISO a mais de dois meses, nenhuma mudança importante desta vez foi anunciada. Novidades no KDE Applications 18.08 inclui o menu de contexto Dolphin atualizado e uma caixa de diálogo ‘Configurações’ modernizada; o Gwenview recebeu uma grande reformulação; o KMail adicionou suporte para dados de viagem e o Spectacle agora tem uma lupa para ajudá-lo a desenhar um retângulo de seleção.
Como sempre com esta distribuição do tipo rolling release – devido á base Arch – você encontrará os pacotes mais recentes para o Plasma Desktop: Frameworks 5.49.0, Plasma 5.13.4 e KDE Applications 18.08.0.
Tudo construído com base no Qt 5.11.1.
Croeso
Exclusivo do KaOS, o Croeso (Galês para “bem-vindo”) é um painel de boas vindas para ajudar a configurar uma nova instalação do sistema. Ele será executado no sistema após ser recém-instalado e se oferece para ajustar cerca de 15 configurações comumente usadas, substituindo o Kaptan, o antigo assistente de primeira execução baseado no PyQt.
Ele também inclui um seletor de papel de paredes personalizado, informações de distribuição e notícias. Ele é escrito em QML e se encaixa bem com o aplicativo Bem-vindo usado no sistema LiveUSB. Este último inclui agora um Guia de Instalação totalmente reescrito (também em QML).
Croeso
O trabalho artístico inclui temas de ícones personalizados para temas claros e escuros. Midna e Midna Dark criam uma aparência unificada completa desde o boot até o logout. Houve um redesenho completo do tema Midna para 2018. Cerca de 2500 novos ícones em uso, tema de login sddm reescrito e a comunidade KaOS selecionou os novos papeis de parede (criado por Jomada).
Midna 2018
Existe uma opção para verificar a autenticidade dos arquivos ISO do KaOS baixados por meio da verificação de assinatura do GPG, consulte a página de Download – aqui – para mais detalhes e instruções.
Base do sistema
As principais atualizações importantes da base do sistema são o Xorg-Server 1.20.1 , o kernel Linux 4.17.17, o Pacman 5.1.1, o Wayland 1.16.0, o Gstreamer 1.14.2, o LLVM/Clang 6.0.1, o Systemd 239, o Mesa 18.1 .7, NetworkManager 1.12.2, Rust 1.26.0, Protobuf 3.6.1, Intel-ucode 20180807, Openjdk 8u171 e Ruby 2.5.1
SDDM 2018
Os repositórios KaOS não fornecem mais o Qt 4. Há três anos que o desenvolvimento do Qt 4 parou e no final de 2015 todo o suporte incluindo correções de segurança terminou. Qualquer aplicativo que não tenha feito a transição para o Qt 5 nesse meio tempo não poderá mais ser suportado no KaOS.
Além disso o kernel Linux tem todo o build necessário do ucode para uma atualização automatizada do microcódigo antigo.
Notas Comuns
O KaOS usa um First Run Wizard: Ele será executado no sistema recém-instalado e permite, com apenas alguns cliques, ajustar o comportamento do mouse, o lançador de menus, o tema da área de trabalho, o papel de parede usado, o esquema de cores, o estilo dos widgets, a decoração das janelas e os desktops virtuais usados. Com um clique, esse assistente também se vinculará à documentação do KaOS e a todas as informações de contato.
Também está incluída uma ferramenta específica do KaOS para gravar arquivos ISO em USB. O IsoWriter não só grava em USB, como também dá a opção de recuperar seu pendrive depois de usá-lo para um ISO, algo que o comando dd regular ou o Imagewriter usado anteriormente não eram capazes de fazer. Novidade nesta versão é a capacidade de verificar a integridade da unidade flash USB gravada em comparação com o arquivo ISO baixado. Isso também pode ser feito no Dolphin: clique com o botão direito do mouse no arquivo ISO, selecione Ações e selecione Verificar Gravação ISO.
Este ISO do KaOS usa o sistema de arquivos XFS habilitado para CRC e finobt como padrão. Os CRCs permitem a detecção aprimorada de erros devido a problemas de hardware, enquanto as alterações de formato também aprimoram os algoritmos de recuperação de falhas e a capacidade de várias ferramentas de validar e reparar corrupções de metadados quando elas são encontradas. O inode btree livre não indexa inodes usados, permitindo um desempenho de alocação de inode mais rápido e consistente à medida que os sistemas de arquivos envelhecem.
O KaOS usa o Systemd fornecendo Systemd-boot para instalações do tipo UEFI.
Calamares
A estrutura do instalador usada foi movida para a série 3.2. Destaques das alterações e adições:
- O módulo de branding também viu uma revisão e a estrutura da apresentação de slides foi estendida com algumas novas classes que podem ser usadas.
- O serviço GeoIP fornecido pelo FreeGeoIP.net está sendo fechado e uma API diferente está sendo oferecida, incluindo um nível de serviço gratuito (gratuito). KaOS passou a usar o ipapi.co
- Problemas de interface no módulo de particionamento foram corrigidos; o seletor de ponto de montagem é agora mais óbvio quando nenhum ponto de montagem foi escolhido, e o ponto de montagem e os sinalizadores são preservados ao (re)editar as partições.
- A lista de idiomas na página de boas-vindas, onde o usuário pode selecionar qual idioma usar para o instalador, agora exibe os idiomas em sua representação nativa, em vez do nome em inglês para cada idioma.
- O shell do usuário não aponta mais para /bin/bash, mas segue a configuração padrão para useradd (8); Por exemplo, aqueles configurados em /etc/default/useradd.
Problemas conhecidos
Instalar no RAID não é possível no momento. Além disso, para criar uma mídia de instalação, siga as instruções da página de download aqui. O KaOS não suporta Unetbootin ou Rufus e os DVDs precisam de uma velocidade de gravação não superior a 4x.
Importante ressaltar: Embora suporte UEFI, o KaOS não suporta Secure Boot!
Download
O download pode ser feito clicando aqui e a .ISO possui 1.9Gb!
Mais informações, na página do anúncio oficial aqui!
#UrbanCompassPony
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.