Desenvolvedores alegam falta de tempo e recursos. Esse seria o futuro das pequenas distros?
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Parece que cada vez mais pequenas distribuições estão com dificuldades de se manterem sob o ideal gratuito e vivendo de donativos. Recentemente vimos a crise no Void Linux. Agora temos mais duas pequenas distribuições do Linux anunciando que vão parar por problemas semelhantes, ainda que temporariamente.
Projeto Korora
Korora é/foi uma distribuição Linux baseada no Fedora. Ele se concentrou em fornecer experiência out-of-the-box para os usuários do Fedora, agrupando codecs de mídia e software proprietário.
Um desenvolvedor do Korora anunciou recentemente a seguinte mensagem:
O Korora a médio prazo não será capaz de acompanhar os lançamentos das novas versões do Fedora. Além disso, para curto prazo, não haverão atualizações para a distribuição do Korora.
A equipe do Korora, formada por um desenvolvedor e dois gerentes da comunidade, lutou para manter um equilíbrio entre o projeto e a vida real. E por esse motivo, a equipe está fazendo uma pausa, mas não há certeza de que eles retornarão para continuar o projeto.
Continua:
… Estamos tirando uma folga para evitar atingirmos nosso limite completamente e rejuvenescer a nós mesmos e nossa paixão pelo Korora/Fedora e pelos esforços mais amplos de código aberto.
O que isso significa a partir daqui, bem os servidores vão continuar no ar para que os repositórios não quebrem, mas não haverá atualizações aplicadas.
Nós não podemos dizer quanto tempo esta pausa durará…
Considerando que não haverão atualizações para o Korora Linux, aconselho os usuários existentes a mudar para o Fedora 28, especialmente porque ele agora fornece uma maneira fácil de instalar os codecs de mídia.
BackSlash Linux
Baseado no Ubuntu, o Backslash modificou a área de trabalho do KDE para se assemelhar ao macOS e, assim, criou um nicho para si mesmo no mundo Linux do desktop.
Os desenvolvedores desta distro pararam o desenvolvimento temporariamente citando problemas financeiros. Eles estão pedindo doações para reviver a distribuição agora:
O desenvolvimento do BackSlash Linux está pausado temporariamente devido a alguns problemas financeiros. Esperamos que o BackSlash Linux volte em breve. Por favor, mostre seu amor e apoio ao BackSlash Linux doando para nós e patrocinando o sistema.
Todo e qualquer tipo de opção de suporte e documentação está temporariamente inacessível para os consumidores. Pedimos desculpas pelo inconveniente causado.
Aparentemente, eles estão prometendo ‘algumas surpresas e opções extras do BackSlash Linux’ para doadores contribuindo com $20 ou mais.
Aconselho cautela aqui antes de você fazer uma doação. Eu não gosto da atitude de “nos pagar, então vamos reiniciar o projeto”. Se eles estivessem enfrentando problemas financeiros, eles deveriam ter solicitado a doação antes de (temporariamente) encerrar o projeto. Mas essa é apenas minha opinião pessoal. – ItsFoss
Análise Opinativa
Eu entendo o ponto de vista de todos eles.
Mesmo estando presente ativamente nesse universo baseado em UNIX – entrei a 3 anos – já vi projetos nascerem e morrerem, vários deles liderados por 1 pessoa.
A UNIX Universe é meu hobby que estou aos poucos tornando um trabalho rentável em tempo integral mas por enquanto segue sendo algo que cuido no meu tempo livre. É complicado manter a vida pessoal, social e cuidar de projetos que exigem dedicação como os que envolvem projetos de código livre.
Mas nem tudo são espinhos, tudo é uma questão organizacional. Assim como nosso projeto com o Grupo Bonobo do sistema Pigmeo OS, quem mantem um projeto sozinho deve diminuir sua carga de trabalho trazendo mais desenvolvedores para ele; e foi o que fizemos. A colaboração pode ser um desafio á parte mas compensa o esforço.
O LinuxMint é a prova de que é possível mediar o tempo de desenvolvimento/colaboração e as obrigações da vida pessoal.
#UrbanCompassPony
Fontes:
ItsFoss
Arte Adaptada de ItsFoss
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
HEY MAN
Eu queria se possível, poder utilizar/ver mais sobre Pigmeo OS. Não encontrei muita coisas, só as falas de vocês e coisas do gênero, gostaria de utilizar se tiver como, estilo um BETA no lançamento da Distro. E também um pouco de conteúdo sobre como trabalhar com ela caso eu possa utilizar a Pigmeo OS.
Me considero alguém que feliz ou infelizmente, vive atrás de mudança nos sistemas operacionais. E gosto de testar coisas novas mesmo não muito funcionais.
O PigmeoOS estará pronto quando estiver pronto 😉
Temos planos para lançar um Beta dentro dos próximos 30 dias. – Mas sem promessas.
Daremos mais informações sobre na página UNIX Universe no Facebook ou aqui mesmo no site.