O Kernel Linux 6.5 traz otimizações para diversos hardwares porém com poucas mudanças significativas para as placas de vídeo.
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
Entre os destaques do Kernel Linux 6.5 estão suporte inicial à USB4 v2, mais novidades para o WiFi 7, suporte a overclock para placas de vídeo AMD Radeon RX 7000, suporte a MIDI 2.0, melhorias para a promissora arquitetura RISC-V e mais.
Confira todas as novidades do kernel linux 6.5!
Processadores
- Suporte paralelo de CPUs para sistemas modernos Intel e AMD para ajudar a reduzir o tempo de inicialização/reinicialização Kexec em servidores de grande porte, como os mainframes.
- O Linux agora usa como padrão o EPP “ativo” AMD P-State para Zen 2 e sistemas mais recentes que suportam este modo de operação aproveitando o ACPI CPPC.
- Suporte EDAC AMD Ryzen série 7000 para permitir a detecção e correção de erros em CPUs de consumo Zen 4 compatíveis, não sendo mais algo limitado apenas aos modelos de CPU de servidores AMD EPYC.
- Balanceamento de carga aprimorado para CPUs híbridas Intel.
- LoongArch adicionou extensões SMT e SIMD/Vector.
- Foi adicionado suporte para a CPU Alibaba T-Head TH1520 RISC-V e alguns novos SoCs ARM.
- Atualizações Intel Speed Select em torno de TPMI e controles de energia em nível de cluster.
- Uma correção de escalonamento de frequência de CPU para Intel P-State com CPUs híbridas Intel Core ao desabilitar E-cores para deixar apenas os núcleos P online.
- Suporte UEFI Unaccepted Memory que é útil tanto para AMD SEV-SNP quanto para Intel TDX para adiar a aceitação de memória pelas VMs até que seja necessária após a inicialização, a fim de ajudar a aumentar a segurança, reduzir a sobrecarga e reduzir os tempos de inicialização ao lidar com VMs com memórias criptografadas.
- Suporte Intel SoundWire ACE2.x para recursos de áudio lançados com processadores Intel Lunar Lake.
- Novas extensões AArch64.
- AMD PerfMonV2 para VMs KVM , complementando o PerfMonV2 já adicionado ao kernel há alguns ciclos para CPUs Zen 4.
- Suporte VFIO para o barramento AMD CDX.
- Suporte DEXCR para CPUs IBM POWER10 para este Registro de Controle de Execução Dinâmica que permite controlar dinamicamente o comportamento de execução por CPU.
- Novo suporte de hardware AMD para o coprocessador criptográfico (CCP).
- Novo código do driver Intel Meteor Lake S.
- SNC para servidores HPE SGI UV, também conhecidos como Sub-NUMA Clustering.
- O kernel agora está atrasando a inicialização das FPUs x86 no processo de inicialização, isso é parte de uma limpeza de código mais ampla que está sendo realizada.
Placas de Vídeo
- O código AMD EDAC/RAS adiciona suporte a GPU com foco inicial em permitir a detecção e correção de erros para hardware AMD Instinct MI200.
- O suporte ao AMD FreeSync Video agora está habilitado por padrão.
- Suporte para overclocking da série AMD Radeon RX 7000 para GPUs RDNA3 com IP SMU13.
- Atualização de taxa variável Intel para painéis eDP em notebooks.
- Suporte a objetos de sincronização VirtIO em Vulkan.
- Suporte para GPU Qualcomm Adreno 690 no driver MSM DRM.
- Suporte ao codec AV1 e HEVC da Mediatek.
Armazenamento/Sistemas de Arquivos
- Pequenas otimizações e correções no driver Paragon NTFS3.
- A nova chamada do sistema cachestat foi adicionada para que o usuário possa consultar as estatísticas de cache de página de um arquivo.
- Pequenas melhorias no código F2FS.
- Sobrescritas E/S diretas paralelas muito mais rápidas para o sistema de arquivos EXT4.
- Melhorias de desempenho para o Btrfs.
- O suporte para FS-VERITY que chegará ao XFS está se aproximando do kernel principal com mais melhorias adicionadas.
- Grandes extensões do XFS não são mais experimentais.
- Melhor reconhecimento de NUMA no código do servidor NFSD/RDMA.
Outros Hardware
- Um driver de controlador NVIDIA SHIELD fornecido pela NVIDIA para seu dispositivo de 2017. – Finalmente…
- Suporte de ruído do controlador Microsoft Xbox.
- A Intel continua melhorando o Compute Express Link (CXL), havendo agora higienização de dispositivos CXL, apagamento seguro e monitoramento de desempenho CXL 3.0.
- Suporte inicial para USB4 v2 e lançamento do controlador Barlow Ridge da Intel que suportará este novo padrão USB4.
- Mais trabalho nos drivers WiFi 7.
- Mais placas-mãe estão recebendo suporte aos sensores HWMON. O pull HWMON também faz com que as fontes de alimentação Corsair 2022 ~ 2023 sejam lidas corretamente com o driver corsair-spu, suporte a Aquacomputer Leakshield e outros aprimoramentos de monitoramento de hardware.
- Melhorias para mouse e teclado PS/2.
- O driver watchdog AMD-Xilinx Versal foi usado para redefinir este hardware se ocorrerem problemas.
- Melhorias no driver Firewire IEEE-1394 para expor suporte a carimbos de data e hora assíncronos no espaço do usuário.
- O kernel agora gastará menos tempo esperando durante a inicialização de dispositivos PCI-e.
- WiFi e Bluetooth para a placa MIPS Creator CI20.
- Suporte ao driver MIDI 2.0 junto com mais código AMD SoundWire no subsistema de som.
- Melhorias de som para o ASUS ROG Ally.
Melhorias em Geral
- As filas de trabalho do Linux 6.5 adicionaram detecção e monitoramento automáticos com uso intensivo de CPU.
- Infraestrutura de gerenciamento de recursos baseada em escopo para que os desenvolvedores do kernel possam começar a usá-la no futuro. O gerenciamento de recursos baseado em escopo para o kernel é baseado na nova macro __cleanup() para o kernel Linux que envolve o atributo “limpeza” do GCC e LLVM Clang. O atributo “limpeza” do compilador permite definir uma função a ser chamada quando uma variável sai do escopo e o compilador garantirá que a memória seja liberada adequadamente para evitar vazamentos de memória.
- O alocador Linux SLAB está oficialmente obsoleto e será removido em uma versão futura do kernel.
- A construção de um kernel Linux completo em modo depuração deixou de ocupar 53 GB para consumir 25 GB de uso de heap, isso devido a diversas melhorias no objtool.
- Uma atualização para o conjunto de ferramentas Rust.
Kernel Linux 6.5
O kernel linux 6.5 chegará algumas semanas, após o lançamento estável 6.5.1 a quem utiliza distros rolling release como o ArchLinux; enquanto isso quem utiliza distros point release como o Ubuntu vão precisar do pacote Ubuntu Kernel Update Utility ou outros meios para obter o novo kernel antes dos repositórios atualizarem.
O download do código fonte do kernel linux 6.5 pode ser feito clicando aqui, enquanto que para sistemas baseados em Debian você pode baixar os pacotes .deb neste endereço – caso não esteja disponível, aguarde mais algumas horas/dias!
Lembrando que:
Kernel recém lançado costuma vir sem suporte inicial ao VirtualBox e também sem suporte a alguns drivers proprietários, como os da Nvidia!
Pessoalmente recomendo que aguardem até o kernel 6.5.1 sair, com correções de bugs e já com suporte pleno a drivers da NVIDIA, VirtualBox e outros. O lançamento desse referido kernel 6.5.1 será daqui mais ou menos 1 semana. – Dependendo do desenvolvimento, o VirtualBox só recebe suporte após 15 dias.
Aos usuários de Ubuntu e seus sabores, não importando muito a versão, certifiquem-se de ter os pacotes build-essential, libelf-dev e haveged pré instalados em seu sistema para maximizar a compatibilidade e evitar dores de cabeça quando instalar e usar o kernel linux 6.5!
- O pacote Build-Essential traz os pacotes necessários para compilações que sejam feitas durante a aplicação do kernel.
- Já o Libelf-Dev é uma exigência para compilações de pacotes, normalmente proprietários como VirtualBox ou mesmo NVIDIA.
- Por fim, o Haveged muda o gerador de entropia do sistema, evitando problemas de boot que as mudanças do gerador de entropia padrão do Ubuntu costumam causar. Entre eles, o maior, é lentidão em boots de máquinas mais antigas – Quando o boot demora +2 minutos.
#UrbanCompassPony
Fontes:
Phoronix
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.
Então quer dizer que já enfiaram no UKUU?
Brincadeiras a parte, o mais interessante pra mim é o suporte AV1, já que isso implica que o Zircon Engine, um engine que estou de olho, pode criar servidores com streaming de vídeo em AV1 automatizados para competição e eventos, e como o Zircon Engine já é um motor opensource que abre uns 30+ games 100% perfeito, isso torna as coisas AINDA MAIS interessantes.
O VirtIO é especialmente útil para desenvolvedores tentando tirar melhor proveito do Resiseable Bar, então, muito bem vindo.
Como sempre, todos os updates do kernel são totalmente orientados a deixa-lo mais útil para fins de servidores, mas desta vez tivemos alguma coisa a mais focada em usuário final.
$ uname -a
Linux genesis-linux 3.13.0-37-generic #64-Ubuntu SMP Mon Sep 22 21:30:01 UTC 2014 i686 i686 i686 GNU/Linux
so estou um pouquinho defasado.