Com uma base de usuários fiel e uma longa história, o Slackware completa 25 anos hoje!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Patrick Volkerding não se propôs a criar uma distribuição Linux. Ele só queria simplificar o processo de instalação e configuração do Sistema Linux Softlanding. Mas quando o SLS não trouxe todas as melhorias, Volkerding decidiu lançar seu trabalho como Slackware. Em 17 de julho de 1993, ele anunciou a versão 1.0. Um quarto de século e mais de 30 versões posteriores, o Slackware é a mais antiga distribuição Linux que existe!
Para muitos usuários iniciantes do Linux, o Slackware foi sua introdução. Um usuário anônimo disse que sua primeira instalação no Linux era o Slackware – e ela precisava usar um editor hexadecimal para consertar as tabelas de partição para que o Slackware fosse instalado. Suporte para seu hardware foi adicionado em uma versão posterior. Outro usuário começou a construir o data center que alimentaria um dos primeiros sites de imóveis habilitados para internet. Em meados da década de 1990, o Slackware era uma das distribuições mais fáceis de obter e não exigia muito esforço para que o mascaramento de IP funcionasse corretamente. Uma terceira pessoa mencionou que iria dormir enquanto um trabalho de compilação do kernel corria, apenas para descobrir que havia falhado quando ele acordou.
Todas essas anedotas sugerem um sistema operacional difícil de usar. Mas os fãs do Slackware não o veem assim. O site do projeto diz que as duas principais prioridades são “facilidade de uso e estabilidade”. Para o Slackware, “facilidade de uso” significa simplicidade. O Slackware não inclui um instalador gráfico. Seu gerenciador de pacotes não executa nenhuma resolução de dependência. Isso pode ser chocante para novos usuários, especialmente nos últimos anos, mas também permite uma compreensão mais profunda do sistema.
A diferença na facilidade de uso não é a única coisa única no Slackware. Ele também não possui um rastreador de bugs público, repositório de código ou método bem definido de contribuição da comunidade. Volkerding e uma pequena equipe de colaboradores mantêm a árvore em uma versão de lançamento chamada “-current” e publicam uma versão quando atendem às metas de estabilidade e funcionalidade que definiram.
Como a distro mais antiga, o Slackware tem sido muito influente. Os primeiros lançamentos do SUSE Linux foram baseados no Slackware, e distribuições como o Arch Linux podem ser vistas como herdeiros filosóficos do Slackware. E apesar de sua popularidade ter caído ao longo dos anos – o Debian é um pouco mais jovem possuidor de 10x o número de assinantes em seu sub-Reddit, por exemplo – ele continua sendo um projeto ativo com uma base de fãs leais.
Pois bem, feliz aniversário de 25 anos, Slackware, e esperamos que outros 25 venham!
#UrbanCompassPony
Adaptado de:
OpenSource.com
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.