Os problemas que o Debian enfrenta em 2020

Jonathan Carter, Líder do Projeto Debian, deu sua palestra na DebConf20 com uma visão geral de onde o projeto está hoje, bem como de alguns dos problemas que eles estão enfrentando este ano.


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


1. Introdução

A DebConf20 virtual terminou na semana passada como a principal conferência anual para a distribuição Debian GNU/Linux. Jonathan Carter, recentemente eleito Líder do Projeto Debian, deu sua palestra no evento com uma visão geral de onde o projeto está hoje, bem como de alguns dos problemas que eles estão enfrentando hoje.

As finanças do Debian giram em torno de $ 896.065 USD. COVID-19 ajudou um pouco suas finanças no que diz respeito a menos despesas com viagens / conferências. Carter também observou como parte de seu fundo, o Debian está em processo de aquisição de dois novos servidores Lenovo que eles conseguiram obter com desconto para ajudar em seus esforços.

Quanto à saúde de seu arquivo, o Debian está oferecendo cerca de 61.071 pacotes AMD64 e cerca de 31.723 pacotes fonte.

Um item empolgante no futuro é a possibilidade da Lenovo oferecer um sistema Debian pré-carregado no futuro ou outros OEMs também, mas há preocupações de suporte e outros problemas técnicos a serem resolvidos nessa frente.

Os “problemas” do Debian conforme apresentados pelo atual Líder do Projeto Debian Jonathan Carter (tradução adaptativa):

  • Não há marketing suficiente / não há reconhecimento da imprensa.
  • Debian não é belo o suficiente, precisa ter melhor aparência.

  • Debian é basicamente um poço sem fundo de tantos problemas!
    (Isso da forma mais gentil possível!)
  • Existe algum problema na ciência da computação que não afete-nos?
  • Isso atrai naturalmente resolvedores de problemas… como mariposas atraídas para o fogo.
  • É um grande buraco negro, você tem que ter propulsores reversos pra não ser puxado tão profundamente.
  • Como aumentar a carga de trabalho de nossos voluntários? Na minha humilde opinião, precisamos de 2-3 vezes mais capacidade de trabalho pra atingir os objetivos no nível que aspiramos.

  • Falta diversidade no meio: Muitas regiões no mundo são fracamente representadas.
  • Falhamos em trazer uma mensagem a respeito de Black Lives Matter (Vidas Negras Importam)
  • Nos tornamos melhores quando temos tutoria e compartilhamento de conhecimento.
  • Precisamos de novos métodos introdutórios, o guia de mantenedor atual é ótimo mas foca muito em empacotamento. Um guia melhor precisa abranger Git, a Wiki, listas de e-mail e Salsa seriam ótimos.

A necessidade de melhorar o Debian no departamento de marketing é um problema comum a muitos projetos de código aberto e ao Debian especialmente, com ele frequentemente servindo como um “herói não celebrado” por ser base de sistemas como Ubuntu e SteamOS.

Entre suas idéias para resolver os problemas está fazendo mais para promover equipes Debian locais para mini conferências / sprints / festas de lançamento / eventos online Debian e muito mais. Por sua vez, suas ideias para equipes locais são ter uma delegação para cuidar dos reembolsos e criar / distribuir mercadorias, realizar um censo e agendar eventos globais coordenados e organizados.

Enquanto aguarda os uploads de vídeo, há o conjunto de slides em PDF disponíveis da apresentação do Líder do Projeto Debian.

#UrbanCompassPony

Fonte:
Phoronix

Deixe um comentário