Cultive um bonsai no Terminal!

Usuários de sistemas Linux que apreciam a fina arte de cultivar bonsais podem cuidar de um bonsai virtual direto no terminal.


| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. 
Mais detalhes clicando aqui.


Introdução

O terminal Linux admite uma série de funções e recursos incríveis. Já abordamos anteriormente como utilizar o terminal pra rodar games diversos no estilo RPG dentro do terminal com o comando telnet. Mas sempre há algo mais a “surpreender” quando o assunto é o terminal.

Usuários de sistemas Linux que apreciam a fina arte de cultivar bonsais podem cuidar de um bonsai virtual direto do terminal!

1. Bonsai

O Bonsai é uma forma de arte viva ancestral que utiliza técnicas de cultivo e treinamento para produzir árvores em miniatura que imitam a aparência das versões das mesmas espécies em tamanho natural.

Essas técnicas incluem poda de copa pesada, poda de raiz e confinamento de raiz em recipientes rasos:

Praticamente qualquer árvore ou arbusto perene de caule lenhoso que produza ramos verdadeiros pode ser treinado como uma árvore de bonsai.

E o conceito aqui no linux é o mesmo: Cultivar uma pequena árvore no terminal, que cresce com uma espécie de geração procedural.

2. O código

O código, escrito por John Allbritten e publicado no GitLab, permite que você execute um pequeno código .sh que faz a geração da árvore, como visto no gif abaixo:

O código possui diversas funções, como gerar a vida, tempo de crescimento, fixar uma mensagem motivacional na pequena árvore e até customizar as cores e caracteres que serão usados. Você verá o bonsai crescer e se desenvolver “em tempo real”!

3. Instalação

Para configura-lo em seu sistema, tenha o pacote GIT:

$ sudo apt install git

Então, execute estes 3 comandos em sequência:

$ sudo git clone https://gitlab.com/jallbrit/bonsai.sh ~/bonsai.sh
$ chmod +x ~/bonsai.sh

Execução padrão:

$ bonsai -l -b 2

#UrbanCompassPony

Fontes:
Casa.Abril

Deixe um comentário