Veja locais curiosos onde o Linux é executado e surpreenda-se!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
O Linux não é executado apenas em computadores domésticos ou servidores, ele também está nas entranhas que movem nossa sociedade! Vamos dar uma olhada de perto em algumas das maneiras mais incomuns que pessoas e empresas em todo o mundo utilizam o Linux.
1. Grande Colisor de Hádrons
O Large Hadron Collider (LHC) é o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo. É um tubo circular de 17 milhas de comprimento que está enterrado 175 metros abaixo da fronteira franco-suíça, perto de Genebra.
É do conhecimento geral que a instalação tem ressoado sucesso de uma perspectiva científica. Mas o LHC também é um milagre da computação.
Nos primeiros 12 meses de operação, o LHC produziu mais de 50 petabytes de dados. A equipe precisava de 170 centros de computação em 42 países para analisar tudo em tempo hábil. É a maior grade de computação distribuída do mundo.
O Linux executa no próprio LHC e os datacenters associados. Para ser mais preciso, o LHC usa uma versão modificada do Scientific Linux!
Interface do Scientific Linux
2. Controle de Tráfego Aéreo nos Estados Unidos
Em 2006, a Federal Aviation Administration (FAA) migrou toda a sua operação de computação para o Linux, incluindo todas as máquinas que rastreiam aviões enquanto estão no radar.
A organização mudou de uma versão proprietária do UNIX® para o Red Hat Enterprise Linux.
A decisão foi parte de uma decisão mais ampla da FAA de se afastar do software proprietário e se concentrar em aplicativos que usam Java, serviços da Web, software de código aberto e produtos Oracle.
O avanço foi rápido e o Linux hoje é responsável pela segurança dos 8.000 aviões que estão no céu acima dos EUA a qualquer momento.
3. Colocar o leite em seus flocos de milho
DeLaval não é um nome que muitas pessoas reconhecerão, mas é um dos maiores fabricantes de equipamentos agrícolas do mundo. A empresa desfruta de vendas anuais superiores a US $ 1 bilhão.
Um dos produtos mais populares da empresa é a sua máquina automática de ordenha de vacas. Ela permite que os agricultores extraiam leite de seu rebanho usando um controle remoto sem fio.
E adivinha? Sim, roda no Linux. O sistema operacional é diretamente responsável por extrair o leite que você coloca em seus flocos de milho todas as manhãs!
4. Carros Autônomos
O Linux está impulsionando a revolução dos carros autônomos .
Os computadores autônomos do Google rodam sob Linux, enquanto os primeiros protótipos da GM e da Volkswagen também escolheram o sistema operacional do pinguim. De fato, a primeira incursão bem-sucedida do Google no mercado – um Toyota Prius autônomo – funcionou no Ubuntu.
Desde os primeiros dias, vimos a criação do Automotive Grade Linux (AGL). É uma colaboração entre fabricantes de automóveis, fornecedores e empresas de tecnologia em uma tentativa de criar um padrão industrial para aplicações automotivas.
Você pode encontrar AGL executando em modelos da Toyota, Ford, Mazda, Honda, Subaru e Suzuki.
5. Sensores de Tsunami
Desde que o terremoto seguido de tsunami no Oceano Índico em 2004 mataram 280.000 pessoas no sudeste da Ásia, a previsão contra tsunamis tornou-se uma parte vital da segurança pública para as pessoas que vivem em áreas baixas propensas a terremotos. – Se você estiver em risco, a tecnologia pode ajudá-lo a sobreviver a desastres naturais.
Um dos principais fabricantes de sensores de tsunami é a empresa americana Teledyne Technologies.
Os sensores da empresa – que rodam no Linux – vêm completos com seu próprio modem e usam acústica para enviar os dados uns para os outros debaixo d’água.
6. Sistema operacional estatal da Coréia do Norte
Interface do sistema RedStar OS, semelhante ao macOS
A Coreia do Norte tem armas nucleares? Ninguém sabe. Mas sabemos que o país tem um impressionante sistema operacional em todo o estado, baseado no Linux, chamado RedStar OS.
Atualmente ele está na versão 3.0, mas a versão 1.0 de 2008 continua sendo a mais popular. Um CD de instalação custa o equivalente a cerca de 25 centavos.
O sistema operacional inclui o navegador da Web Naenara – fork do Firefox. A versão 1.0 e 2.0 do sistema operacional foram inspiradas no Windows XP enquanto que a versão 3.0 é mais parecida com o macOS.
7. Submarinos Nucleares
Em 2004, a Lockheed Martin entregou um novo submarino nuclear ao governo dos Estados Unidos. O sonar da embarcação era executado em um sistema operacional baseado no Red Hat E. Linux combinado com os servidores Apple Xserve. Foi o primeiro sonar submarino na época.
A Lockheed Martin escolheu o Linux por dois motivos:
- Em primeiro lugar, permitiu que o sonar operasse em um modo de baixa emissão de calor e de baixo consumo de energia, ambos recursos essenciais em um submarino.
- Em segundo lugar, o fim da dependência de sistemas embarcados permitiu que a tripulação se adaptasse a vários formatos de dados e criptografia enquanto estava no mar.
8. Sistema de Controle de Tráfego de San Francisco
Em 2011, a cidade de San Francisco decidiu que era hora de atualizar seus sistemas de controle de tráfego. Por ser a 30ª cidade mais congestionada do mundo, é vital que seus sistemas de gerenciamento de tráfego sejam confiáveis. O Waze e os aplicativos de GPS para carros simplesmente não vão operar esse tipo de milagre.
As autoridades da cidade decidiram que o Linux alimentaria o sistema. Foi construído em torno de um processador Freescale PowerQUICC II Pro e foi projetado para atender aos padrões nacionais de controle de transporte avançado (ATC).
Parece ótimo, mas San Francisco agora enfrenta 25% mais congestionamentos do que quando o sistema foi implementado. Ainda assim, vamos colocar a culpa nos condutores da costa oeste, em vez de uma falha do sistema operacional!
Conclusão
Claramente, o Linux está em todo lugar. Neste artigo, nem sequer tocamos em usos cotidianos “divertidos”, como SmarTVs, termostatos Nest, e-books Kindle e muito mais!
E mesmo que tenhamos listado apenas oito usos incomuns, a grande variedade de exemplos lhe dará uma apreciação de quão difundido é o sistema operacional.
#UrbanCompassPony
Fontes:
MakeUseOf: Linux
Arte de Chamada: outsourcelocally
O desenvolvimento deste site, a manutenção do Servidor de Arquivos Cloud da UNIX Universe (aqui), o desenvolvimento do sistema PigmeOS em parceria com Grupo Bonobo (aqui) e a manutenção da nossa loja de games (aqui) são dispendiosos para quem se dedica a ajudar os usuários deste fantástico universo baseado em UNIX®.
Me comprometo a mensalmente divulgar os usuários que mais nos apoiarem, assim como mostrar um relatório fiscal publicado aqui no site, de para com o quê a verba foi destinada. No momento o maior plano é agariar fundos para adquirir novas licenças e trazer mais games para a nossa loja, assim como continuar o trabalho de trazer mais games para o Linux, sejam eles nativos caso a source esteja disponível, seja para o WINE, desde que mantendo a qualidade de sempre.
Toda e qualquer ajuda será bem vinda!
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.