Benchmark: Windows 11 vs Linux!

Fizemos um benchmark com a .ISO vazada do vindouro Windows 11. Veja os nossos resultados nesta disputa pelo sistema mais otimizado!


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1. Introdução

Os testes de benchmark a seguir foram realizados sob o seguinte hardware:

  • Samsung Odyssey 800G5M-800G5W
  • Display 1080p @ 120 hz
  • Intel Core i5 7300 HQ Quad-Core @ 3.5 Ghz
  • NVIDIA GTX 1050 Mobile c/ 4 Gb VRAM (Mod.: GP107M)
  • Memória RAM 32 Gb @ 2.133 Mhz (dual-channel)
  • SSD @ 500 Mb/s

No Windows 11, na versão Pro, as seguintes especificações do sistema e da build:

Informações de vídeo:

  • Driver NVIDIA 471.11

do lado Linux da força, as seguintes especificações de software:

  • Ubuntu MATE 21.04 (Hirsute Hippo) 64-bit
  • Kernel Linux 5.11.0-18-generic x86_64
  • OpenGL 4.6.0
  • Driver NVIDIA 465.27

Para deixar tudo mais justo, todos os sistemas foram recém instalados, estão up-to-date, com os respectivos drivers NVIDIA mais recentes e sem tweaks de sistema.

E sim, o Linux está com um driver um pouco mais antigo que o Windows; aqui é com emoção!

Vamos aos testes!

2. Benchmark

Um teste que eu gosto muito é o UNIGINE Benchmark, porque tem versões para Windows e Linux nativas e faz um belo estresse na placa de vídeo!

2.1. Windows 11

  • Windows 11 – DirectX

  • FPS Minimo: 18.55
  • FPS Medio: 23.44
  • FPS Maximo: 29.17

Já com OpenGL:

  • FPS Minimo: 18.55
  • FPS Medio: 23.44
  • FPS Maximo: 29.17

2.2 Linux

Agora, do lado Linux da força, com OpenGL:

  • FPS Minimo: 17.45
  • FPS Medio: 21.01
  • FPS Maximo: 25.42

Tentei inclusive um teste inédito, o UNIGINE Benchmark dentro do WINE!

O resultado foi este:

Nada.

Porque não rodou 🙁

3. Análise Opinativa

Já realizei benchmarks anteriores com outros hardwares, conforme publicado aqui, onde até julgo normal ver que o Windows 10 perde para o Linux quando o assunto é OpenGL, porém ainda ganha com alguma vantagem quando é no DirectX.

Desta vez, foi uma rara ocasião onde o Windows, no caso o 11, foi melhor tanto no DirectX quanto no OpenGL. Em ambos os testes, as médias foram superiores positivamente para o Windows – ainda que em valores absolutos muito próximos.

É curioso ver como o Windows 11 está se provando estar mais otimizado que seu antecessor, deixando de ter aquela interface pesada e de ser um sistema demasiadamente complexo para ficar mais rápido – conforme expliquei as razões disso ocorrer aqui.

Uma informação pertinente, é que utilizei um kernel Linux genérico em vez de um kernel como o XanMod e o sistema não foi otimizado. Além disso o Ubuntu 21.04 é uma versão interim, em testes, com natural baixa otimização também.

Quando o assunto é executar um game, na hora da verdade a briga é uma história de gato e rato: a cada novo capítulo um se sobressai ao outro, em revezamento. Com as otimizações corretas o Linux pode passar o Windows em desempenho, e vice versa também é válido, Windows pode voltar a superar o Linux.

Portanto não quero bater um martelo de que o Windows 11 é melhor que o Linux; mas acho sensato afirmar que ele está melhor que o Linux – ao menos, até o momento.

#UrbanCompassPony

 

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