Esqueça o Intel NUC, MSI Cubi e tantos outros: O Tectoy Pense Bem te fará repensar o conceito de miniPC!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
1. Introdução
O que lhe vem à mente quando pensa em “Pense Bem”? Possivelmente se você for jovem a mais tempo que a maioria cof cof boomer vai se lembrar de um brinquedo antigo chamado Pense Bem. O Pense Bem era um tipo de máquina computadora de brinquedo que tinha um número de atividades básicas no estilo “adivinhe o número” e “siga o mestre”.
Mas seu uso mais popular era com livros de perguntas, normalmente com temas como história, geografia e matemática. A criança aperta a tecla que representa a alternativa que ele acredita ser a correta e, na sequência, o brinquedo informa se a resposta está certa ou não.
Ao fim de cada jogo, o jogador recebia uma senha e poderia utilizá-la para aumentar sua “nota desafio”.
Tectoy Pense Bem originalmente lançado em 1988.
“Pensando bem” a Tectoy teve a brilhante ideia de reviver o aparelho em uma forma mais moderna e mais “útil”, como um legítimo miniPC!
2. Tectoy Pense Bem MiniPC
Cabendo na palma da mão com absurdos 6,1 x 6,1 x 4,3 cm – pouca coisa mais estreito e mais alto que um Raspberry Pi 5 – as especificações técnicas do TecToy Pense Bem não são tão fracas:
- Sistema Operacional: Windows 10 Home
- Processador: Intel® Celeron® J4125
- GPU: Intel® UHD Graphics 600, 750MHz
- Conexão: Wi-Fi (2.4G/5G 802.11 a/b/g/n/ac) / Bluetooth: BT5.1
- Memória RAM 4 GB
- Armazenamento interno: 128 GB eMMC (~200 mb/s I/O)
- Slot NVMe na base podendo ser expandido e ficar com 2 armazenamentos
- Entrada para cartão de memória microSD o qual também pode ser usado pelo sistema
- Conector Jack P2 para fone de ouvido
- Bateria interna: CR1220 (RTC)
- Carregador: 12V/2A, Tipo C (somente energia!)
- Consumo: 24 W
- USB: 2x USB-A 3.0
- HDMI: Tipo A x 1, 2.0
Infelizmente não conta com uma porta Ethernet para redes cabeadas, mas isso se resolve com um adaptador via USB caso queira transformá-lo num mini servidor.
3. Roda Linux?
Até onde testei, utilizando LiveUSB do EndeavourOS Plasma e posterior instalação do mesmo, só tive 1 pequeno empecilho de precisar alterar na bios a opção PCI do WiFi de Manual para AUTO. Assim o Wifi é reconhecido no Linux sem qualquer problema.
A placa de vídeo é a Intel UHG 600 utilizando driver Iris, muito comum em notebooks “melhores” da linha Celeron da Positivo ou Multilaser; enquanto que o WiFi é um módulo também da Intel modelo AC-9xxx. Curiosamente no Windows ele dizia atingir apenas 2 Ghz porém o Linux menciona nas configurações que ele pode atingir até 2.7 Ghz em modo Turbo.
Sem engasgos ou gargalos na execução de vídeos até mesmo em 4K, a placa de vídeo integrada não é nem um pouco fraca, podendo rodar alguns jogos – Mas não espere que consiga jogar GTA IV nisso!
4. Um mini Servidor?
Instalei Ubuntu Server 22.04 LTS e fiz todas as configurações padrão. Tanto conectando via WiFi quanto via rede cabeada, a usabilidade é muito decente, diria que acima da média e comparável aos appliances à venda com pfSense® no mercado.
pfSense appliance com processador Intel Celeron, 4 (ou 8) Gb de RAM e 128 Gb de armazenamento! Porém as placas de rede são 2.5 Gigabit.
Com os 128 Gb internos e um NVMe de 128 Gb no slot extra facilmente terá um mini servidor com redundância, arquitetura nativa e de um desempenho superior até mesmo ao Raspberry Pi 5, seja em potência bruta de CPU, seja em I/O de armazenamento.
5. Review
A review completa com o unboxing, testes de hardware, BIOS e usabilidade estão neste vídeo em nosso canal oficial:
Caso goste do conteúdo deixe seu like e comente o que pensa sobre o Pense Bem!
6. Análise Opinativa
Para usa-lo como PDV em um balcão de uma empresa ou mesmo para uso doméstico, o miniPC não faz feio em nenhum momento. Talvez o único real problema dele seja a limitação de possuir apenas 4 Gb de RAM, ficando no meio termo entre um ThinClient e um PC convencional. Soube que há modelos com 6Gb e até 8Gb de RAM, mas até o presente momento a Tectoy não fornece nessa especificação.
É um Raspberry Pi Killer? Não, uma vez que sua principal função é executar um sistema e não há quaisquer portas ou pinos GPIO que possam ser usados para programação, automação ou eletrônica em geral. Mas se você pretendia ter um Raspberry Pi para usar como PC pessoal, pense bem a respeito!
Sendo encontrado por aproximadamente R$ 750,00 até a data desta publicação, não ironicamente é uma boa opção de entrada para estabelecimentos comerciais mas, se assim o quiser, pode ser também a introdução no mundo da informática, que seu filho(a) deseja, tal qual o Pense Bem originalmente lançado em 1980 propunha!
#ZoioTheGreenEye
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.