Apesar da RedHat ter sido comprada pela IBM, a transação ainda não foi concluída e, enquanto esta não se concretiza, a RedHat segue seus planos de negócios e adquiriu a empresa Noobaa!
| Se você apoia nosso site, desative o AdBlock quando visitá-lo, inclusive em Mobile!
Os anúncios são poucos e não invasivos. Se quiser contribuir com nosso trabalho, clique em qualquer banner de sua preferência, exceto dos Parceiros. Mais detalhes clicando aqui.
Introdução
Em uma tentativa de melhorar sua nuvem híbrida, a Red Hat anunciou na terça-feira (27) que adquiriu a NooBaa, uma startup israelense que comercializa software de armazenamento escalável para implementações de múltiplas nuvens.
Esta é a primeira aquisição da Red Hat desde o anúncio em outubro de que está sendo comprada pela IBM – conforme informamos em nosso site -, mas esta aquisição não foi aprovada pela IBM porque a venda da Red Hat ainda não foi concluída. Ou seja, foi algo vindo totalmente da direção anterior da empresa, ainda em vigor. No início deste mês, o CEO Jim Whitehurst disse em um comunicado aos associados da Red Hat: “Até o fechamento da transação, os negócios continuarão normais. Por exemplo, as práticas de ações continuarão até o fechamento da transação, a Red Hat M&A continuará normal, nosso roteiro de produtos continua o mesmo.”
Neste caso, “business as usual” significa fortalecer a mão de armazenamento multi-nuvem da Red Hat.
“A portabilidade de dados é um imperativo fundamental para as organizações que criam e implantam aplicativos nativos da nuvem em nuvens privadas e múltiplas”, disse em comunicado Ranga Rangachari, vice-presidente e gerente geral de infraestrutura de armazenamento e hiperconverter da Red Hat. “As tecnologias da NooBaa aumentarão nosso portfólio e fortalecerão nossa capacidade de atender às necessidades dos desenvolvedores no mundo híbrido e multi-nuvem de hoje. Estamos entusiasmados em receber uma equipe técnica de nove membros da família Red Hat enquanto trabalhamos juntos para solidificar ainda mais a Red Hat como um provedor líder de tecnologias de nuvem híbrida aberta “.
Noobaa
Fundada em 2013, a plataforma NooBaa busca trazer a mesma portabilidade e flexibilidade ao armazenamento em várias nuvens que os contêineres trouxeram para computação em várias nuvens, permitindo a portabilidade de dados entre nuvens e permitindo que dados armazenados em vários locais sejam gerenciados como um conjunto de dados único e coerente com quais aplicativos podem interagir. Isso é especialmente importante nesta era de big data, e a quantidade de dados coletados continua a crescer em ritmo acelerado.
A tecnologia permite que os desenvolvedores definam políticas para dados, fornecendo uma camada de abstração em execução nos sistemas de armazenamento de objetos, como o Amazon S3, o Google Cloud Storage, o Armazenamento de Blobs do Azure ou o Red Hat Ceph Storage.
“Ao abstrair a infra-estrutura subjacente de armazenamento em nuvem para desenvolvedores, o NooBaa fornece um conjunto comum de interfaces e serviços de dados avançados para aplicativos nativos da nuvem”, escreveu Rangachari em um blog publicado na manhã de terça-feira. “Os desenvolvedores também podem ler e gravar em um único ponto consistente sem se preocupar com a infraestrutura de armazenamento subjacente”.
Isso parece funcionar diretamente no ponto forte da Red Hat, tanto quanto a abordagem híbrida e multi-nuvem que está vendendo os centros para gerar dados gerados ou coletados em várias nuvens prontamente acessíveis e fáceis de usar entre plataformas, e várias de suas recentes aquisições concentraram-se em tornar o armazenamento mais fácil de usar e mais portátil. Em 2014, adquiriu a Inktank por sua tecnologia de armazenamento Ceph centralizada em nuvem, que se tornou a espinha dorsal da principal plataforma de armazenamento da Red Hat, a Red Hat Ceph Storage. Então, no ano passado, adquiriu os ativos da Permabit, principalmente por sua tecnologia de desduplicação de dados, grande parte da qual já foi lançada no Ceph.
A compra do NooBaa é um passo na mesma direção.
“Planejamos usar a tecnologia da NooBaa para aumentar os recursos do portfólio de armazenamento existente da Red Hat, incluindo o Red Hat Ceph Storage e o Red Hat OpenShift Container Storage, trazendo um conjunto abrangente de serviços de dados”, disse Rangachari. “Acreditamos que a combinação de recursos de resiliência de dados e maior facilidade de migração de dados entre provedores de nuvem aumenta a proposta de valor da Red Hat em relação à portabilidade de aplicativos.
“Além disso, a integração com o Red Hat OpenShift Container Platform pode permitir que desenvolvedores criem aplicativos orientados a dados de forma mais eficiente e aproveitem os serviços de dados avançados oferecidos pelo NooBaa. Ao fornecer uma experiência de dados consistente entre plataformas, o NooBaa é um complemento á experiência oferecida pelo OpenShift. ”
O software NooBaa é proprietário, mas a Red Hat garante à ITPro Today que “de acordo com aquisições anteriores, planejamos abrir o código da tecnologia NooBaa”. Também foi dito que os nove funcionários da NooBaa que se juntarão à equipe da Red Hat “continuarão a trabalhar a partir de sua localização atual”.
Os termos da transação anunciada hoje não foram divulgados.
#UrbanCompassPony
Fonte:
itprotoday
Autodidata, me aprofundei em sistemas operacionais baseados em UNIX®, principalmente Linux. Também procuro trazer assuntos correlacionados direta ou indiretamente, como automação, robótica e embarcados.